Apenas sete anos separam a versão original de Horizon Zero Dawn lançada em 2024 de sua remasterização, sete anos é um número aceitável para termos uma “nova” versão de um jogo? Talvez existam aqueles que desejassem uma repaginada nos gráficos da primeira aventura de Aloy, ainda mais depois do lançamento de Forbidden West, bem, gostando ou não, o remaster de Horizon Zero Dawn chegou, e será que ele se sai bem em pelo menos prender a atenção do jogador?

 

Para Meridiana, mais uma vez…

Devemos começar falando a verdade, os gráficos de Horizon Zero Dawn já não brilhavam os olhos como em seu lançamento, e com sua continuação chegando isto ficou ainda mais claro, o remaster nesse quesito se sai muito bem, diferente de outras remasterizações onde mudam uma sombra aqui, uma textura de roupa ali, aqui temos uma completa reformulação do game.

Os modelos faciais, bem como as expressões dos personagens, tudo fora refeito com os gráficos semelhantes aos de Forbidden West, o que traz realmente uma sensação de estarmos jogando algo novo.

As roupas, as armas e todos os cenários trazem os melhores gráficos, onde agora, assim como The Last of Us Part I e II, somam como uma continuação direta da mesma geração de consoles.

Além dos modelos dos protagonistas, as máquinas e os inimigos humanos também compartilham do mesmo capricho, é uma sensação boa reviver os eventos de Aloy em um mundo ainda mais belo.

É claro que a história é a mesma, além de missões secundárias, mas relembrar este jogo com uma nova cara é muito bom, os caldeirões são um espetáculo a parte, pois como bem sabemos, estes reservam um cenário ainda mais “metálico” do que o lado de fora do mapa, com luzes e reflexos para todos os lados.

Certamente aqueles que nunca jogaram o game, vão presenciar o inicio de uma franquia adorada por muitos (e nem tanto por outros) da melhor forma possível.

Além disso, o game ainda reserva todo o conteúdo da DLC The Frozen Wilds, onde uma nova e desafiadora missão para Aloy.

Os jogadores que possuírem seus antigos saves da versão de PS4, podem transferir para o PS5, assim seus equipamentos e níveis farão parte de sua nova aventura remasterizada.

Porém, senti falta de receber também os troféus, não sei se não recebi por ser uma versão nova de outro console, ou se o sistema apenas bugou.

Onde poderia ser melhor

Mas senti falta de algo a mais, já que eles queriam que os jogadores revivessem este game de uma forma diferente, que fizessem isso ainda melhor, e isso nem de longe é uma crítica ao game em si, de fato este remaster faz jus ao console onde saiu, porém, poderiam ter colocado o mesmo sistema de combate do Forbidden West com a lança, adicionado algo a mais para o arco e para as demais armas.

Não custava mexer um pouquinho a mais para que a experiência ficasse ainda mais nova e completa, poderia até mesmo inserir novas missões secundárias, alguns caldeirões com máquinas secretas, estas que veríamos apenas no já lançado novo jogo.

Apesar de tudo Horizon Zero Dawn Remastered ficou incrível, a Guerrilla tem uma capacidade formidável de criar bons mundos e histórias cativantes.

Nota
Geral
8.0
horizon-zero-dawn-remasteredNão custava mexer um pouquinho a mais para que a experiência ficasse ainda mais nova e completa, poderia até mesmo inserir novas missões secundárias, alguns caldeirões com máquinas secretas, estas que veríamos apenas no já lançado novo jogo. Apesar de tudo Horizon Zero Dawn Remastered ficou incrível, a Guerrilla tem uma capacidade formidável de criar bons mundos e histórias cativantes.