Antes de mais nada, “Street Fighter 6” foi oficialmente lançado, e distribuído pela Capcom, no dia 02 de Junho de 2023. Esse é o mais novo título da aclamada franquia da gigante japonesa, além disso, esse é o próximo passo da evolução dos jogos de luta! “Street Fighter 6” engloba três modos de jogo distintos, incluindo “World Tour”, “Fighting Ground” e “Battle Hub”. No entanto, somado a tudo isso, ainda temos os famosos “Passes de Personagens”, os quais serão o foco desse artigo.
Assim sendo, confira abaixo nossa gameplay de 45 minutos (sem comentários) dos primeiros três personagens inclusos no “Passe de Personagens Ano 1” de “Street Fighter 6” no PC:
Aviso Importante
O site Gamer Point atualmente conta com um número interessante de autores; os mesmos atuam de maneira livre em artigos autorais, noticias (games e tecnologia), previews, e reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de spoilers em meus artigos, previews e reviews. Portanto, leiam tranquilamente, pois, este artigo mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de enredo (história) que possam prejudicar a sua experiência.
Os Famosos Passes de Personagens
Para começar, o que é o “Passe de Personagens”? O que está incluso nele? Quais os seus valores? Essas são questões, muito válidas por sinal, que irei responder agora. Em se tratando de um game de luta, é comum nos dias de hoje que “conteúdos adicionais” (personagens, skins e cenários) sejam lançados, à parte, para manter o game renovado. Logo, temos a existência desses famigerados passes! Todavia, a Capcom decidiu dividir esse passe de duas formas: O “Passe de Personagens Ano 1” e o “Passe Definitivo (Final) do Ano 1”. O “Passe de Personagens Ano 1” cobre (inclui) todos os personagens extras que serão lançados no primeiro ano do game.
Ou seja, enquanto o “Passe de Personagens Ano 1” inclui: 4 personagens adicionais (Rashid, A.K.I., Ed e Akuma), cores para os 4 personagens adicionais (Roupa 1 – Cores 3 até 10) e Bônus de compra (4.200 Bilhetes de Drive), o “Passe Definitivo (Final) do Ano 1” inclui: 4 personagens adicionais (Rashid, A.K.I., Ed e Akuma), cores para os 4 personagens adicionais (Roupa 1 – Cores 3 até 10), cores para os 4 personagens adicionais (Roupa 2 – incluindo cores 1 até 10), cores para os 4 personagens adicionais (Roupa 3 – incluindo cores 1 até 10), dois estágios adicionais e Bônus de compra (7.700 Bilhetes de Drive).
Com relação aos valores, bem, o “Passe de Personagens Ano 1” está saindo por R$129,00 e o “Passe Definitivo (Final) do Ano 1” está custando R$213,00. OBS: Isso no PC (na Steam, versão que eu estou jogando)! Enfim, minha opinião pessoal é que são valores bem elevados (salgados), que doem na carteira (no bolso), ainda mais por apenas 4 personagens só, porém, são todos divertidos e gostosos de se jogar; se não fossem esses valores elevados, valeria de mais! Aconselho esperar uma promoção boa, coisa que a Capcom sempre está fazendo!
Arquétipos de Personagens de Jogos de Luta
Acima de tudo, antes de falarmos dos personagens do passe, é necessário falar dos seus arquétipos para compreendê-los melhor. Não se sintam pressionados a entender tudo de primeira, até mesmo eu demorei para aprender todo esse conteúdo, ou seja, é um conhecimento que conforme jogamos (com o tempo) vamos compreendendo melhor. Nos jogos de luta existem diversos arquétipos para atender o mais variado público, são eles:
- Shoto – Personagens equilibrados, que não são fortes e nem fracos, porém, abrem a possibilidade para os jogadores escolherem se querem ser mais agressivos (Rushdown) ou técnicos (com alguns projéteis e controlando bem os espaços). Além disso, os shotos possuem alguns golpes invulneráveis.
- Grapplers – Personagens que possuem suas gameplays baseadas em agarrões e agarrões de comando. Aqui, os jogadores precisarão (irão querer) jogar bem próximo aos seus adversários.
- Zoners – Controlam a luta com base em seus projéteis e magias; ao contrário dos Grapplers, aqui os jogadores precisarão (irão querer) jogar bem longe dos seus adversários.
- Rushdown – Personagens com o foco em partir para cima, serem extremamente agressivos e não dar espaço (chances) para os adversários pensarem.
- Puppet – Personagens de extrema habilidade (técnicos) que podem controlar até dois personagens ao mesmo tempo (como se possuísse uma sombra).
- Stance – Personagens que alteram o seu moveset (seus movimentos e ataques), podendo ser de diferentes arquétipos.
