EA Sports UFC 5, publicado pela Eletronic Arts e desenvolvido pela EA Sports, é o retorno do jogo para os fãs de UFC, após um hiato de três anos, prometendo um visual realista com o uso do Frosbite, que permite uma fidelidade visual sem precedentes. Além disso, um novo sistema de dano promete aumentar os desafios e a tática nos confrontos e as novas finalizações está mais fluída e realista. Contando com diversas melhorias, EA Sports UFC 5 supera o jogo anterior? Confira em nossa análise.
Para aqueles que não sabem, UFC significa “Ultimate Fighting Championship”, tendo revolucionado o mundo das lutas desde 1993, criando a maior organização de artes mistas já vista. Lutadores de diferentes modalidades lutam em confrontos direto, sem restrições. O esporte ganhou fama por proporcionar emoção e uma competição de altíssimo nível. No entanto, gera polêmicas por sua violência extrema.
Lutadores são verdadeiros atletas de elite, participando os eventos criados pelo UFC, com campeonatos e disputas de cinturão. Essas disputas são questionadas quando a saúde dos jogadores são postas em risco e muitos danos costumam ser permanentes. Apesar das críticas a base de fãs aumenta a cada dia e o mundo dos jogos não deixou a oportunidade passar, entregando aos fãs uma nova forma de diversão, em contato direto com seus ídolos, ou simplesmente, sendo um lutador profissional do zero em EA Sports UFC 5.
EA Sports UFC 5 começa sua apresentação mostrando seus principais destaques. O “Sistema de impacto real”, com o atleta que acaba sofrendo um corte no olho é um deles. O dano no mesmo lado da cabeça acaba aumentado e o sistema de bloqueio será afetado. Com o corte piorando, temos a opção de manter a luta ficando perto do oponente antes que o médico decida parar a luta.
Aprendemos de cara sobre ganchos, overhands, uppercuts, golpes diretórios (que permite completar um giro associado a um soco invertido). Quando um oponente tem um alto impulso em uma luta agarrada, sua velocidade de transição será alta. Nesse caso, devemos aplicar um bloqueio de golpes, defender transições, aumentando nosso impulso de luta agarrada.
A luta agarrada conta com um assistente de luta agarrada ofensiva e transições. Com um menu interativo apresentando opções com “levantar”, “finalizar” e “ground and pound”, esse “golpe de chão”, cria uma oportunidade de estar em cima do oponente, dando golpes diretos, ganchos, cotoveladas, que abrem o bloqueio do oponente aproveitando sua guarda baixa para atingir mais golpes.
O EA Sports UFC 5 disponibiliza os modos: ” Contrato de luta” – nele atuamos em contratos diários de lutas para receber recompensas; ” lutar agora”: onde enfrentamos outras pessoas ou a própria IA em uma experiência clássica do UFC; “carreira”: uma jornada que envolve aprendizado e evolução, viralizando sua fama conforme vence lutas e começa a subir no ranking do UFC; “online” que libera a disputa contra outras pessoas na carreira online, campeonatos oficiais e outras atividades. Jogadores também pode criar um evento do UFC no modo “eventos de criação” ou uma chave de tornei que dura apenas uma noite.
O modo “Carreira”, introduz uma divisão masculina e feminina, onde montamos nosso lutador de forma personalizada, incluindo seu estilo de luta, informações, aparência, roupa e estilo. O nível de personalização é diversificado, e uma das características mais interessantes do EA Sports UFC 5 é a capacidade de personalizar os lutadores. Os jogadores podem escolher entre uma ampla variedade de opções de personalização, incluindo aparência física, roupas, tatuagens e até mesmo movimentos de assinatura. Isso permite que os jogadores criem lutadores únicos e expressem sua própria criatividade.
Além disso, apresenta um sistema de progressão, onde os jogadores podem ganhar pontos de experiência e desbloquear novas habilidades e movimentos à medida que avançam na carreira. A personalização e a progressão do UFC 5 incentivam os jogadores a se envolverem e a se dedicarem ao jogo, oferecendo uma sensação de satisfação à medida que veem seus lutadores evoluírem e se tornarem mais poderosos. Nesse ínterim, cada estilo de luta adotado tem vantagens e desvantagens, pontos altos e baixos. Entre eles, kickboxer, pugilista, MMA, Wrestler e jiu-jitsu.
