Harry Potter, personagem que nasceu sem saber que seria um dos mais icônicos símbolos da cultura pop, por gerações as pessoas escolhem suas sagas para amar, para seguirem com elas pela vida toda, Star Wars, De Volta Para o Futuro, O Senhor dos Anéis etc.

De todas as coisas que esse universo apresentou, sem dúvidas uma das mais marcantes é seu mundo rico e vasto, seja pelo passado que culminou no fantástico, as criaturas, os bruxos lendários as guerras e tudo mais que uma boa fantasia possui, em algum lugar de toda essa narrativa surgia Hogwarts, escola preparatória de bruxos que no jogo em questão, nem sonhava um dia ter em seus aposentos, Hermione, Rony e Harry Potter.

Não sou fã do universo, consumi os filmes na infância, mas deixei de acompanhar antes do fim, até hoje não vi todos, nos jogos, o único que joguei foi a Câmara Secreta para Game Boy Color, mas com os trailers e gameplays de Hogwarts Legacy, uma curiosidade genuína em conferir a obra surgiu, que mesmo com algumas polêmicas por conta de você sabe quem, trouxe o jogo definitivo para os fãs dessa saga.

Uma carta de Hogwarts

Se existe algo mais fácil de fazer, do que transformar jogos em filmes, é justamente o inverso, filmes quase sempre dão bons jogos, todo esmero e paixão envolvido em Hogwarts Legacy é notável desde o primeiro contato, após recebermos a tão desejada carta de convocação para a escola de magia, iremos construir nosso personagem do zero, moldar nosso bruxo de acordo com nossa aparência (ou quase isso), ou deixar ele parecido com algum personagem principal dos filmes, para depois iniciarmos nossa aventura.

Com o personagem estabelecido, algo que me agradou bastante é que não seremos aquele ser estático, sem vontade ou emoções, aqui nosso personagem possui voz e vai participar de todo e qualquer diálogo, os que possuem ou não importância, acho importante citar isso, pois aumenta o nível de imersão que teremos no jogo.

Muitos jovens sonhavam em receber uma dessas, bom, agora é possível.

Seguindo o padrão dos primeiros jogos, após um excelente começo, mesclando uma ação fabulosa, em uma sequência de tirar o fôlego, iremos passar por um longo, mas necessário tutorial, com mais ou menos meia hora de gameplay, vamos entendendo que aquele jogo respeita o caminho que ele escolheu trilhar, que é proporcionar o máximo de conforto aos fãs principalmente, mas também para quem não teve qualquer contato com a saga (se é que isso é possível), você pode saber o que o feitiço Lumos faz, mas talvez outra pessoa possa desconhecer o Expelliarmus.

Após uma longa caminhada e boas cenas de uso de magia, algumas batalhas e contemplação da vista que o jogo oferece, vamos finalmente chegar na famosa escola, onde a nostalgia vai bater forte, já que a cena é embalada pela icônica Hedwig’s theme composta pelo mestre John Williams.

O começo de jogo estabelece o tom da obra, que por mais que tenha seu tom leve e cômico, apresenta uma narrativa mais séria, principalmente nas missões principais, tirar a leveza do universo seria um erro total, lembrar que a saga amadureceu com os fãs foi maravilhoso.

Por fim, nosso personagem chega atrasado na cerimônia que definirá para qual casa os alunos vão, certamente uma das cenas mais emblemáticas da saga, é divertida a forma que fizeram a escolha do Chapéu Seletor, ele faz algumas perguntas e você escolhe qual que te define (ou que acha que vai te levar para a Grifinória) e depois de algumas respostas, sua casa é anunciada, mas aqui o jogo já sabia que muitos gostariam de ir para a mais famosa das casas, temos a oportunidade de voltar e tentar quantas vezes forem necessárias, até cair a casa de sua preferência.

Um dos personagens mais simpáticos, triste ele aparecer tão pouco.

Draco Dormiens Nunquam Titillandus

Depois de muito tutorial, muita explicação e muitas  apresentações, estaremos livres para seguir pelo vasto castelo, é impressionante o nível de detalhes que carregam o carinho e a fidelidade necessária para uma obra desse tamanho, mesmo alguém que não saiba tudo sobre, ficava encantado com cada detalhe, tudo muito bem trabalhado, com inúmero caminhos para seguir, segredos para descobrir, missões, enigmas para desvendar.

O castelo de Hogwarts é praticamente um mundo separada, vamos dividir o tempo de jogo dentro dos castelo, nas suas imediações e fora dele, o que gera uma quantidade absurda de coisas para fazer, se não for o suficiente buscar os mistérios do local, temos; história de Hogwarts desvendar e enriquecer o universo caso você seja fã, missões secundárias, coletáveis distintos, mini jogos para realizar e claro as missões principais, no meio disso tudo, parando para observar os elementos que foram apresentados nos livros/filmes, as escadas que aparecem do nada, os fantasmas que rondam o interior da construção, os quadros “vivos” etc. A qualidade do jogo é inegável, um trabalho maravilhoso dos produtores.

A Arquitetura das instalações são lindas, os salões, as salas de aula o exterior, o jardim, tudo é inacreditavelmente bonito.

Andar por Hogwarts é satisfatório.

Por mais que a gente esteja controlando um personagem que entrou já no quinto ano de estudo, teremos as aulas de botânica, defesa contra as artes das trevas, e no meio de uma missão e outra, teremos uma espécie de dever de casa, que é completar algumas tarefas designadas pelos professores, geralmente a recompensa é aprender um feitiço novo.

