O novo título do renomado desenvolvedor de jogos de estratégia e designer-chefe de Civilization IV, Soren Johnson, está chegando oficialmente na Steam após um período de exclusividade temporária e de acesso antecipado na Epic Games Store.
Criado com a equipe da Mohawk Games, Old World é um jogo de estratégia baseado em turnos 4x que em outras palavras, é como se Civilization nunca saísse da era antiga. Em Old World você tem a responsabilidade de comandar uma dinastia durante uma época em que a tecnologia é primitiva. O seu dever é trilhar esse caminho nada fácil através de um mundo hostil, cheio de culturas e grandes líderes rivais, para assegurar a sobrevivência do seu povo e de sua linhagem durante a partida.
Um prato cheio para fãs de Civilization
Logo ao iniciar, Old World deixa muito claro onde está a sua inspiração. Um jogador de Civilization irá rapidamente ficar familiarizado com o jogo graças a uma interface de usuário semelhante, mas com uma linguagem visual distinta, garantindo que quem jogou a série da Firaxis se sinta em casa, pelo menos pela primeira vez.
Em Old World, você controla o governador de uma cidade-estado (Assíria, Cartago, Egito, Roma, etc.) e, por sua vez, você percorre a história, enquanto trabalha incansavelmente para aumentar sua legitimidade e influência. As diferenças entre os dois jogos aparecem constantemente ao longo do tempo, mas o que os torna realmente diferentes é a abordagem.
Enquanto Civilization é uma longa jornada pela história, Old World é mais contido. Em vez de nos levar desde os primórdios da humanidade até os tempos modernos, Old World faz exatamente o que seu nome indica e se concentra no mundo antigo, nas primeiras civilizações e nos primeiros passos em direção à sociedade moderna.
Old World é acima de tudo, sobre pessoas e não sobre grandes figuras nacionais, como vimos na grande maioria dos jogos de construção de impérios no passado, onde a dinâmica do jogo é sempre baseada em uma figura histórica como fundo de narrativa e gameplay. Eu confesso que por mais carismáticos que sejam os personagens históricos de Civilization, no fundo, falta alma. No máximo é divertido usar o Gandhi para ser líder de uma guerra atômica.
Outra diferença interessante entre os dois jogos, é a forma de como as unidades são movidas através dos hexágonos. Ao invés de o movimento ser limitado a um número definido de espaços, o movimento unitário é governado por um conjunto de ordens (que é determinada por vários fatores).
Isso é bom se você tiver apenas algumas unidades, porque você pode movê-las até que elas acabem e depois seguir em frente, mas quando você tem muitas unidades, você terá que escolher qual, onde e quando é melhor mover. Você pode até gastar recursos adicionais para empurrar as unidades além do ponto de exaustão, dando a você um maior grau de controle. Mas é preciso ter bastante cuidado.
Em termos de jogabilidade, o jogo é visto com sua visão isométrica e o mapa dividido em quadrados. A primeira coisa que devemos fazer é fundar uma cidade, mas aí vem a grande diferença para os já acostumados com Civilization. Não é possível fundar cidades onde quiser, seja próximo a um rio ou em um lugar rico em recursos, o jogo nos dará o lugar exato para fundar cidades sem poder escolher se é bom ou ruim.
Geralmente são bons lugares, mas já, depois de explorar um pouco mais o mapa, teremos que selecionar um lugar melhor para a segunda cidade. Aqui se trata de fundar o maior número possível de cidades no início, já que não é possível fundar uma e jogar com ela durante todo o jogo.
Fãs de Crusader Kings também vão adorar!
Em Old World, é a sua vez de realmente se colocar no papel de um dos líderes históricos sem precedentes, este título usa uma cartilha de linhagem que é bastante semelhante ao que é usado em Crusader Kings, mas com uma abordagem mais amigável e simples.
Não chega a ser um híbrido de estratégia e RPG tão imersivo e bem completo como Crusader Kings III, mas os líderes têm uma personalidade com a qual você pode se conectar por meio de suas ações, como partos e casamentos arranjados, famílias rivais disputando os holofotes e eventos pontuais em que suas decisões podem ter um efeito dominó e te prejudicar ou beneficiar.
