Impaler é um jogo de ação frenética em um ambiente fechado com múltiplos inimigos aproximando-se de vários lados com efeitos lindos e gráficos semelhante ao DOOM de 1993. Desenvolvido exclusivamente na linguagem de programação C, Impaler resultou do desafio feito pelo desenvolvedor à si próprio, ele desejava desenvolver um jogo sem o auxílio de game engines, como a Unity ou Godot.
O jogador é presenteado com duas armas: uma arma de fogo e uma maça conjuradora de estalagmites que surgem a partir do chão (chamadas apenas de “spikes” ou “espinhos”). Com essas armas é necessário derrotar inimigos sequenciados em rodadas e ao superar cada rodada, a quantidade e tipo de inimigos são alterados, os quais variam desde gárgulas equipadas com metralhadoras à slimes cuspidores de ácido.
Algumas propriedades dos inimigos mudam à depender do tamanho deles, aumentando HP, resistência e até mesmo multiplicam-se em pedaços menores ao serem destruídos e logo após terminar a décima rodada, é necessário derrotar o boss, uma crânio flutuante chamado apenas de “Skull King” ou “Rei Caveira”.
O principal recurso diferencial nesse game é a forma na qual os spikes são utilizados, onde o jogo foca bastante em utilizá-los para derrotar os inimigos. O nome do game é Impaler, então isso justifica bastante o uso dos espinhos que impalam os monstros mortos com direito à animação dos corpos escorrendo em direção à base do spike, semelhante ao empalamento utilizado pelos romanos.
Os spikes são tão importantes para o jogo que eles são objetos que duram muito tempo dentro do mapa, onde eles poderiam apenas desaparecer após alguns segundos, mas permanecem ao decorrer da rodada inteira.
Durante as rodadas, os inimigos derrubam moedas após serem destruídos e ao chegar no final de cada rodada, caso o jogador possua pelo menos 50 dessas moedas, é possível melhorar uma propriedade dos aspectos de gameplay, são eles: HP, arma de fogo, arma de espinhos, moedas, corpo, mente e slow motion. Assim, ao final de cada rodada, o jogador precisa escolher entre duas propriedades aleatórias que serão melhoradas de forma desconhecida.
Isso aumenta o fator replay do game, pois todas as melhorias previamente desconhecidas são registradas e durante a próxima gameplay, o jogador saberá qual melhoria será aplicada para ajudá-lo na escolha e facilitar a superação de todas as onze rodadas que estão por vir. Alguns recursos de combate adicionais englobam pular na cabeça dos inimigos e a aniquiladora onda de choque causada ao cair de uma determinada altura.
Quanto ao mapa, ele é uma igreja localizada aparentemente em um pesadelo do protagonista, onde durante todas as rodadas surgem totens pelo cenário, os quais dificultam a movimentação do jogador, o material deles varia desde uma madeira frágil até concreto super resistente, isso obriga ao jogador destruí-los para fugir dos inimigos, os quais atualmente são: succubus, sapos (?), gárgulas, cabeças de estátuas voadoras, ciborgues e slimes.
A trilha sonora é fantástica e provavelmente é o ponto mais alto do jogo, pois ela assemelha-se muito às músicas de “Castlevania: Symphony Of The Night”, capaz de transmitir um clima herético e frenético, impulsionado pelos efeitos visuais que utilizam cores muito semelhantes aos vidrais de algumas catedrais.
No entanto, ainda que Impaler ocorra em um ambiente fechado com muitos inimigos, esse não é um jogo difícil, na verdade é possível chegar próximo da décima rodada facilmente logo na primeira gameplay, aprender alguns detalhes na segunda e então, terminar o game na terceira gameplay. Além disso, a queda brusca de dificuldade após aprender alguns detalhes da gameplay tornam o seu replay maçante, pois a “dificuldade” presente no jogo se apoia no escasso tutorial e nas dicas que aparecem na tela de loading.
Alguns detalhes que tornam o game não-difícil podem ser percebidos durante a gameplay para os mais atentos e aprendidos ou reforçados nas telas de loading. O boss final também não é difícil, é necessário apenas possuir pelo menos dois neurônios funcionando e seguir uma estratégia facilmente executável devido aos lentos ataques do chefe e ao seu padrão mostra-fraqueza-esconde-fraqueza, bem característicos de videogames.
Caso as dicas da tela de loading fossem removidas, a curva de aprendizado do jogo estenderia o tempo de dificuldade e o fator replay, para estimular o jogador à aprender esses detalhes de gameplay e eles não são segredos escondidos no mapa difíceis de perceber.
Devido ao desenvolvedor haver produzido o game como um desafio para si próprio, até o presente momento a lore é obscura, então a gameplay junto à trilha sonora toma completamente o foco do jogador, forçando o jogador à descobrir coisas por conta própria e com pouco detalhamento sobre a gameplay. Esse desafio estendeu o game para quatro anos, com o desenvolvimento iniciado em 2018, ele produziu muitas vantagens pelas quais Impaler pode ser considerado um ótimo jogo arcade para o Steam Deck e uma performance ótima sem bloats.
Para aproveitar ao máximo do game sem torná-lo maçante curtindo a ótima trilha sonora, recomenda-se planejar a jogatina previamente para coletar todas as achievements e melhorias ao invés de jogar dez rodadas inteiras para conseguir uma única melhoria ou achievement quando tentar platiná-lo. Além disso, é visível a possibilidade de muitos desafios e speedruns para esse game para testar o quanto estende-se a dificuldade dele, tais como terminar o game somente utilizando spikes ou sem pular.
Impaler tem uma boa gameplay, bons efeitos e uma ótima trilha sonora que casa bem muito bem com a ambientação, isso tudo torna-o bem promissor caso tenha uma história mais detalhada ou uma construção de mundo que explique o por quê de tudo aquilo estar ocorrendo.
Considerando tudo o que foi dito, Impaler não é um jogo difícil, então, pode frustrar jogadores que busquem um desafio e se enganam ao acreditar que o game é difícil julgando somente pela proposta de ser um rogue-like com muitos inimigos em um ambiente fechado. Isso foi reforçado quando foi possível terminá-lo em exatamente 1 hora.
Caso o jogador tenha pouca experiência experiência em games com tutoriais escassos, Impaler com certeza seria um game considerado difícil, porém as dicas que aparecem na tela de loading deduram os detalhes de gameplay e o tornam em um game fácil de terminar.
A pouca dificuldade é compensada ao entregar um game com efeitos lindos, uma trilha sonora incrível e uma gameplay viciante devido ao recurso de empalamento apresentado. Caso a história seja aprofundada e a ordem de surgimento/tipos dos inimigos sejam incrementados para aumentar a dificuldade, Impaler pode tornar-se um game difícil com um ótimo backstory. A história é muito obscura, explicada somente com uma imagem mostrada ao derrotar o Rei Caveira, na qual é revelado que o local é um pesadelo e talvez esteja mais coisas por vir.