Das coisas mais divertidas de fazer logo no começo do jogo é se preparar para as aventuras, isso porque vamos ao Beco Diagonal, uma espécie de 25 de março ou Beco da Poeira dos bruxos, escolher uma vassoura nova, comprar vestimentas, personalizar e escolher a varinha mágica, tudo é muito vivo, com muitas informações na tela, que não poluem, só despertam ainda mais nossa curiosidade.

É Leviôsa, e não Leviosá!

O jogo é um rpg, como em um bom rpg, o combate de ver ser minimamente divertido, por sorte as lutas de Hogwarts Legacy são extremamente divertidas, temos um sistema de controles simples e bastante intuitivos, é fácil de se adaptar, temos o ataque normal e os feitiços especiais, esses que servirão não só para atacar, mas para desvendar enigmas, capturar criaturas e liberar certas partes do mapa.

O ataque básico é desferido quantas vezes quiser initerruptamente, ao segurar o botão de ataque e pressionar os outros, uma magia mais forte será lançada, essa que precisa esperar uma certo tempo até que possa ser utilizada novamente, teremos quatro espaços para montarmos nossa combo de magias, eles serão acessados pela setas no controle, podemos fazer um feitiços potentes ou mesclar com outras que servem para controle de campo.

Conforme vamos acertando os inimigos, o tempo de recarga dos outros poderes diminui com maior rapidez, tornando o combate bastante fluido e menos desfavorável para o protagonista.

Conforme o jogo avança, as paisagens vão ficando ainda mais lindas

A varinha mágica só pode ser personalizada com cores ou cabos diferentes, o que muda nosso estilo de luta é justamente os outros equipamentos, capas, chapéu, óculos, cachecóis e luvas. Eles farão nossos status mudarem e ficarem mais fortes, aumentado a vida, defesa e ataque, além disso, podemos imbuir efeitos adicionais em equipamentos de nível elevado, que terão espaços para isso, aumentando a resistência para um determinado efeito ou melhorando o dano causado por um feitiço específico.

É preciso explorar as missões para buscar equipamentos mais fortes, pois mesmo em um nível alto, não são só os feitiços que nos mantaram seguros.

E por falar em feitiços, esses que são parte da beleza do jogo, pois as animações estão lindas, a movimentação para desferir um golpe muda dependendo de como o personagem estiver, as lutas ganham um toque mais elegante com os graciosos e bons movimentos, além dos poderes já mencionados, quando avançamos até certo ponto na história, iremos desbloquear duas novas funções, a magia ancestral, que é um poderoso golpe que causa um dano bastante elevando nos inimigos e a habilidade de expandir os talentos já adquiridos.

Por exemplo, o toda vez que realizarmos um contra ataque perfeito, a reação do personagem será desferir um Estupefaça, com o aprimoramento desse talento, será possível marcar o oponente com uma maldição, assim, cada ataque seguinte causará dano adicional, os talentos são separados em grupos, magia normal, geral, artes das trevas etc.

Podemos também usar da furtividade em algumas missões para evitarmos combates desnecessários, ou consumir poções que darão um efeito temporário ao personagem, mas que são extremamente úteis em batalha.

Enfrentar hordas de inimigos, sejam eles criaturas como as temidas aranhas gigantes, lobos ou bruxos das trevas é viciante, isso sem citar os chefes que demoram um bom tempo para cair.

Uma Nimbus 2000 e a vontade de ganhar o mundo

Em Hogwarts Legacy, após a hora inicial, poderemos finalmente sair e explorar o mundo vasto para além do castelo, e o que não vai faltar é coisa para fazer, seja explorar atrás de materiais para criar novas poções, vencer os inúmeros acampamentos de bruxos caçadores, ou somente sair por aí sem rumo e deixar que o jogo te surpreenda, existem tantos locais misteriosos, alguns até mesmo assustadores como a Floresta Proibida, local das mais terríveis criaturas e os mais perversos bruxos das trevas.

Seguir e dar de cara com uma construção que nos chama a atenção, uma escadaria no meio do nada que leva para uma caverna escura, faz desse jogo um daqueles que tomaram muito tempo do jogador, recomendo jogar com calma e explorar cada canto, principalmente depois de liberar o voo com sua vassoura.

A exploração não é maçante, pelo contrário, poucas vezes me senti cansado de sair por aí investigando, o mais comum era marcar um destino e desviar o caminho para acabar com malfeitores aqui, explorar uma construção abandonada ali, o mapa e o level design farão o jogador querer seguir até onde seja possível.

“É nois que voa bruxão!”

É sem dúvidas a melhor coisa do jogo, essa sensação de liberdade, de não saber o que nos espera nos bosques, que missão nos será designada quando encontrarmos a próxima vila precisando de ajuda, coisas do mundo dos rpg’s, só que aqui com toda o toque especial do universo bruxo.

Há também algo que vou chamar de zoológico particular, não direi o que é para não dar spoilers desnecessários, mas apresenta uma administração de recursos adoráveis, onde teremos sempre um estoque de suprimento disponível.

Hogwarts Legacy acabou me divertindo ainda mais do que eu esperava, é um jogo divertido, com uma história muito boa, que pode não ser a melhor das narrativas, mas instiga e diverte o jogador, com bons momentos de ação e uma excelente trilha sonora, para quem conhece o universo de Harry Potter, será um presente gratificante, e aos que não, um maravilhoso jogo de ação e aventura.

Difícil escolher qual local é o mais bonito.

Esta análise foi feita com base em uma cópia cedida pela Warner Bros. Games, agradecemos por mais uma vez confiar em nossa equipe.

Nota
Geral
9.5
hogwarts-legacyCertamente é um dos melhores jogos sobre a franquia Harry Potter, que já dominou o coração de muitos, criar seu bruxo e viver uma aventura pelos locais icônicos dos livros e filmes é uma experiência sensacional, ou melhor, mágica.