Dos acontecimentos marcantes da Saga Star Wars, podemos listar muitos que ficaram na memória dos fãs; como a destruição da Estrela da Morte, a revelação de que Darth Vader é o pai de Luke Skywalker, o confronto entre Vader e a resistência no filme Rogue One, entre outros.
E um dos mais pesados acontecimentos foi justamente a execução da Ordem 66, que tinha como objetivo o extermínio completo dos Jedis, mas para a sorte da galáxia, o imperador não teve total sucesso, muitos guerreiros sobreviveram, no meio dos sobreviventes estava Cal Kestis, jovem padawan e forte na força.
Star Wars: Jedi Fallen Order me despertou um grande fascínio pelos jogos que poderiam vir, que dariam para essa saga grandiosa, ainda mais brilho, ao término do primeiro jogo, mesmo com seus problemas, a sensação era de que uma grande história havia começado, e que muitos fãs iriam esperar com genuíno interesse por uma continuação.
E não foi diferente, desde que a sequência foi anunciada, o hype foi instaurado, há alguns dias a espera teve fim, e mais uma vez estava no controle do que julgo ser um dos Jedis mais interessantes dos últimos tempos.
Cavaleiro Jedi agora você é
A obra se passa cinco anos após os eventos de Fallen Order, com a queda da República, o império mantém sua mão de ferro na galáxia, a passagem de tempo serve como um guia bem leve, para que não seja tão absurda a mudança de Cal, no jogo anterior ele era apenas um aspirante a Jedi, mas agora no segundo jogo o título de Cavaleiro Jedi lhe cai perfeitamente bem.
O começo evoca o sentimento mais puro de Star Wars e nos coloca imediatamente dentro da história (vale lembrar que escrevo com um fã de longa data da saga, pode ser que nem todo mundo tenha essa sensação), capturados, vamos de encontro ao nosso alvo, e a aventura tem início no melhor estilo, explosões, tiros de blasters, e claro, sabres de luz.
O jogo segue a mesma fórmula de seu antecessor, claro que haverá mudanças, mas a receita é a mesma, digo isso não negativamente, já que não vejo problema quando a continuação se parece com o anterior, acrescentando algo aqui e mais umas coisas ali.
Se em Fallen Order, Cal era destemido, mesmo ainda terminando seu treinamento, em Survivor sua confiança é gigante, ele fará piadas com mais frequência, o que mostra um bom desenvolvimento do personagem, Cal certamente irá aparecer em um filme ou nas séries, o que espero que não demore.
As relações entre personagens são valiosas no universo de Star Wars, impossível um fã da saga desgostar de C3PO, R2-D2 e Luke, os robôs são um caso à parte, praticamente todos que apareceram são carismáticos e BD-1 é o parceiro ideal para Cal, seu tamanho minúsculo e a variedade de tarefas que ele faz, alegram até o mais razinza dos jogadores, isso tudo cria um bom cenário, que fará nossa aventura marcante e divertida.
Cal agora deve enfrentar o império, e o objetivo vai além de uma simples missão para defender a galáxia, é quase uma obsessão do jovem Jedi, resgatar e ajudar aqueles que são oprimidos pelo império, mais uma vez estamos diante de uma boa história de Star Wars.
No que diz respeito jogabilidade, temos golpes já conhecidos, e muitos, mas muitos ataques novos, destaque para as posturas, antes Cal podia intercalar entre três posturas:
Comum: modo clássico de usar o sabre de luz.
Lâmina Dupla: No melhor estilo Darth Maul, onde o sabre se torna uma espécie de bastão com duas lâminas.
Dupla Empunhadura: Ahsoka aprova essa, dois sabres em ambas as mãos.
O que já permitia uma boa variedade de movimentos, para quando nos cansássemos do padrão, agora teremos muito mais posturas, e não são só golpes novos que elas dão, certas posturas, como a da guarda que ajuda contra os inimigos que são mais brutos, pois com ela Cal desfere golpes pesados e lentos, porém extremamente potentes.
O sabre de Luz ganha novas habilidades, como especiais que usam a força (que seria a barra para usar golpes melhores) é a principal fonte de ataque, além de usar os poderes da força, as lutas são incrivelmente divertidas e em nenhum momento senti que a jogabilidade estava chata, se há algo que poderia ser pontuado com atenção, não por ser ruim, mas por exigir uma análise fria dos movimentos do inimigo, é a dificuldade de certas lutas.
Durante o jogo vamos encontrar muitos adversários, Stormtrooper e suas variações, robôs de combate do império, caçadores de recompensas etc. Mas certos inimigos possuem bastante agressividade, mesmo em dificuldades baixas podemos ser derrotados com facilidade, para facilitar isso, a janela de aparo é um maior em leveis baixos.
