EA Sports WRC, desenvolvido pela Codemasters e publicado pela Eletronic Arts é o mais recente jogo de Rally do mercado. A Codemasters pela primeira vez assume uma licença oficial do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, entregando um conteúdo completo, além de associar a experiência da Codemasters no mercado de jogos. Com a promessa de 17 locais para corrida com mais de 200 etapas e diversos veículos, contabilizando mais de 70 modelos, EA Sports WRC realmente inova?
Em nossa análise abordaremos os detalhes inclusos nas diversas inovações, os modos de destaque e o potencial do jogo.
O primeiro “problema”, pensando em diversos amigos que sequer dominam o inglês é o fato do jogo não ter a opção em português. Do treinamento aos modos de carreira, momentos, entre outros, a quantidade de informações abordadas entre descrições e narrativas é absurda. Obviamente, para jogadores amadores, tantos detalhes não serão o foco da gameplay, porém, são necessárias caso queira levar a sério sua jornada dentro do jogo. A ausência de compreensão das instruções pode atrapalhar a evolução no jogo. Portanto, se você “detesta” jogos em inglês, esse jogo não é para você.
O segundo detalhe, digno de descrição é o nível de dificuldade. Apesar de algumas implementações e instruções acessíveis, EA Sports WRC não possui uma jogabilidade fácil. Quem acompanha jogos de rally, sabe que muitos jogos se baseiam na autenticidade e realismo, recriando desafios enfrentados na vida real, onde nem sempre o clima ajuda ou o percurso é acidentado demais. Essas mudanças bruscas de superfície necessitam de abordagens diferentes, com carros se comportando de forma aproximada realidade. Fatores como peso do carro, tração e aderência ao dirigir são fundamentais para o sucesso. Além disso, a IA aumenta ainda mais o desafio, com oponentes competitivos ao extremo.
O modo escola de rally te ajudará com 12 lições, por diversos estágios, que ajudam na técnica de condução do veículo. São treinos para o controle do carro, evitando que ele bata nos cones, controle de aceleração e demais orientações adicionais. É bem útil para aqueles que nunca testaram um jogo de rally.
Diversos modos que ampliam a experiência
EA Sports WRC é um jogo completo. Os diversos modos apresentados permitem que jogadores sigam por diferentes vertentes que abrangem um modo carreira, campeonato, momentos, clubes, partida rápida, corrida contra o tempo, escola de rally, construtor e customização. Dentre tantas opções, qual se destaca? Certamente o modo carreira, com menção honrosa para o modo momentos.
No modo carreira, a profundidade de desenvolvimento é impressionando, que abordam desde a criação da equipe, a progressão da carreira por várias temporadas, gerenciando engenheiros em busca da glória. As opções giram em torno de Junior WRC, WRC e WRC 2, elevando o nível da competição com piloros melhores, carros e equipes com experiência.
Atuando com nosso mecânico chefe chamado Keith, somos orientados ao longo de nossa carreira e o mesmo sempre reagirá ao nosso desempenho. O processo de progressão não segue uma linearidade, com a permissão de escolha entre os eventos, evitando que o modo fique repetitivo. Caso você não queira se preocupar com tantas opções de gerenciamento, pode optar por uma equipe no calendário. De maneira geral, o nível de customização é amplo, como a opção de criar seu próprio veículo, escolhendo os componentes específicos, como caixas de câmbio, embreagem, painel traseiro, dianteiro, espelhos retrovisores e muito mais. Até o câmbio pode ser personalizado, com peças que variam de qualidade e preço.
Em momentos, a possibilidade de participar de momentos importantes do campeonato é um atrativo e tanto. Os desafios serão adicionados regularmente, possibilitando novos cenários e eventos ligados ao mundo do Rally reais.
EA Sports WRC pode ser bem punitivo aos lapsos de atenção durante a corrida, com opção de posicionamento do veículo em caso de erros graves, passíveis de punição de segundos no resultado final de seu tempo. Os danos no veículo serão reparados nas áreas de serviço, entre as etapas de corrida, mas também custam penalidades de tempo. Visualmente, os danos nos veículos são bem parecidos com DIRT Rally, sem uma melhoria visual esperada. Também não notei impactos realistas na carroceria durante as pancadas mais fortes.
Implementações visuais
O título chegou prometendo visuais mais aprimorados com o uso do Unreal Engine 4, e mudanças gráficas costumam ser um desastre ou sucesso. O uso da nova tecnologia permitiu que a Codemasters entregasse percursos mais longos, algo que notei de cara ao percorrer os circuitos propostos, sempre olhava meu indicador de corrida e ficava impressionada sobre como ainda estava distante do ponto de chegada após tantas curvas e retas. Algumas etapas são bem longas e cansam um pouco. Mas são parte dos jogos de Rally e sua essência.
A ambientação, comportas de florestas ao sol, com chuva ou neve são impressionantes, bem projetadas, variadas, com percursos estreitos, muitos modelados de acordo com as pistas reais, porém, sem adições significativas de pessoas assistindo ao campeonato. Alguns detalhes são menores, porém, tornam a imersão bem mais ampla.
O problema na mudança de engine impacta principalmente no desempenho, até mesmo na configuração mais reduzida. São quedas de frame constantes, alguns eventuais problemas nas cutscenes e os carros não são o primor visual esperado. A fidelidade visual foi impactada, com problemas de texturas perceptíveis. Soam como um downgrade, não atingindo o patamar de um jogo visualmente bonito e impactante.
Se o visual perde pontos, o som ganha outros. O áudio é sensacional, com avanços significativos em relação a jogos da mesma modalidade, com sons precisos, associados aos diversos modelos de carros existentes. Desde um Subaru Impreza ao Toyota Corolla GT4, são muitos os carros que devem agradar aos fãs de automobilismo.
Acelerando na estrada
Os veículos possuem um manuseio responsivo nos percursos, com a física no asfalto melhorada em EA Sports WRC, com a sensação de perda de tração menos progressiva, com a adição posteriormente de um pneu que forneça ainda mais controle para o jogador. O resultado será uma condução mais intuitiva, com o equilíbrio entre acessibilidade e realismo. No DualSense do PS5 a sensação tátil é incrível, através do feedback tátil.
As corridas não são fáceis, nem pense nisso. Acelerar demais te fará sair da curva ou pender o carro demais para o lado, fora as diferentes estradas que precisam ser respeitadas, com algumas de terra batida diferentes do asfalto. As condições variadas nas estradas devem mantê-lo alerta, com percursos longos, ritmados e seções traiçoeiras. No geral, a experiência é divertida, após a adaptação nos percursos mais desafiadores.
Vale a Pena jogar EA SPORTS WRC?
Entre erros e acertos, vale a pena jogar EA SPORTS WRC? Sim. O jogo possui uma lista excepcional de carros, etapas, momentos icônicos para os fãs do WRC e principalmente, uma ampla gama de personalizações, essenciais para os amantes do esporte. Apesar dos visíveis problemas visuais, a experiência não será menos viável quando você está mais preocupado em evitar derrapar em uma pista repleta de neve ou sua visibilidade em uma chuva noturna não é das melhores. A Codemasters acerta nas inovações, certamente aprenderá com a evolução da Unreal Engine nesse tipo de jogo e entrega aquilo que seria esperado, dentro da sua limitação. É diversão e desafios garantidos por um longo tempo de percurso…