Antes de tudo, o game Jujutsu Kaisen Cursed Clash, desenvolvido pela Byking Inc e distribuído pela Bandai Namco Entertainment Inc, estreou oficialmente no dia 1 de fevereiro de 2024. Em Jujutsu Kaisen Cursed Clash os jogadores poderão testemunhar a adaptação, pela primeira vez no universo dos games, desta (deste) aclamada (o) série (anime) da Shonen Jump! Rostos familiares, como Yuuji Itadori, Megumi Fushiguro, Nobara Kugisaki e Satoru Gojou, estão presentes neste frenético jogo de luta 2×2. Além disso, maldições como Jougo e Hanami, também dão o ar da graça.
Agora, felizmente recebemos uma key (chave) para elaborarmos nosso review (da versão de PC). Logo, eu gostaria de agradecer o pessoal da Nuuvem (site) que conseguiu nos proporcionar essa oportunidade, muito obrigado por confiar em nosso trabalho e por essa parceria incrível. Muito Obrigado Nuuvem!
Assim sendo, confira abaixo nossa gameplay inicial de 43 minutos (sem comentários) de Jujutsu Kaisen Cursed Clash no PC:
Aviso Importante
O site Gamer Point atualmente conta com um número interessante de autores; os mesmos atuam de maneira livre em artigos autorais, notícias (games e tecnologia), previews, e reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de spoilers em meus artigos, previews e reviews. Portanto, leiam tranquilamente, pois, este review mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de enredo (história) que possam prejudicar a sua experiência.
A Era das Adaptações
Sobretudo, é de conhecimento geral que os animes caíram no gosto popular nos dias de hoje, existem centenas de produções e mais saindo todos os dias. Grandes empresas como Toei Animation (responsável pelo anime Dragon Ball Z Super), Shueisha (grande publicadora de mangás), bem como às gigantes do Streaming de animes (por exemplo, a própria Toei e a crunchyroll), fomentaram esse grande BUM! Logo, às grandes empresas da indústria dos jogos eletrônicos, percebendo o tamanho do sucesso, não poderiam ficar de fora.
Enfim, eis que surge a Bandai Namco (a gigante editora/distribuidora japonesa de jogos), fundada em 2006, a maior responsável por popularizar os games de anime fora do próprio Japão. A empresa detém os direitos (para transformar em game, trazer e publicar no ocidente) de diversas franquias famosas, como Dragon Ball, One Piece, Naruto e My Hero Academia. Olha que eu nem arranhei a superfície aqui, hein!
Games de Batalhas de Arena (Fighting Arena Games)
Tendo o tópico à cima em mente (o tópico passado), finalmente chegamos no X da questão: “Jujutsu Kaisen Cursed Clash”. Não é de hoje que a Bandai Namco trás um jogo no estilo fighting arena games (games de batalhas de arena), a empresa já lançou jogos (franquias) como Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm, My Hero One’s Justice, One Punch Man: A Hero Nobody Knows, Jump Force e muitos outros. Contudo, eles parecem não ter aprendido nada com as experiências anteriores, na verdade, houve uma regressão terrível. O que me entristece muito! Ou seja, esse é mais um game genérico de fighting arena, que não inova em nada, bem, eles até tentaram inovar em algo, mas não deu muito certo não.
O grande diferencial apresentado no título, em relação a outros games do gênero, é o sistema de batalhas 2×2, onde os jogadores terão que lidar (dando assistência) simultaneamente com um companheiro de equipe, melhor dizendo, os jogadores precisarão cuidar de si mesmos e de um companheiro. Tudo isso no meio de batalhas frenéticas! No entanto, o que era para ser super divertido, a grande inovação, pode ser algo extremamente frustrante.
Dessa maneira, eu vou fazer uma comparação que eu não queria fazer, mas preciso. Se compararmos Jujutsu Kaisen Cursed Clash com Street Fighter 6, que é um game com combos bem mais complexos de se realizar, vocês ficariam de queixo caído em saber que em Jujutsu os combos são realizados com apenas um botão, bastando pressionar ele diversas vezes. Não sei se eu sou chato de mais, ou se esse jogo não apresenta desafio nenhum. Os desenvolvedores nem se esforçaram nesse aspecto!
Aliado ou Inimigo?
Como o nome do próprio tópico explana, esse é outro grande problema do jogo, as batalhas 2×2. Aqui, tudo é confuso e sem ordem! Sempre que tentamos atacar o inimigo em conjunto, se nosso aliado também tentar (ao mesmo tempo), ele vai atrapalhar, ele vai nos interromper, ou seja, é melhor atacar sozinho. Quando tentamos realizar um ataque ESPECIAL em conjunto, esse pelo menos funciona, porém, ela dá um trigger (ativa um gatilho) em outro problema bem chato; longas cenas animadas que quanto mais eu usava esses ataques especiais, mais eu ficava irritado. Chega um momento, e ele chega bem rápido (pode apostar), que eu simplesmente comecei a abrir mão de usar esse tipo de ataque.
Outro ponto importante é o fato de que Jujutsu Kaisen Cursed Clash está totalmente desbalanceado. Em suma, é o mesmo problema que ocorre em vários games de luta, onde os personagens com longo alcance (geralmente aqueles que usam magias para controlar a luta) estão totalmente quebrados. Ainda mais quando podemos spamar (apertar repetidamente) apenas um botão para realizar combos insanos.
