A Massive Entertainment, um estúdio da Ubisoft, está focada em garantir que o jogo seja acessível a um grande número de pessoas, oferecendo diversas opções de acessibilidade em Avatar: Frontiers of Pandora. A designer UX sênior Sandra Madsen compartilhou mais sobre a abordagem da equipe em relação à acessibilidade em uma entrevista para a Ubisoft News.
Segundo Madsen: “Trabalhar em um IP com uma base de fãs tão diversificada traz expectativas altas, pois desejamos que o maior número possível de pessoas possa desfrutar da experiência de Avatar sem dificuldades. A acessibilidade foi discutida desde o início do desenvolvimento em nível de projeto, dentro das equipes e com a equipe interna de acessibilidade da Ubisoft. Combinado com testes frequentes, o foco foi garantir que o jogo oferecesse uma boa experiência para todos os jogadores, sem a necessidade de lidar com complexidades adicionais.
Nosso trabalho extenso em acessibilidade se concentrou em permitir que os jogadores ajustem os controles do jogo, incluindo o remapeamento de controles do controlador e do teclado, com vários estados, como cliques, toques curtos ou longos ou acordes. Além disso, oferecemos várias predefinições de controles, opções de inversão para os controles de câmera, assistências de mira e opções de sensibilidade de controles. Muitas dessas configurações são situacionais, como ao voar, mas acreditamos que proporcionam aos jogadores melhores oportunidades para personalizar o jogo de acordo com suas preferências ou necessidades.
Adotamos a perspectiva de primeira pessoa para aumentar a imersão, o que nos levou a lidar com o enjoo de movimento, um problema comum em muitos jogos em primeira pessoa. Navegar pelo mundo como um Na’vi ágil poderia ser desafiador, mas, após várias iterações e feedback dos testadores, abordamos esse problema. Além da jogabilidade padrão, oferecemos diversas configurações para acomodar diferentes sensibilidades, como tornar as transições de câmera instantâneas nos menus e desativar o desfoque de movimento.”
Aqui está uma lista de algumas das opções de acessibilidade disponíveis em Avatar: Frontiers of Pandora.
Jogabilidade
- Dificuldade de combate – O dano recebido e causado pode ser ajustado no modo single player.
- Experiência de navegação – Selecione entre o modo padrão que possui IU para guiar o jogador ou uma experiência mais imersiva que oferece menos IU.
- Quebra-cabeças/colheita – Podem ser configurados para preenchimento automático na interação ou definir uma experiência de jogo alternativa que ofereça um conjunto de controles/conjunto de habilidades.
- Aim Assist – com subopções granulares para ajustar detalhadamente.
- O desfoque de movimento pode ser desativado.
Controles
- Os níveis de vibração podem ser configurados para diversas situações.
- A zona morta do controlador pode ser ajustada para ser mais/menos sensível.
- Remapeamento de controlador/mouse e teclado.
- Controles predefinidos para trocas entre destros e canhotos.
- Controla as opções de sensibilidade
- A ação de segurar para alternar poderá ser desativada.
IU e idioma
- As legendas estão ativadas por padrão, com várias personalizações de plano de fundo e tamanho que podem ser visualizadas antes de iniciar o jogo.
- Direção do alto-falante – Indicador para mostrar onde o alto-falante está localizado.
- A personalização de cores da interface do usuário pode ser configurada, com predefinições gerais para daltônicos, bem como seleções de cores individuais.
- HUD personalizável – Remova ou ajuste elementos do HUD para serem mostrados ou ocultados para uma experiência mais envolvente.
- A intensidade da transição da câmera pode ser reduzida para uma animação de transição muito mais rápida.
- Texto de UI escalável para os elementos de jogo mais importantes.
Áudio
- Os efeitos de zumbido terão a opção de desativação.
- A narração do menu é compatível com as telas mais essenciais no lançamento, com opções para ajustar volume e velocidade.
- Modos de áudio – como Night Mode mix e Focus Mix, que se concentra no áudio crítico do jogo.
“Avatar: Frontiers of Pandora” será lançado em 7 de dezembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Amazon Luna e PC via Ubisoft Connect.