A segunda DLC de Final Fantasy XVI chegou e trouxe aquele gostinho que todos queriam, de que provavelmente não será a última vez que veremos Clive e sua turma, o conteúdo serve para conectar pontas da campanha principal e apresentar novos mistérios sobres os personagens principais da trama.

The Rising Tide

A calmaria antes da tempestade

É importante dizer que para acessar o conteúdo de The Rising Tide, é preciso alcançar praticamente o fina do jogo, isso é, seu terceiro ato, após ter liberado a área Origem no mapa, teremos que realizar a missão intitulada como “Inestimável”, após completar todos os requisitos desta missão, basta ir ao quarto de Clive no esconderijo e aceitar o novo conteúdo.

Feito isso, os objetivos principais serão substituídos pelos da DLC, assim iniciamos a nova aventura, esta que nos leva para um novo mapa com novos desafios e áreas para explorar.

A princípio, o que mais chama atenção é a qualidade gráfica do game, já estabelecida no jogo original, o novo cenário é tomado por vegetações e ruínas que lembram uma fase retirada de Tomb Raider ou Uncharted, um trabalho de arte realmente impecável.

Mas se em um canto há muito, em outro falta, já adianto que este conteúdo é bastante curto, o que pode e vai desagradar aqueles que esperam uma jornada longa.

Em minha jogatina, levei cerca de 4 horas para terminar o conteúdo principal, e quando digo principal entenda apenas o recheio do conteúdo.

O que poderia facilmente ser algo mais, como pelo menos 10 horas, a DLC traz novas missões, chefes, inimigos e duas novas invocações, mas peca em terminar quando estava ficando ainda melhor.

Perdido em águas misteriosas

Somos levados até a região da ilha de Mysidia, um povoado afastado de Valisthea, e por isso a paz ainda se faz presente, o local trata todos que não são de lá como forasteiros, porém somos levados para ajudar em uma missão importante.

O antigo portador do Eikon de água está aprisionado, e precisa de um resgate, e claro que a pessoa mais indicada para isso é Clive e sua especial habilidade em lidar com as criaturas mágicas.

Após uma breve explicação sobre toda mitologia que circunda o portador e seu povoado, temos o primeiro encontro direto com as criaturas que irão atrapalhar nossa jornada, assim adquirimos nossas novas habilidades.

Esta por sua vez funciona com uma poderosa arma da água, um canhão aparece no braço de nosso personagem e podemos acertar os inimigos de uma longa distância.

Confesso que esperava mais dos novos golpes, à primeira vista é uma novidade legal, mas enjoa fácil e assim nos vemos usando as antigas habilidades novamente.

O destaque fica para os golpes especiais, este sim, são um show, o efeito da água nos golpes é muito bem-feito, os golpes parecem invocar uma verdadeira fúria dos mares.

Os colossais desafios

The Rising Tide começa brilhar quando começamos enfrentar os chefes principais do conteúdo, ao todo são apenas 3, mas cada batalha é uma verdadeira pesada, o segundo chefe vai dar um certo trabalho até mesmo para quem já domina combos avançados no game.

Isso porque o inimigo possui muita vida e ataques devastadores, é uma dança em meio ao campo de batalha que faz os jogadores prenderem a respiração por um tempo.

Tudo flui muito bem, não presenciei quedas de frames ou mesmo engasgos, o jogo parece ter alcançado um nível de polimento digno de uma saga tão grandiosa.

E claro que teremos as famosas batalhas de Eikons, como é de se imaginar, mas esta não irei citar nada, pois é o ponto alto da DLC, é a definição de épico e poderoso, tudo isso em meio uma trilha sonora empolgante.

O portão de Kairos

Entre as novidades da DLC, temos um novo modo desafiador com ondas de inimigos e um nível grande de desafios, o portão de Kairos consiste em uma espécie de rogue like, onde o jogador precisa enfrentar uma série de levas de inimigos diversos.

Tudo isso com certas limitações de equipamentos, mas podemos obter status que ajudam o jogador, uns são permanentes outros duram apenas alguns ciclos.

Para cada novo ciclo, o jogador pode escolher qual status ele aumenta, para ter ainda mais vantagem, o foco é causar o máximo de dano, enquanto o jogador vai variar seus ataques, ao fim de cada jornada no portão de Kairos um chefe supremo nos aguarda.

The Rising Tide parece preparar o terreno para um possível retorno da saga de Clive e os Eikons, com embates épicos e respostas satisfatórias, o conteúdo vai agradar e deixar o jogador querendo mais.

Nota
Geral
8.0
final-fantasy-xvi-the-rising-tideThe Rising Tide parece preparar o terreno para um possível retorno da saga de Clive e os Eikons, com embates épicos e respostas satisfatórias, o conteúdo vai agradar e deixar o jogador querendo mais.