Passa ano e entra ano e eu sempre me pergunto: como que ‘Ghostbusters: The Videogame’, lançado em 2009, que foi um jogo tão bom e tão bem recebido pela crítica e pelos fãs, jamais teve sequer uma continuação ou um reboot, que seja? Afinal, não estamos falando de uma franquia qualquer.
Estamos falando de uma das melhores produções que a cultura pop já foi capaz de nos proporcionar. Algo que está no imaginário popular até de quem sequer teve contato direto com o filme, animações ou outras produções. Não precisa ser fã para ouvir a introdução da música-tema dos Caça-Fantasmas e não cantarolar junto. Ghostbusters é uma franquia que saiu do cercadinho da cultura pop e é muito amado após quase 40 anos do lançamento do primeiro filme nos cinemas.
O certo é: se tem alguma coisa errada, é só ligar pra eles e eles vão resolver. Pode ser da maneira mais estúpida possível? Sim, claro. Mas eles vão resolver. E agora, mais do que nunca, eu estou muito feliz em saber que é possível nós mesmos resolvermos esses problemas. E claro, de uma maneira muito boba e divertida. Pegue a sua arma, carregue sua armadilha e vamos caçar fantasmas juntos!
Uma aventura para ser aproveitada com amigos
Os Caça-Fantasmas estão de volta à ativa. E dessa vez, com você sendo um dos contratados por essa empresa única. O novo jogo multiplayer assimétrico da IllFonic, o estúdio de desenvolvimento por trás de ‘Friday the 13th: The Game’ e ‘Predator: Hunting Grounds’ traz um modelo de gameplay já consagrado e que eles souberam bem explorar nos jogos anteriores do estúdio.
E dessa vez eles conseguiram corrigir algumas falhas que fizeram com que os títulos anteriores não tenham conquistado uma gama maior de público e concorrer de forma digna com ‘Dead By Daylight’, o principal jogo desse gênero, e que diga-se: rola uma treta enorme aí entre os desenvolvedores, já que segundo alguns desenvolvedores da IIIFonic, Dead By Daylight teria “roubado” a ideia original de um multiplayer assíncrono 4vs1 de ‘Friday the 13th’. Mas isso é papo para outro texto, mas claro, como bom fofoqueiro que sou, não poderia deixar passar.
Portanto, você já deve imaginar do que se trata ‘Ghostbusters: Spirits Unleashed’, um multiplayer assimétrico onde quatro jogadores cumprem a tarefa de encontrar e capturar um fantasma que é controlado por um outro jogador. O 4vs1 padrão que já se tornou popular nesse gênero.
Usando ferramentas icônicas da franquia Ghostbusters, como o PKE Meter para encontrar sinais paranormais e o lançador de partículas para capturar o fantasma, o jogo segue uma estrutura de gameplay onde é possível assumir o controle de um caça-fantasma, que é reduzido a um loop de tarefas onde a equipe precisa prender o fantasma três vezes ou encontrar as fendas onde o fantasma pode reaparecer após você capturá-lo.
Encontrando essas fendas e fechando-as, você pode impedir que o fantasma apareça em outro local e assim, você poderá capturá-lo de vez, vencendo a partida. Cada Ghostbuster é controlado em primeira pessoa e oferece o tipo de experiência que os fãs esperariam. É realmente muito gostoso o ritmo do jogo, principalmente para o fã mais apaixonado dos filmes. Você realmente se sente imerso naquele mundinho.
E ainda é possível fazer a personalização das várias ferramentas do seu Caça-Fantasma, melhorando ela de acordo com a função que você pretende exercer, permitindo assim que cada membro da equipe se especialize em uma função e ajude melhor a rastrear as pistas ou capturar o fantasma. E jogar isso com amigos, sem dúvida alguma deve ser a experiência mais gratificante possível.
Devido a chave do jogo ter sido cedida com antecedência para o desenvolvimento desse texto, então não foi possível encontrar muitos jogadores no matchmaking, que diga-se de passagem, conta com crossplay entre PC, XBOX e Playstation. Em várias partidas que joguei, dificilmente conseguimos fechar o lobby inteiro com jogadores reais, sendo eles assim, substituídos por uma inteligência artificial, que apesar de ser um mero robô, ajuda bastante.