- Compostos – Basicamente são formados por movesets (movimentos e ataques) de outros personagens, uma mistura.
- Mixup – Desfere golpes em seus oponentes de forma imprevisível (possui um moveset imprevisível), tornando difícil de prever seus movimentos.
- Gimmick – Desafiam as próprias mecânicas do jogo, possuem movesets únicos, que só eles têm.
- Setplay – Lida com diversas situações diferentes, mas tem a necessidade de utilizar (criar) magias, usar objetos e manipular o cenário, precisam preparar o terreno.
Rashid
Sobretudo, agora que temos em mente o que (e quais) são os arquétipos dos personagens, vamos falar de Rashid; o primeiro personagem extra (adicional) a chegar em “Street Fighter 6”. Rashid (que teve sua primeira aparição em “Street Fighter V”), também conhecido como a “A Águia voadora do deserto”, nasceu em família nobre e luta usando Parkour. O personagem conta com o vento como maior aliado e, graças a isso, possui alta mobilidade em combate. Ele também adora cinema e quase sempre está com sua câmera filmando suas acrobacias radicais e lutas.
Ademais, quando em combate, Rashid conta um arsenal bem poderoso de tornados para controlar o combate à distância. Caso os jogadores prefiram partir para cima de seus oponentes, a alta mobilidade do personagem, bem como seu moveset bem imprevisível e variado, o tornam uma besta dos ventos. Ainda mais, os jogadores também têm à disposição chutes que cruzam toda a tela! Enfim, Rashid é uma mistura de Mixup e Rushdown (com um pouquinho de Zoner, bem pouquinho).
A.K.I.
Uma perita em venenos em geral, ela é fascinada pelo poder das toxinas e adora testá-las em suas vítimas. Além disso, ela é aprendiz de F.A.N.G, ex-agente da Shadaloo. Sua primeira aparição também foi em “Street Fighter V”.
A.K.I. é uma assassina letal que conta com golpes deslizantes e sorrateiros para se aproximar dos seus adversários, sempre fazendo bom uso de suas garras (unhas) venenosas. Assim como, também conta com projéteis (bolhas) e poças de veneno. Portanto, ela também é uma mistura de Mixup com Rushdown.
Ed
Primeiramente, Ed, também conhecido como Bandaged Boy (garoto enfaixado), teve sua primeira aparição em Street Fighter IV (como um personagem não jogável) e depois fez sua estreia na segunda temporada de Street Fighter V (como personagem jogável). Ele é o protegido, detentor do Psycho Power, de Balrog, capturado pela Shadaloo para servir como um corpo substituto em potencial para M. Bison.
Ed, por ser um aprendiz de Balrog, utiliza o Boxe como seu estilo de luta principal, porém, por ter servido de experimento de M. Bison, na verdade, muitos experimentos envolvendo o Psycho Power, Ed acabou desenvolvendo um vínculo com essa fonte de poder. De potencial receptáculo para M. Bison (potencial novo corpo para a essência do vilão), para uma pessoa perturbada e corrompida pelo Psycho Power. O Bandaged Boy (garoto enfaixado) é um personagem extremamente agressivo (Rushdown) e com golpes que possuem um bom alcance. Logo, se tornou uma arma letal, mesclando sua mais nova fonte de energia com seu Boxe poderoso; assim surge o Psycho Boxing (ou Psycho Boxe).
Akuma
Akuma, conhecido no Japão como Gouki (grande demônio, grande diabo ou grande ogro), apareceu pela primeira vez em “Super Street Fighter II Turbo” (como um chefe secreto) e desde então tem sido o grande vilão da franquia “Street Fighter”.
Contudo, não posso falar muito desse personagem, uma vez que ele ainda, mesmo anunciado oficialmente, segue sem data de estreia em “Street Fighter 6”. Porém, dado o conhecimento geral obtido de outros títulos da franquia e outras aparições do personagem, é seguro afirmar (com 100% de certeza) que ele será um personagem do arquétipo Shoto. Assim sendo, eu preciso dizer que desde seu anúncio eu defini que ele será o meu Main Character (Personagem Principal), rsrsrsrs.
Considerações Finais
Em suma, o conteúdo extra de “Street Fighter 6” é bem legal, como eu já disse anteriormente, os personagens são todos gostosos de se jogar e cada um com suas particularidades, além é claro das cores de roupas e cenários (estes ainda sem data de estreia). O grande X da questão aqui é o pouco conteúdo para um valor tão elevado, ainda mais tendo em vista que este é apenas o primeiro “Passe de Personagens” do game e, em breve, novos passes e conteúdos adicionais devem ser anunciados. Bem-vindos à era do conteúdo adicional!