Interações com a cenário estão de volta, em menor quantidade, mas é algo a mais na batalha, então são bem-vindas, as árvores de habilidades são mais variadas e mais golpes envolvendo a força estarão disponíveis.
Que a força esteja com vocês…
Não seria exagero dizer que Fallen Order e Survivor se inspiram em muitos aspectos criados no famoso estilo Soulslike, seja pela dificuldade elevada em alguns pontos, ou outras mecânicas como os inimigos que reaparecem todas as vezes que descansamos em locais de meditação (esses que podem ser interpretados como as bonfires), ou o level design que é bastante aceitável, mas a inspiração não impediu que o time pudesse ter suas próprias ideias originais, e o melhor, todas dentro do universo Star Wars, o que deixa tudo ainda mais épico, muitos momentos do jogo são cenas de ação muito boas.
Eventos que são marcantes, cheguei a ser enganado pelo jogo, quando achei que a história seria somente aquilo, que já estava muito bom, mas eu queria algo mais, e eles entregaram.
Quem jogou o Fallen Order sabe que há um momento épico no final do jogo, a quantidade aumenta, certamente é uma história que vai agradar os que não são fãs, mas vai deixar os entusiastas com sorrisos sinceros nos rostos.
Outra novidade bastante agradável, são os companheiros que nos ajudam em determinadas missões, gosto de aventuras que não são totalmente solitárias, ainda mais quando é um single player, agora podemos ter pequenas participações que irão facilitar a vida pela galáxia.
Os comandos para solicitar ajuda são simples, mas cada habilidade do parceiro é útil e pode ajudar contra os mais difíceis chefes.
Algo que chama atenção é a quantidade de missões novas, tanto as principais (o jogo demora cerca de 19 horas para ser completado na primeira jogatina, terminei com 25) como as secundárias, as missões extras são bem escritas, e divertem, muitos objetivos secundários podem ser encontrados.
A parte mais chata são os colecionáveis, são muitos e caçá-los se torna chato após certo tempo, mas existem desafios contra caçadores de recompensa, que são difíceis e gratificantes de serem superados.
Mas dois deles me chamaram a atenção, os santuários de câmaras Jedi e os Rasgos da Força, no primeiro teremos mais informações sobre a lore do jogo e consequentemente do universo como um todo, e são santuários que reservam quebra cabeças, nada frustrante.
Os rasgos da força são desafios de tempo, com uma infinidade de coisas para fazer, desafios de escalada, hordas de inimigos e mais, cada um dos desafios deixará a vida de Cal mais forte, ou aumentará sua barra de força, além de esconderem equipamentos úteis.
Eu tenho um mau pressentimento sobre isso…
O jogo é divertido, é uma excelente obra para fãs de Star Wars e jogos de ação em geral, mas sofre com uma performance ruim, testamos o jogo no PlayStation 5, e mesmo que a situação esteja melhor que nos PC’s, não escapa de problemas, esses que não são aceitáveis, por dois motivos simples; a nova geração não está aí para entregar performances polidas e tecnicamente boas? E já estamos em 2023, será que os testes deixam passar projetos que claramente possuem algo que irá tirar o jogador e uma experiência agradável?
O jogo possui um mapa que é maior do que o de Fallen Order, e a exploração está muito melhor, por mais que o minimapa ainda seja horrível de encarar como um guia, mas todo esse cuidado se perde quando o personagem anda com a taxa de frames abaixo do esperado, cheguei cogitar mudar para a opção que prioriza os gráficos, para ver se pelo menos fixava em 30 fps.
O que é curioso, as vezes o jogo rodava com uma performance que beirava uma demo, então ele magicamente rodava bem novamente, polimento é o mínimo que um jogo tem que ter, essa história de “iremos tratar de resolver” irrita ainda mais.
Sem contar com os crashs, durante minha jornada tive dois deles, e em um deles meu save foi comido em boa parte, tive que rejogar um bom pedaço novamente, frustrações que poderiam ser facilmente evitadas.
Durante minha análise, atualizações foram disponibilizadas, melhorando significativamente o jogo.
Para quem jogou Fallen Order, Star Wars Jedi: Survivor será mais uma bela surpresa, em momentos em que a saga cambaleia em outras mídias, é muito bom saber que nos jogos a cena é outra, o terceiro jogo tem tudo para ser ainda mais épico.
Está análise foi feita com base em uma cópia cedida pela EA, agradecemos pela confiança em nosso trabalho.