Primordialmente, neste dia 15 de Março de 2024 estreia globalmente o game “Outcast – A New Beginning”. O jogo é desenvolvido pelo pessoal do “Appeal Studios” e distribuído pela “THQ Nordic”. Além disso, o título chega para as seguintes plataformas: Microsoft Windows (PC), Xbox Series X / Series S e PlayStation 5; ou seja, apenas na nova geração. Ainda mais, “Outcast – A New Beginning” foi completamente desenvolvido na engine “Unreal Engine 4”.

Em “Outcast – A New Beginning” temos, finalmente, a aguardada continuação de “Outcast” (game premiado lançado há 20 anos). Neste jogo de ação e aventura, os jogadores assumirão o papel de Cutter Slade (ou em português Slade Cutter), ressuscitado pelos poderosos Yods, que foi enviado ao planeta alienígena de Adelpha. Agora, o ex-SEAL da Marinha descobre que os Talans foram escravizados, os recursos naturais acabaram e seu passado está entrelaçado com a invasão robótica.

Cabe a ele salvar o mundo novamente. A equipe original de “Outcast” se reúne para criar este mundo fascinante, repleto de criaturas perigosas e lar do povo Talan, dono de uma cultura antiga cujo destino se conectou profundamente com a Terra após os eventos do primeiro jogo.

Dessa maneira, confira abaixo nossa gameplay inicial de 34 minutos (sem comentários) de “Outcast – A New Beginning” no PC:

Aviso Importante

O site Gamer Point atualmente conta com um número interessante de autores; os mesmos atuam de maneira livre em artigos autorais, notícias (games e tecnologia), previews, e reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de spoilers em meus artigos, previews e reviews. Portanto, leiam tranquilamente, pois, este review, mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de enredo (história) que possam prejudicar a sua experiência.

O Fantástico Mundo Aberto de Adelpha!

Antes de mais nada, vale ressaltar que “Outcast – A New Beginning” é um game de ação e aventura com mundo aberto não linear. O protagonista Cutter Slade está de volta, após 20 (vinte) anos do lançamento de “Outcast”, e desta vez precisa salvar o planeta alienígena de Adelpha. O mapa de Adelpha é bem amplo (satisfatório), com diversas missões principais e secundárias, bem como muitos lugares de interesse (templos de essência, erupções de gorks, trilhas de orym, postos avançados, principais vilas (mais ou menos umas 7 vilas) e daoka (portais)).

Além disso, por ser um game de mundo aberto não linear, a exploração fica toda a cargo dos jogadores; ou seja, temos o controle total da narrativa em mãos, explorar um mundo sem fronteiras e revelar seus segredos ou descobrir a vasta vida selvagem que abita o planeta, a decisão do que vamos fazer a seguir é toda nossa.

Ademais, como o jogo possui uma história e ecossistema, ambos muito ricos, os desenvolvedores não podiam deixar de inserir um “banco de dados”. Nele encontramos informações basicamente de tudo! É nesta sessão que encontramos informações sobre o “bestiário”, “personagens”, “diários” e “glossário”. Tendo isso em mente, vou deixar abaixo uma lista de alguns itens importantes, bem como suas respectivas explicações (funções) para que assim vocês possam entender melhor o desenrolar deste review, são eles:

  1. Módulos – Desde módulos como “metralhadora” até módulos de “disparo de concussão”, por exemplo. São peças (melhorias) para a arma.
  2. Helidium Verde – Minério de cristal que potencializa certos tipos de arma.
  3. Planta Eluée – Recupera 20 (vinte) pontos de vida. É facilmente encontrada!
  4. Helidium Vermelho – Minério de cristal que potencializa armas do tipo fuzil.
  5. Planta Gandha – Aumenta um pouco a resistência a dano do Cutter Slade, aumenta apenas por 120 segundos.
  6. Nano-células – Serve para aumentar as táticas de combate, ou seja, são os pontos necessários pra destravar novas habilidades de combate.
  7. Helidium Azul – Serve para aumentar a mochila propulsora, ou seja, são os pontos necessários pra destravar novas habilidades da mochila.
  8. Zorkins – A principal moeda usada em Adelpha. A principal moeda do jogo.
  9. Com-Link – Serve para escânear os arredores para obter informações do ambiente, além de servir como um meio de comunicação.
  10. Escudo – Serve para se defender de ataques corpo-a-corpo ou de longo alcance, além de servir para hackear terminais.
  11. Mochila Propulsora – Serve para nos locomovermos de forma rápida em qualquer ambiente, além de nos possibilitar alcançar lugares altos.
  12. Árvore de Habilidades – Está dividida em dois ramos diferentes: “mochila propulsora” e “combate”.
  13. Daoka (Portais) – Servem como a viagem rápida em Outcast  – A New Beginning.
  14. Templos de Essência – Sempre nos testam com um desafio para conseguir entrar no templo, no entanto, sempre há uma boa recompensa nos esperando.
  15. Erupções de Gorks – Locais infectados que ao serem liberados nos concede o “poder de miléa” (na primeira vez, nas vezes seguintes nos concede a melhoria para o poder).
  16. Trilhas de Orym – Que nos proporciona desafios (extremamente divertidos) de corrida contra o tempo. Claro que no fim existe uma recompensa!
  17. Postos Avançados – Os quais temos que invadir e liberar para conseguir depósitos de nano-células, porém, essa não será uma tarefa fácil. Os postos são altamente fortificados e com muitos inimigos (esse fator difere dependendo da dificuldade escolhida).

Enfim, essa lista é apenas para dar uma luz no decorrer do review. Logo, sempre que precisarem voltem neste tópico para ler os significados.

Uma Verdadeira Odisseia!