A Terrível Maldição das Adaptações
Antes de tudo, preciso ressaltar que Jujutsu Kaisen Cursed Clash tem alguns modos de jogo diferentes: story mode (modo história), online versus, free battle, rush battle e survival mode (modo sobrevivência). O free battle serve como um modo de prática, onde os jogadores podem testar seu combos, bem, nesse caso que os combos são todos de dois botões, esse modo é totalmente inútil. Já no online versus, os jogadores vão jogar partidas casuais ou ranqueadas (contra outros players online). Esse modo é extremamente mal otimizado, os servidores são terríveis e muito lag te espera! Além disso, os modos rush battle e survival mode, são basicamente a mesma coisa, aqui ondas e mais ondas de inimigos (controladas pela IA) são jogadas em cima de você; o diferencial é que um dos modos é mais difícil que o outro (o survival mode).
Eis que chegamos ao ponto mais importante desse tópico, o story mode (modo história). Já adianto que a campanha de Jujutsu Kaisen Cursed Clash é extremamente curta, eu levei 4 horas e alguns minutos (não me lembro exatamente quantos minutos) para terminar. Sim, apenas 4 miseras horas, talvez com mais calma eu teria atingido 5 horas, porém, eu não queria passar nem mais um minuto naquele desastre. De longe, as horas são o menor dos problemas, uma vez que os péssimos gráficos roubam a cena, o jogo é muito simples, na verdade, não vou mentir para vocês, o jogo é feio e mal feito!
Contudo, como se não bastassem os péssimos gráficos (os personagens parecem bonecos de plástico mal feito), ainda temos uma grande falta de sincronia nas falas dos personagens com as legendas, está tudo fora do lugar. Mesmo tendo legendas em Português (PT-BR), o que teoricamente seria uma coisa boa! Inclusive, esse problema fica mais visível quando paramos e percebemos que as falas, intro dos personagens, nomes de golpes e de poderes, ou seja, absolutamente tudo no combate está sem legendas. Parece que o pessoal da Byking Inc só quis legendar a história em si!
OBS: A preguiça foi tanta que não existe animações (CG’s ou cutscenes se preferir) no modo história. Os desenvolvedores apenas optaram por uma apresentação de slides bem tosca. A maior parte, das 4 horas que joguei, se baseou em leitura. E olha que eu gosto de ler e escrever, no entanto, fica visível que essa não era a proposta do game.
Otimização e Desempenho
Por incrível que pareça, eu não tive problemas de quedas de frame, Crashes e Bugs (pesados, porque alguns bugs leves e bobos aconteceram). Na verdade, fora os problemas no modo versus online (muito lag, conexão caindo algumas vezes, péssimo netcoding), a performance me surpreendeu, ao menos um pouco, já que eu não estava esperando nada.
Requisitos de Sistema
Mínimos:
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits.
SO: Windows 10.
Processador: Intel Core i3-2125 / AMD Phenom II X4 965.
Memória: 4 GB de RAM.
Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 660 Ti / AMD Radeon RX 560 / Intel Arc A380.
DirectX: Versão 11.
Armazenamento: 10 GB de espaço disponível.
Outras observações: Performance Estimada: 1080p/60fps com as configurações gráficas no “mínimo”. Pode haver quedas na taxa de quadros em cenas gráficas mais intensas. Um sistema operacional e processador de 64-bits são necessários.
Recomendados:
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits.
SO: Windows 11.
Processador: Intel Core i5-2300 / AMD A8-6600K.
Memória: 8 GB de RAM.
Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1660 Super / AMD Radeon RX 480 / Intel Arc A750.
DirectX: Versão 11.
Armazenamento: 10 GB de espaço disponível.
Outras observações: Performance Estimada: 1080p/60fps com as configurações gráficas no “alto”. Pode haver quedas na taxa de quadros em cenas gráficas mais intensas. Um sistema operacional e processador de 64-bits são necessários. Windows 10 (Versão 1809 ou posterior) e 4GB VRAM GPU (placa gráfica ou placa de vídeo) são necessários (as) para DirectX 12 API.
Pontos Fortes e Pontos Fracos
Pontos Fortes
- Legendas em Português (PT-BR).
- Existe bastante conteúdo para ser desbloqueado.
- Infelizmente esse é o único game de Jujutsu Kaisen.
Pontos Fracos
- Gráficos péssimos.
- Falta de sincronia entre legendas e personagens.
- Combate extremamente insatisfatório.
- A ação e animações nos combates são mal feitas.
- Um game de luta onde não existem combos.
- Faltou respeito com o material fonte.
Considerações Finais
Resumindo, tudo o que expressei para vocês foi a minha experiência com o game Jujutsu Kaisen Cursed Clash, a minha verdade, ou seja, não tenho qualquer problema com os desenvolvedores e nem nada do tipo. No entanto, eu senti que houve uma tremenda falta de paixão nesse projeto, é um show de horrores, é um projeto extremamente preguiçoso. Como fã do universo de Jujutsu Kaisen eu lamento que isto tenha acontecido, porém, essa é uma primeira tentativa de muitas outras que virão por aí, só espero, sinceramente, que essas outras sejam melhores.
Ficou interessado no game? Compre com segurança no site da Nuuvem!