A seleção de lutadores impressiona: do lado masculino, temos: Edson Barboza, Justin Gaethje, Jose Aldo, Sean O’Malley, Max Holloway, Conor McGregor, Israel Adesanya, Jon Jones, Anderson Silva, Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev, Georges St-Pierre, entre outros. Do lado feminino: Amanda Nunes, Alexa Grasso, Erin Blanchfield, Valentina Shevchenko, Julianna Pena, Joanna Jedrzejczyk, e muito mais. Quer jogar com Fedor Emelianenko? Muhammad Ali ou Mike Tyson? Só escolher.
Um jogo com potencial visual
Fica claro que EA Sports UFC 5 ganhou uma real dedicação por parte da equipe de desenvolvedores com o uso do novo motor gráfico, surpreendendo em como os lutadores são apresentados. Comparando com EA Sports UFC 4, a melhoria é notável. O novo sistema de dano, associado aos novos modelos de lutadores, é altamente detalhado, com diversas regiões suscetíveis aos danos infligidos, aumentando o realismo em milhares de potenciais danos no rosto, por exemplo.
Vi hematomas evoluindo para inchaços, sangue expelindo, cortes com tamanhos consideráveis, lacerações que até incomodavam de ver. O sangue, acumula na tela, respinga, se espalha, é basicamente sangue, suor e adrenalina. Agora, lutadores estremecem, indicam sua dor fechando os olhos e suas reações, se aproximam do realismo. A sincronização labial também atua de forma digna no modo carreira, com cutscene interessantes e detalhadas. Não só o rosto sofre danos, como as penas também. Observamos hematomas, inchaços e demais ferimentos.
O desempenho foi ótimo, com picos de 60FPS no PlayStation 5, com efeitos de iluminação e sombreamentos atuando em conjunto em um destaque visual sofisticado. A ambientação, dessa vez, redesenhada, sempre surge com texturas aprimoradas, com uma quantidade geral de renderização melhorada e próxima ao mundo “real”.
Não se trata apenas de visuais… o que mais impressionou durante as gameplays testadas e seus modos, foi o real impacto em lutadores ao longo do tempo, com mobilidade afetada, além da própria resistência. Termine uma luta com nariz quebrado, sua recuperação vai demorar, o que leva a espera para permitir acesso as novas lutas e contratos. Detonaram seu olho? Problemas de visão no lutador. Muitos golpes nas pernas? Mobilidade bem lenta e nem pense em quedas… existem os médicos que estarão prontos para interferir, algo que fará parte de sua tática, aproveitando a oportunidade de finalização antes que ele termine a luta. Todos os detalhes são impressionantes e observar certos momentos de gameplay em replay, tornam as coisas ainda mais formidáveis.
As lutas no chão também foram reformuladas, com a complexidade do jogo anterior reduzida, permitindo um sistema mais contínuo e rápido, facilitando ao máximo a execução. Isso manteve minha atenção para o momento de escolha e transição rápida, entre a tática de uma abordagem em é ou no solo. O modo “Carreira”, mencionado acima, retorna, com inícios em batalhas de quintal, logo após lutas amadoras em estacionamento até conseguir uma chance real, com Valentina Shevchenko atuando como a diretora do Instituto UFC. A IA torna-se desafiadora conforme avançamos e o jogo permite que jogadores novatos não esquentem tanto a cabeça com um sistema menos completo de controles para suas ações, algo que adorei.
EA Sports UFC 5 supera seu antecessor? Sim, as inovações estéticas, associadas as melhorias visuais impressionam, porém, jogadores oriundos de UFC 4 devem questionar se tais melhorias valem a pena a aquisição do jogo. Assim como FIFA, existem elementos muito parecidos com o jogo anterior. Apesar disso, é um jogo que oferece uma experiência autêntica e emocionante das artes marciais mistas e irá cativar os jogadores em meio ao centro da ação.