O LOL (League of Legends) é um multiplayer desenvolvido e publicado pela Riot Games em 2009, tornando-se muito popular desde então. A quantidade de jogadores levou à profissionalização do game multiplayer e ele se tornou um dos principais eSports (esportes eletrônicos) do mundo, ao lado do Valorant, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Dota 2.
O LOL ganhou, com isso, não só jogadores profissionais, mas também campeonatos que vêm ocorrendo internacionalmente. Em nossa lista estão alguns times que vêm se sobressaindo nos campeonatos, alguns com títulos mundiais e regionais, e que prometem subir cada vez mais ao topo. Confira!
Top Esports
A Top Esports está entre as melhores equipes mundiais de League of Legends atualmente. Fundada no final de 2017, o time que na época era conhecido como Topsports Gaming, recebeu destaque após se classificar para o NEST (The National Electronic Sports Tournament ) de 2018 e ficar em segundo lugar.
Com isso, os garotos do time se classificaram para a 2018 Demacia Cup, onde foi para a final, perdendo para a chinesa Invictus Gaming. Durante a pandemia, o time seguiu participando de campeonatos online como a Mid-Season Streamathon, da Riot Games.
Na ocasião, venceram a FunPlus Phoenix na final. Em 2020, chegaram às semifinais do Mundial de Lol após vencer a Fnatic, terminando entre os quatro primeiros. Atualmente, a equipe segue bem rankeada no esport.
Jogadores da temporada atual: Qingtian (Top Laner), Wayward (Top Laner), Tian (Jungler), Rookie (Mid Laner), JackeyLove (Bot Laner) e Mark (Support).
JD Gaming (JDG)
A equipe chinesa é relativamente nova, tendo sido criada em 2017 pela organização JD Gaming do CEO Shao “Choice” Xiao-Hang. O grupo participou do LPL Summer Split 2017, quando ficou em 5º lugar, e passando por outras competições. No mesmo período, ficou em 4º no NEST.
No ano de 2020, o time chinês passou a ganhar credibilidade em suas participações nos campeonatos, terminando sempre nas primeiras posições. Como exemplo, ganharam seu primeiro LPL após derrotar de virada a Top Esports em 2020. Já em 2022 a equipe se tornou bicampeã do LPL, levando para casa ¥2,000,000. O JDG também ganhou o China LoL of the Year Awards 2022.
O squad atual é composto por: Bai Jiahao “369” (Top Laner), Kanavi (Jungler), Knight (Mid Laner), Lzq (Mid Laner), Ruler (Bot Laner) e Missing (Support).
KaBuM
Fundada em 2013, a KaBuM é uma velha conhecida no mundo do League of Legends no Brasil. Criado pela empresa de eletrônicos KaBuM, a equipe tinha como principal objetivo difundir o LoL e os eSports em geral no Brasil, ajudando assim nas vendas.
Mas a equipe foi muito além do esperado para uma estreante. Seu primeiro CBLol (Campeonato brasileiro de Lol) veio em 2014, um ano apenas depois de sua criação. Além do título de 2014, dentre seus principais títulos estão Go4LoL BR Cup: 2013, BRCC 2017, CBLoL 2018, CBLoL 2020.
O tetracampeão do CBLoL é atualmente uma das melhores equipes brasileiras do eSport, fato inconteste demonstrado através da excelente posição nas odds de LOL da Midnite no CBLoL 2023. Para a temporada de 2023 foram anunciados o topo sul-coreano Gyu-joon “Lonely”, o meio sul-coreano Hee-min “Yuri” e o caçador Artur “scary”.
Squad atual da KaBuM: Lonely (Top Laner), Scary (Jungle), Yuri (Mid Laner), DudsTheBoy (Bot Laner) e Scuro (Support).
G2 Esports
A G2 Esports já começou o ano conquistando Six Invitational 2023, principal competição de Rainbow Six Siege do mundo, em cima da brasileira W7M Esports de virada. A equipe de League of legends com sede na Alemanha foi lançada em 2013 e começou a se destacar nos campeonatos.
O time venceu 9 vezes a League of Legends Championship Series da Europa e participou de cinco campeonatos mundiais, chegando às finais da Copa do Mundo de LoL três vezes. Em 2019 chegou ao segundo lugar perdendo na final para a FunPlus Phoenix. Sendo, portanto, uma das mais bem preparadas equipes do mundo.
Jogadores da temporada atual: BrokenBlade (Top Laner), Yike (Jungler), Caps (Mid Laner), Hans Sama (Bot Laner), Mikyx (Support).
Cloud9
A norte americana Cloud9 foi fundada em 2012, competindo principalmente pela League Championship Series e campeonatos internacionais. Desde então, a equipe tem acumulado várias participações na LCS em sua história, no total de 13 consecutivas desde 2013.
Tal cenário trouxe uma estabilidade ao time que está sempre entre os favoritos das competições e acaba chamando a atenção para os players que compõem a equipe. Dentre seus jogadores que receberam destaque nos campeonatos, estão Dennis Johnsen “Svenskeren”, que foi considerado o jogador mais valioso de 2019 da LCS de 2019 e Blaber, que levou o mesmo título nas temporadas de 2020 e 2021.
O squad atual é composto por: Fudge (Top Laner), Blaber (Jungler), EMENES (Mid Laner), Berserker (Bot Laner) e Zven (Support).