Este artigo relatou inicialmente que o prefeito Adams fez seus comentários na cerimônia de inauguração do Museu Americano LGBTQ+. Os comentários pareciam ter ocorrido em um evento para a imprensa após a cerimônia.
O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, atualmente enfrentando acusações de fraude eletrônica e conspiração, pareceu zombar da imprensa por causa de suas participações em Bitcoin.
Falando após um evento no American LGBTQ+ Museum em 3 de dezembro, o prefeito Adams respondeu a uma pergunta sobre o papel potencial do CEO da Tesla, Elon Musk, no governo dos Estados Unidos, girando em torno do Bitcoin (BTC) que ele recebeu enquanto estava no cargo. O prefeito disse que as pessoas “não deveriam ter medo do Bitcoin” antes de parecerem zombar dos telespectadores e participantes.
“Lembre-se de que vocês riram de mim quando ganhei meu Bitcoin pela primeira vez – quem está rindo agora?” disse Adams. “Vá dar uma olhada no meu Bitcoin agora. Todos vocês zombam de mim. ‘Você está recebendo seus três primeiros contracheques em Bitcoin. O que você tem?’ Agora você gostaria de ter feito isso.
Adams, que assumiu o cargo de prefeito da cidade de Nova York em janeiro de 2022, anunciou após vencer a eleição que pretendia aceitar seus três primeiros contracheques em Bitcoin. O preço do BTC no momento de seu anúncio era de aproximadamente US$ 61.000. Desde então, a criptomoeda subiu para cerca de US$ 96.000, um aumento de 57%.
Em setembro, as autoridades dos EUA indiciaram Adams por uma acusação de conspiração para receber contribuições de campanha de cidadãos estrangeiros e cometer fraude eletrônica e suborno, uma acusação de fraude eletrônica, duas acusações de solicitação de contribuições de campanha de cidadãos estrangeiros e uma acusação de solicitação e aceitação de um suborno. Se for condenado e receber as penas máximas para cada acusação cumprida consecutivamente, poderá enfrentar décadas de prisão.
Competição para que funcionários eleitos adotem criptografia
Como prefeito, Adams tem sido frequentemente um defensor de muitas políticas favoráveis aos ativos digitais, incluindo a promessa de tornar a cidade de Nova York o “centro da indústria de criptomoedas”. Ele também criticou a legislação aprovada pelo governo do estado em 2022 que impôs uma moratória de dois anos à mineração de prova de trabalho usando fontes de energia não renováveis.
A oferta de Adams de aceitar seus contracheques em Bitcoin veio em resposta a um desafio da mídia social para que autoridades eleitas ganhassem um salário baseado em criptografia. O prefeito de Miami, Francis Suarez, que foi reeleito em 2021, disse que aceitaria seu primeiro salário em BTC, o que levou Adams a dizer que aceitaria os três primeiros.