League of Legends surgiu em 2009 e seu público envelheceu ao longo dos anos, algo que a Riot Games não ignorou e pretende efetuar mudanças no jogo. O diretor do jogo Pu Liu e Andrei Van Roon, diretor do League Studio, sabem que o título não possui o mesmo potencial e destaque do passado, com outros jogos surgindo e a competição aumentando.
O mercado de 2009 era bem diferente e o MOBA, destaque pela gratuidade, hoje compete com ofertas como Valorant e Apex Legends. Além disso, LOL não é um jogo acessível, contando com um número elevado de campeões e habilidades, as quais pode afastar novatos em sua curva de aprendizado complexa.
Como resultado, segundo os diretores: “Quando o LoL surgiu, vimos pouquíssimos jogadores jogando o modo ranqueado, só existiam jogos normais, era só experiência, aprendendo o game. Hoje, alguns membros do nosso público, principalmente aqueles que têm emprego, filhos, ou qualquer outra coisa, querem ser competitivos de vez em quando, mas também querem ter outros tipos de experiências.“
Acima de tudo, em julho e agosto, um novo modo PvE surgirá, enfrentando hordas de inimigos sozinho ou acompanhado, abrindo possibilidades para jogadores que preferem esse modo de jogo e não possuem tempo para evoluir em jogos PvP.