Assim como a história e o ecossistema, também temos muita cultura em “Outcast – A New Beginning”. Os Talans, povo nativo de Adelpha, são misteriosos e guardam segredos incríveis; no decorrer da história e conforme os ajudamos (libertando suas vilas), acessamos os seus poderes antigos (poderes da natureza), os quais nos ajudam a aniquilar os nossos inimigos. O pessoal do “Appeal Studios” criou um universo maravilhoso!

Além disso, o nosso protagonista conta com um arsenal de primeira para ajudar no combate, desde uma arma (que com o módulo certo ou combinação de módulos, pode causar um grande estrago) e um escudo irado (escudo holográfico) para se defender, até a mochila propulsora (para pular, planar, se lançar ao ar e atravessar em alta velocidade esse fantástico mundo aberto) e o com-Link (para escânear os arredores e servir como meio de comunicação).

No entanto, apesar de o combate ser muito gostoso e fluído, ele é simples e não inova. Outro ponto interessante é o sistema de evolução de “Outcast – A New Beginning”, aqui temos uma árvore de habilidades que está dividida em dois ramos diferentes: combate e defesa. Ambos os ramos possuem uma boa variedade de habilidades disponíveis e cada qual conta com um minério (ou componente) certo para desbloqueá-las. Enquanto as habilidades de combate precisam de nano-células para serem desbloqueadas, as da mochila propulsora precisam de helidium azul.

Resumindo, “Outcast – A New Beginning” lembra muito, pelo menos para mim, a trilogia “Mass Effect”! Claro, sem a parte da exploração espacial e tal (já que o foco aqui é o planeta Adelpha e seus habitantes, os Talans). O título ainda conta com outros detalhes bem interessantes, como a escolha durante os diálogos, vendedores e suas lojinhas de recursos, portais (viagens rápidas) espalhados (as) pelo mapa e muitas outras atividades. Basta dar uma olhada na lista no tópico à cima para ter uma noção melhor.

OBS: Quase me esqueci de falar dos “poderes” que estão presentes no game (são vários e com várias maneiras diferentes de serem descobertos/destravados), por exemplo, ao destruirmos (descontaminarmos ou liberarmos) erupções de gorks (deem uma olhadinha na lista para entender) ganhamos o poder de Miléa. Este, quando a barra do mesmo estiver carregada, serve para congelar os inimigos ao redor. A barra recarrega ao atacar os inimigos ou sofrer dano; além disso, liberar outras erupções de gorks melhora esse poder.

Beleza de Outro Mundo!

Sobretudo, preciso dizer que o pessoal do Appeal Studios está de parabéns, pois, o que eles fizeram em Outcast – A New Beginning é impressionante! O planeta de Adelpha foi todo feito à mão! É absurdo! Os desenvolvedores trouxeram gráficos de respeito (que agrada os olhos) e um nível de detalhes insano!

Ainda mais, eles trouxeram de volta o compositor da trilha sonora original de Outcast, Lennie Moore! O cara simplesmente retorna com uma trilha sonora épica para complementar o trabalho incrível da equipe! 

Otimização e Desempenho

Com relação a esse quesito, o game está rodando liso, pelo menos na versão de PC (a versão que eu joguei). Além de não encontrar problemas de queda de frames e nada de bugs (mesmo os mais leves), eu também não tive problemas de crashes. No geral, o desempenho do jogo está muito bom e vocês não devem esperar maiores problemas. 

Requisitos do Sistema

Mínimos:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits.
  • SO: Windows 10, 64 Bit.
  • Processador: Ryzen 3 1300X / Intel Core i3-7530K.
  • Memória: 8 GB de RAM.
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 980 Ti / Radeon RX 5600 XT.
  • DirectX: Versão 11.
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível. 

Recomendados:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits.
  • SO: Windows 10, 64 Bit.
  • Processador: Ryzen 5 5600X / Core i5-12400.
  • Memória: 16 GB de RAM.
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 2070 Super / Radeon RX 6800 XT.
  • DirectX: Versão 12.
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível.

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Pontos Fortes

  1. Legendas em Português PT-BR.
  2. Narrativa (História) muito boa.
  3. Combate gostoso e divertido.
  4. Mapa bem grande.
  5. Exploração muito boa.
  6. Muitas missões e tarefas secundárias.
  7. Os Talans e sua cultura são fascinantes.
  8. O planeta de Adelpha é incrível.
  9. A variedade de personagens (Humanos, Talans, Robôs e de Animais) é muito boa.
  10. Cutter Slade é um ótimo protagonista.
  11. A trilha sonora é impecável.
  12. A mochila propulsora (o famoso jetpack) é um dos pontos altos do jogo.

Pontos Fracos

  1. Não tem dublagem em PT-BR.
  2. O combate, apesar de gostoso, é muito simples e direto.
  3. As escolhas de diálogo servem mais para obter conhecimento (é mais sobre a lore do game) do que para influenciar na história propriamente dita.

Considerações Finais

Em suma, Outcast – A New Beginning é mais uma grande surpresa de 2024. Sinceramente, eu não estava esperando por esse game e acabei me surpreendendo muito positivamente. O pessoal do Appeal Studios mandou muito bem e trouxe uma continuação digna para Outcast. Os fatores exploração e lore (história) me impressionaram bastante, além é claro da trilha sonora maravilhosa! Outcast – A New Beginning é obrigatório para todos que curtem um combate simples, porém funcional, e muita exploração de qualidade.

Nota
Geral
9.0
outcast-a-new-beginningOutcast - A New Beginning é mais uma grande surpresa de 2024 (o ano começou muito bem). O pessoal do Appeal Studios mandou muito bem e trouxe uma continuação digna para Outcast. Outcast - A New Beginning é obrigatório para todos que curtem um combate simples, porém, funcional e muita exploração de qualidade.