Em sua terceira edição, a convenção nerd das favelas segue com seu compromisso de levar cultura para todos, e aqui a palavra todos encontra seu significado total, ninguém fica de fora.
O evento derruba barreiras ao levar um programa cultural e dar acesso gratuito para todos, isso sem contar no espaço para artistas independentes poderem mostrar seus trabalhos. A Perifacon mostra que estamos há tempos prontos para espalhar lazer a todos, diferente do que muitos poderosos acham.
Atrações sem limites
Sem dúvidas o ponto mais forte de um evento são suas atrações, já que essas juntam públicos diversos que irão lotar as instalações, na Perifacon o nível elevou para mais de oito mil, com a presença de artistas conceituados, e é uma satisfação tremenda saber que o evento mostra que irá crescer ainda mais.
Desde artistas de séries famosas, como o elenco de Sintonia, sucesso da Netflix (que manteve um espaço dedicado as suas obras) até criadores de conteúdo como LOAD e Jovem Nerd, que vieram prestigiar o evento e dar uma tarde agradável aos fãs.
E até mesmo a presença de figuras políticas como o Deputado Federal Guilherme Boulos, são participações que trazem prestígio ao evento, e claro que leva o nome da Perifacon para ainda mais pessoas.
O local escolhido foi o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, um bom espaço, mas que acredito logo não ser suficiente para a magnitude que o evento irá tomar.
Algo que chama atenção, é poder estar entre os fãs da cultura nerd e geek, e ambos terem os mesmos costumes e ideais (claro que exceções existem) mas são muitos que encontram um bom motivo para saírem de casa e terem contato com o que amam.
Os cosplayers fizeram a festa de crianças e adultos, dando vida aos amados personagens, desde protagonistas heroicos de animes, mangás e hq’s e vilões de filmes e jogos de vídeo game.
E por falar em jogos, o espaço para os fãs de board games reuniu os companheiros de mesa para partidas que duraram todo o evento, além de encontrarmos opções de card games também.
Os espaços dedicados para as muitas empresas eram um prato cheio para aqueles que desejavam observar e registrar de perto itens das séries e filmes que amam, como figurinos de Star Wars, Action Figures dos personagens da Marvel etc.
As editoras independentes encontraram a oportunidade de mostrar os trabalhos incríveis de talentosos escritores e desenhistas brasileiros, o talento demonstrado e as histórias presentes nas obras não deviam em nada para obras de fora. Seja na arte, ou nos roteiros escolhidos.
É importante ressaltar que a Perifacon não é oportunidade apenas para quem queria ter um bom programa de domingo, mas para quem queria divulgar sua arte, e foram tantos artistas encontrado, que faltou tempo para apreciar tanta coisa fantástica.
E como se não bastasse o sucesso de apresentações do elenco de Sintonia, o bate papo do Jovem Nerd e Load para divulgar o épico NerdCast RPG, o dia foi finalizado com a apresentação do rapper Rashid.
A Perifacon já confirmou que o evento volta em 2024, e só temos que agradecer pelo dia que decidiram levar cultura todos.