Mas isso é um problema que deve ser solucionado no momento em que o jogo for lançado, a partir do dia 18 de outubro, para PC, Xbox One e Series e Playstation 4 e 5. Ou seja: chame seus amigos para jogarem juntos. É uma experiência muito divertida.
Mas claro, se você quer ser o monstro da vez e jogar sozinho para vencer os caça-fantasmas, saiba que assumir o papel de fantasma é tão divertido quanto caçá-lo! Aqui controlado em terceira pessoa, o seu objetivo é vencer a partida assombrando todo o mapa, ao maximizar o medidor de assombração.
Esse medidor aumenta à medida que o fantasma aterroriza os cidadãos que estão no recinto (IA) e assombra objetos que até então seriam inanimados, ao mesmo tempo que tem que tomar cuidado com a equipe de caça-fantasmas. Isso pode vir de muitas formas diferentes, incluindo a capacidade de imitar objetos como em um jogo Prop Hunt (esconde-esconde), ou simplesmente atacar os Caça-Fantasmas para forçá-los a recuar.
Caso o fantasma seja capturado, no entanto, eles reaparecerão através de uma relíquia (a fenda que falei acima) escondida no mapa. Essa mecânica de respawn pode ocorrer até três vezes, mas os caça-fantasmas também podem encontrar as relíquias e destruí-las para acelerar seu cenário de vitória.
Os jogos anteriores de Ghostbusters tentaram imitar a sensação dos filmes, mas essa abordagem de um multiplayer 4vs1, onde o fantasma é controlado pelo jogador devem tornar cada partida dinâmica e diferente, que pode ser decisiva pela habilidade dos caça-fantasmas ou do fantasma.
É válido lembrar que o jogo não precisa ser jogado necessariamente online, podendo acompanhar o desenvolvimento de sua história inteira apenas jogando contra a inteligência artificial.
Bobo e equilibrado na medida certa
O que seria Ghostbusters se não fosse uma dose de estupidez e bobagem, não é mesmo? A clássica comédia dos anos 1980 exala um cheiro de estupidez que está presente a todo momento nesse novo jogo da IIIFonic. Desde os diálogos entre os personagens do jogo até o momento em que você está em ação e precisa acalmar os civis de uma forma que só um caça-fantasma bobo conseguiria fazer.
Mas essa bobagem fica só no âmbito dos personagens e do mundo em volta do jogo, pois a jogabilidade é um ponto muito alto a ser discutido aqui. Em jogos desse gênero, a grande pergunta é: “existe equilíbrio?”. Pois bem, em minha primeira partida contra um jogador de verdade controlando um fantasma, eu imaginei que o fantasma fosse realmente muito difícil de ser capturado e que existia ali sim algo desequilibrado.
Mas ao decorrer da partida, eu e minha equipe fomos nos entrosando e conseguindo táticas para lidar melhor contra ele. Fechamos todas as fendas, e por muito pouco, e graças a habilidade do jogador fantasma, não conseguimos capturá-lo. Mas foi uma excelente experiência.
Após ver esse fantasma escapar tão bem de nossas armadilhas, eu fui com muita sede ao pote para jogar, dessa vez, como um fantasma. E foi aí onde vi que não é tudo mil maravilhas. Existe sim uma curva de aprendizado onde você precisa lidar com a energia de ectoplasma, que funciona mais como um nível de stamina do seu fantasma, e também saber lidar com vários cooldowns de suas habilidades.
Então, enquanto precisamos aterrorizar os civis e assombrar o mapa inteiro até o medidor chegar a 100%, é preciso também cuidar da nossa energia e saber o momento certo de usar as habilidades que cada fantasma tem. Nesse caso, apesar de ser mais rápido e ter muitas habilidades como se esconder se passando por objetos do cenário, o fantasma também conta com alguns balanceamentos na medida certa para equilibrar o jogo e dar chances também aos habilidosos (ou não) caça-fantasmas que tentarão lhe capturar.
Após algumas partidinhas jogando com o fantasma de slime, eu já estava craque e pronto para aterrorizar tudo que eu via pela frente.
