Tales of Kenzera: Zau é um Metroidvania sobre o luto ambientado em um mundo colorido. Ori também atraiu a influência dos contos populares africanos Bantu, de vários outros jogos Metroidvania e muito mais. Segundo o chefe de designer, Zi Peters, elementos como a beleza visual e a construção de mundo foram forte inspiração para o desenvolvimento do título.

Em termos de combate e jogabilidade, o backflip de Ori também foi fonte de inspiração para o estilo de arte e visual de Tales of Kenzera: Zau. Da mesma forma, o jogo também inclui deliberadamente várias dualidades aparentemente conflitantes, desde a vida e a morte até a máscara do Sol e da Lua do protagonista Zau. Além disso, outros elementos são a  influência da cultura africana no design de níveis de Zau com suas altas árvores Baobá e seu simbolismo da árvore da vida, algo que também poderia ser uma comparação interessante com a Árvore Espiritual de Ori.

Por fim, Tales of Kezera: Zau estreia diretamente na PlayStation Plus para assinantes do serviço extra e deluxe no dia 23 de abril. Nele, assumimos o papel de Zau, um jovem guerreiro-xamã de Amandla, que está em busca de Kalunga, o Deus da Morte para recuperar o espírito de seu pai. Com foco narrativo, o game de ação e exploração 2.5D mostra como o protagonista fará para lidar com a dor da perda.