Kingdom Eighties: Summer of Greed, publicado pela Raw Fury e desenvolvido pela Fury Studios é o jogo independente da série Kingdom, ambientada nos anos de 1980. Como Líder, um jovem monitor de acampamento, formamos novas amizades e alianças, que serão essenciais para proteger a cidade contra o ataque da misteriosa “Ganância”, em um jogo de aventura de micro-estratégia.
Quando soube do lançamento de Kingdom Eighties, o jogo despertou meu interesse para uma review . Aprecio filmes, jogos e séries que transitam nos anos 80. Esse tipo de “nostalgia”, atinge diversas pessoas ao redor do mundo, com séries como “Stranger Things” sucesso absoluto entre o público e filmes dos anos 80 sempre retornando e gerando audiência entre a geração atual, alguns chegando ao status de “cult”.
Minhas lembranças dos anos 80 são de uma época de infância, inocência e eventuais, descobertas. São diversas memórias e sentimentos em que não existiam preocupações reais, apenas o senso de diversão nas tardes com amiguinhos na rua, troca de brinquedos, brincadeiras e a verdadeira sensação de conforto. Jogos, em sua grande maioria, utilizam de referências para homenagear a época, criando uma experiência divertida e celebrando a cultura pop dos anos 80. Desde a trilha sonora, até ambientação, passando por vestimenta de personagens, tudo é uma referência e elemento de imersão. A nostalgia, associada a atmosfera de suspensa, empregam uma conexão emocional e Kingdom Eighties: Summer of Greed realiza a abordagem com maestria.
Pedalando por ai
Assumindo Líder, nosso papel como monitor de um acampamento é gerencia recursos humanos e determinar suas ações, para manter o acampamento protegido contra os ataques de Ganância. O líder é descendente direto da linhagem dos Monarcas, aumentando o elemento narrativo nesta versão.
O maior destaque é a o grupo de adolescentes, como Champ, um verdadeiro atleta, usando sua bicicleta para atropelar inimigos ou empurrar lixeiras. Tinkerer tem o dom de reparar itens; Wiz, é o nerd da tecnologia, com uma abordagem mais explosiva. Todos eles são essenciais em nossas missões, além da vantagem tática que adicionam na gameplay.
Crianças são recrutadas para as mais diversas funções, sempre utilizando moedas para expandir e captar pessoal, fortificando o reino com paredes e torres de defesa. O modo noturno é cruel, onde inimigos atacam sem piedade. Ao explorar o cenário, nos deparamos com novos meios de transportes, armas e tecnologias. Esta versão apresenta uma nova mecânica para jogadores que são novatos na série, muito mais acessível que os jogos anteriores.
Kingdom Eighties: Summer of Greed, é um jogo simples. Iniciamos com uma base central, nosso acampamento, sempre evoluindo. Simples e objetivo. Todas as noites, conforme mencionado acima, temos os ataques de Ganância, exigindo que jogadores fiquem atentos em suas defesas e defensores. O inimigo pode atacar de forma implacável, principalmente se você estiver exposto, explorando fora da base.
Nosso personagem utiliza uma coroa, que é a nossa “vida”. Tirá-la da cabeça com uma abordagem do inimigo, significa nosso fim. Correr com sua bicicleta “cansa” o personagem, que precisa parar e beber sua garrafinha para aumentar seu vigor. inimigos possuem um movimento rápido, os quais são perigosos. A mudança de tempo ocorre em uma transição rápida, quanto maior for sua distância do acampamento base, maior o risco de ser pego. A ajuda de Champ é necessária, ao usar a bicicleta para atingir inimigos. Porém, Champ também precisa “descansar” e o uso excessivo do personagem também pode gerar uma situação de perigo que, talvez, não possa ser solucionada.
A disponibilidade de moedas para aquisição de melhorias e recursos humanos dependerá do seu sendo de estratégia. Nesse quesito, o jogo não facilita a vida do jogador, o tempo será seu melhor amigo, com tentativas e erros direcionando para um senso evolutivo estratégico que você, certamente, se sentirá o verdadeiro “líder” do jogo.
O processo de aprendizado é mais fácil, porém, existe que o jogador se adapte a diferentes situações, com o gasto de moedas livre, sem um indicador específico de como administrá-las. No início, achei frustrante a ausência de um tutorial mais aprofundado, porém, conforme avançamos, percebemos que o tutorial básico existente no jogo, assim que entramos, já “entrega” tudo que precisamos. O resto, cabe a nós.
Ao andar pelo cenário, sempre para a direita ou para a esquerda, pensei no fator repetição e como isso poderia assustar alguns jogadores. No entanto, digo por experiência própria, conforme analisamos nossos recursos, evoluímos nosso acampamento, liberamos amigos e enfrentamos inimigos, o foco será muito mais nas novidades que serão desbloqueadas e nos desafios, esquecendo o cenário limitado onde a ação ocorre. Fiquei tão entretida e encantada que sequer vi o tempo passar.
Atualize sua base, fortaleça algumas partes e procure expandir. A expansão é simples, com o uso de árvores para eliminar os obstáculos, com crianças recrutadas construindo muros. A proteção dos membros é fundamental para o sucesso da construção de um muro, por exemplo, pois inimigos podem ultrapassar barreiras enquanto estão sendo construídas. Atualizar as barreiras são essenciais para a proteção contra inimigos mais evoluídos. Possuir um saco repleto de moedas e não direcionar os recursos para o lugar certo pode ser o seu fim.
Os dias funcionam em ciclos, com ampliação de recursos, base e confrontos com inimigos ocorrendo entre eles. É um sistema repetitivo? Sim. Porém, conforme os cenários e desafios mudam, o ciclo de repetição será amenizado pelo nível de exigência ao longo da abordagem em um momento específico, em que devemos transitar entre a proteção ou o uso de moedas para demais atividades. O gerenciamento e a estratégia são constantes. Kingdom Eighties: Summer of Greed é um jogo curto, que te motiva a seguir adiante sempre, até que o mesmo seja concluído.
Um retorno no túnel do tempo
A estética dos anos 80, associada a trilha sonora, proporcionam uma serenidade que produz a tranquilidade necessária para a análise sem pressão ou stress presente em alguns jogos estratégicos. Visualmente, Review – Kingdom Eighties: Summer of Greed é impressionante. Sua estética simples possui características visuais e elementos com detalhes, que vão do letreiro em neon ao uso de cores dos personagens e cenários, com animações igualmente ótimas. Apesar dos pixels, o jogo transmite uma quantidade grande de detalhes, com nuances simples preenchendo lacunas e proporcionando uma experiência única. É visualmente encantador, possui uma estética retro expressiva, imprimindo as emoções necessárias.
O que esperar de Kingdom Eighties: Summer of Greed? O melhor. Desde sua proposta, jogabilidade, referências aos anos 80 e sua cultura pop, passando pelo nível equilibrado proposto, como uma forma de “abraçar” jogadores recém-chegados ao mundo Kingdom.