Você é o caça-fantasma
Após ser contratado pelos Ghostbusters e concluir o tutorial, você finalmente idealiza que a partir de agora você é um Caça-Fantasma de verdade. E é aí que entram as inúmeras formas de personalizar o seu Caça-Fantasma, desde a sua aparência, estatura, peso, voz, até suas roupas e acessórios.
Claro, é o uso da IP da franquia Ghostbusters que vai ajudar a vender o jogo, e Illfonic parece estar usando isso de toda forma possível em Spirits Unleashed. Desde o uso da icônica biblioteca de sons dos filmes até o design das várias ferramentas dos Caça-Fantasmas, se você é um fã que presta muita atenção aos detalhes, com certeza vai se deliciar durante muitas horas.
Entre as partidas, porém, é onde as coisas vão para um novo nível, com jogadores capazes de explorar a base do quartel de bombeiros dos Caça-Fantasmas, adquirir missões de Winston e visitar os Livros Ocultos do Ray para aprender mais sobre as ameaças paranormais que enfrentam no que parece ser uma narrativa abrangente. E sim, tanto Ernie Hudson quanto Dan Aykroyd estão emprestando suas vozes ao jogo e estão nele.
Infelizmente Bill Murray não está presente, e Harold Ramis, nosso saudoso Doc. Egon Spengler, também não por motivos óbvios, já que faleceu há alguns anos. Inclusive, já estou bastante curioso para ver os jogadores usando a ferramenta de criação de personagens para criar o elenco clássico que não está no jogo.
A personalização dos equipamentos também é uma grande parte da experiência pré-jogo, com jogadores capazes de adicionar diferentes componentes ao seu Lançador de Partículas, Medidor de PKE, armadilhas e muito mais. À medida que os jogadores se aprofundam no jogo, eles devem ter mais opções na ponta dos dedos, incluindo novos visuais para seu Caça-Fantasma e novos tipos de ataques para o seu fantasma.
Vale a pena?
A IllFonic parece estar ciente do que funcionou e não funcionou em seus jogos anteriores e está procurando fazer de Ghostbusters: Spirits Unleashed um produto dessas lições. Obviamente, a licença dos Caça-Fantasmas irá atrair muita gente, mas é fato também que os jogos multiplayer assimétricos não agradam a todos, ao mesmo tempo que também deve ser uma venda fácil para criadores de conteúdo e fãs do gênero.
E claro, com o suporte para jogar ele de forma inteiramente offline com companheiros/adversários de IA ajudará bastante a satisfazer um público maior.
Se em um programa Tentação do Sílvio Santos você estivesse no grupo de pessoas cujo é fã do gênero, com certeza eu posso te dizer que caminhe fundo para Ghostbusters: Spirits Unleashed. Ele tem tudo o que um multiplayer assíncrono 4vs1 pode proporcionar de melhor. Desde um equilíbrio entre os caça-fantasmas e o fantasma, até a excelente curva de progressão que o jogo tem e a possibilidade de desbloquear novos equipamentos e acessórios.
Os cenários do jogo são formidáveis e isso é muito elogiável por parte do estúdio. “Queríamos pensar em lugares que os jogadores pudessem imaginar tendo atividade fantasma, e que pudessem ser realmente assombrados”, disse Jared Gerritzen, diretor de criação da IllFonic em uma entrevista à IGN em Junho. E eles realmente conseguiram proporcionar isso.
São cenários dignos de estarem nos filmes da franquia. Sem dúvida alguma, o fã do gênero irá gostar. E se você é fã do gênero e fã da franquia Ghostbusters, então você irá se apaixonar.
Mas se por outro lado você está no grupo de pessoas que é fã de Ghostbusters, mas prefere uma experiência mais casual e single player, é provável que você perca bastante do potencial que o jogo pode proporcionar. Por mais balanceado que seja, a inteligência artificial não é tão perspicaz quanto um jogador humano, e pode tornar a experiência um pouco enjoativa no decorrer do tempo.
Mas de qualquer forma, o equilíbrio é sempre uma consideração e será o maior desafio da IllFonic, assim como nos jogos anteriores. Mas para um lançamento, este parece ser o jogo mais completo e interessante do estúdio até agora e que vale a pena você ficar de olho.
Essa análise foi feita com base em uma cópia cedida gentilmente pela IIIFonic, agradecemos pela confiança em nossa equipe.
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