Um exemplo prático dessas decisões que podem impactar no jogo que posso dar para você, foi que em uma das minhas partidas jogando com o Egito, que historicamente usou escravos para construir seu império, eu fui surpreendido ao ter que optar por uma decisão que poderia afetar o decorrer do meu jogo. A corte queria que eu me livrasse dos meus escravos e libertasse toda a minha população.
Em outro momento, recebi alguns pedidos de casamento de alguns outros líderes. Optei por me casar e usar isso ao meu favor depois de alguns turnos. Basicamente, ao me casar, consegui aliança com um novo império e bem… eu apenas queria passe livre para adentrar na sua capital, declarar guerra e tomar as suas áreas para expandir o meu território e minha influência. Foi demorado, levou algum tempo, mas meu plano funcionou. Do fruto do amor de nosso casamento, nasceu o novo príncipe do Egito e eu o mandei para uma escola de filosofia.
É divertido ver como as famílias nobres se movem no jogo, como algumas se ofendem com certas decisões que tomamos e como elas oferecem o casamento para se tornarem mais poderosos. Também teremos que ter uma mão esquerda em nosso próprio território com as famílias nobres, porque cada ação que tomarmos terá um impacto e quando ofendermos alguma família, tenha certeza de que ela não ficará parada. É sem dúvida alguma uma excelente adição ao gênero de estratégia 4X.
Tá, mas qual é o objetivo, como se vence esse jogo?
Em Civilization, nossos objetivos são bem claros desde o início. Mas em Old World é facilmente possível se perder nisso e ficar jogando por horas e do nada acontecer algo que aconteceu comigo em minha primeira partida: “peraí, o que é que eu tô fazendo mesmo? como que eu vou ganhar isso aqui?”.
O jogo realmente não é tão explícito em seus tutoriais e objetivos principais. Mas se você quer realmente ganhar, a melhor maneira de fazer isso é iniciar e completar Ambições, que são desafios longos e gerados dinamicamente e entregue a você por membros de sua dinastia.
O fato é que eles precisam de muita dedicação e desaparecem logo após a morte da pessoa que o propôs, e se você não os cumprir, há repercussões negativas. Por mais punitivo que seja, este sistema é bastante original e oferece uma maneira de ganhar caso você prefira ficar quieto, em vez de derramar sangue.
Um 4X leve e charmoso
Jogos desse gênero dificilmente são avaliados por seu quesito gráfico. As mecânicas são o mais importante. Mas Old World fica muito bem com excelentes gráficos de alta qualidade e um bom nível de detalhe, destacando especialmente nas ilustrações dos eventos e os retratos dos personagens, estes últimos, diga-se de passagem é bem gratificante acompanhar a trajetória, já que as ilustrações também envelhecerão os personagens ao longo dos anos, mostrando claramente o efeito de passagem do tempo.
O jogo também é leve e roda bem em máquinas mais antigas. Ele tem como requisito mínimo uma GT 770 da Nvidia ou uma R9 290 da AMD. Além de gráficos bonitos e de rodar de forma suave, a interface do usuário é projetada de forma que seja muito fácil de usar, e apesar do grande número de opções disponíveis, é fácil de se localizar nos menus, o que pode favorecer a chegada de novos jogadores ao gênero.
A parte sonora do jogo é bem imersiva, ele possui melodias que nos mergulham no período histórico em que nos encontramos, favorecendo a imersão durante as horas de partida. Além disso, o título possui alguns bons efeitos sonoros que acompanham perfeitamente o resto do jogo.
Conclusão
Sem mais delongas, é possível resumir ao todo que Old World é uma excelente adição ao gênero de estratégia 4X. O jogo é um misto de conceitos novos e clássicos, que se casam perfeitamente e criam um jogo de estratégia 4X original que, por sua vez, é familiar o suficiente para não ter que fazer com que jogadores veteranos precisem aprender a jogá-lo.
De qualquer forma, para um jogo que compete com jogos como Civilization, Old World oferece motivos suficientes para escolhê-lo caso você já tenha se perdido por centenas de horas em Civilization. E também pode ser uma excelente porta de entrada para novos jogadores no gênero.
O principal ponto negativo do título, está exatamente para os fãs brasileiros: Old World não tem localização para PT-BR, o que pode dificultar demais a jogatina para quem não tem domínio na língua inglesa.