Pizza Possum, desenvolvido pela Cosy Computer e publicado pela Raw Fury é um jogo divertido, simples, com estilo arcade e cujo protagonista é um gambá cheio de personalidade e fome, destinado em uma aventura culinária que será louca e ousada!

Possum saiu de seu esconderijo sentindo o cheiro de pizza… No topo da bela ilha com estilo italiano, Bella Chonki reina absoluta, certa de que sua amada e gigantesca pizza nunca será roubada, protegida por seus colegas caninos. Possum pensa diferente e garante que uma boa pizza “roubada” é ainda melhor. Nosso objetivo: chegar no topo da ilha, consumir a pizza de Bella e obter sua coroa Alimentos concedem o máximo de pontuação que ajudarão em nossa jornada. Com uma premissa tão simples e singular, Pizza Possum vale a pena?

O ponto forte em jogos estilo arcade é sua simplicidade. São de fácil aprendizado e jogabilidade, possuem controles intuitivos, acessíveis, permitindo que qualquer pessoa se divirta e esteja pronta para a ação. Eles se concentram em conceitos básicos, como correr, andar, pular e realizar uma ação. Cada movimento têm um propósito claro. Outro aspecto importante é a dose de desafio. São projetados para testar suas habilidades e reflexos. A dificuldade é crescente, direcionando jogadores a sempre superar seus próprios recordes. Pizza Possum implementa todas essas características utilizadas no passado e no presente, buscando por um lugar de destaque entre os lançamentos atuais.

Desde o início da história dos videogames, do primórdio dos fliperamas até os consoles, é um estilo que cativa gerações. Como cresci em meio a revolução dos jogos e acompanho o universo desde 1980, afirmo que jogos com o estilo de Pizza Possum  reafirmam o espaço no mercado de games para novas gerações, mantendo o estilo e a nostalgia vivos contra títulos com exigências gráficas cada vez mais potentes, influenciando a indústria e demonstrando a força que um indie é capaz de proporcionar. Dito isto, seguiremos com nossa análise desde jogo que promete conquistar e divertir.

Atravessando a ilha 

Conforme descrito acima, Pizza Possum entrega um jogo simples e objetivo. Consumimos alimentos pelo vilarejo, evitamos o encontro com os guardas espalhados pelo cenário, utilizando a tática de stealth (esconder), liberamos objetos que auxiliam contra os guardas, além das importantes chaves que permitem o acesso as áreas do vilarejo que estão bloqueadas.

No canto inferior da tela, conforme consumimos nossos alimentos, a barra progride. Preenchida, libera uma nova chave.  Itens de consumo simples geram baixa pontuação, itens maiores como caixas, contêm vários alimentos e alta pontuação, assim como pizzas, sorvete e demais itens especiais. O cenário, após aberto o acesso é de livre movimentação, com alimentos surgindo novamente para consumo, sem restrição. Volte, avance, conforme sinta segurança para ousar ou medo para retroceder, afinal, apesar de ser um jogo simples, requer o mínimo de tática de movimentação.

A movimentação é objetiva, além de bem responsiva, com pleno uso dos botões direcionais e apenas o uso simples de um botão para selecionar e utilizar o item disponível para nosso gambá. Ao ser observado por um guarda, um status surge em sua cabeça, indicando o nível de perigo e o tempo necessário para que você saia do campo de visão do adversário. Uma exclamação vermelha é sinal de perigo. Pego, será seu fim. Com o acúmulo de pontuação, liberamos itens para o auxílio em momentos de perigo.

O energético dará um impulso importante, utilizado nos momentos de maior risco; a barricada que impede a passagem dos caninos e a bebida espresso, que aumenta nossa velocidade conforme bebemos, são alguns dos exemplos de ações extras liberadas conforme somos capturados e aumentamos nossa pontuação.

Guardas mesclam entre movimentos mais astutos e movimentos duvidosos, devo informar. A visão isométrica, ajuda na percepção de cenário, permitindo observar os pontos onde devemos nos esconder, localizar principais alimentos e observar a movimentação dos cães. Somos sorrateiros e rápidos no consumo de alimentos, porém, ao consumir uma quantidade elevada, nosso gambá perde a velocidade momentaneamente, algo que pode atrapalhar sua tática de movimentação.

Arbustos são os melhores locais para se esconder e não ser pego, além de demais itens no cenário que possam bloquear a visão dos guardas. Cada área antes de um portão possui uma espécie de “Check Point”, que salva nosso progresso exibindo uma bandeira azul com a imagem de um gambá.

A IA falha em determinados momentos, em outros é sensível e precisa demais ao detectar nosso personagem. A repetição de ações é constante. Não tem como fugir. Se você é do tipo que cansa rápido de um jogo, certamente não permanecerá por muito tempo no universo de Pizza Possum. No entanto, a proposta singular é merecedora de atenção, nem que por alguns minutos ou horas. Desafios existem, não ser pego, conseguir alcançar o topo da ilha e não serão tão fáceis.

Um jogo com personalidade 

Pizza Possum visualmente é colorido e vibrante, cujo mundo é repleto de charme e elementos divertidos e adoráveis. Os níveis da ilha foram cuidadosamente projetados, fornecendo a imersão necessária para a travessia do jovem gambá. Cada personagem tem sua personalidade e estilo, com designs criativos, animações que fornecem vida ao jogo, com a simplicidade visual necessária para um arcade nesse estilo. Os menus e a interface são intuitivos, com ícones coloridos e uma paleta de cores atraente.

A trilha sonora mistura um ritmo acelerado com elementos de jazz, adicionando uma camada extra a imersão. O ritmo animado, associado ao instrumental, fornece a energia contagiante necessária. Os efeitos sonoros foram cuidadosamente implementados, com o intuito de soarem engraçados, dando um toque de humor à experiência. Possum grita quanto é perseguido e ri quando consegue fugir da visão dos caninos.

Vale a pena jogar?

Pizza Possum é uma jornada que merece ser vivenciada. Com a mistura de arcade e humor, torna o título divertido, cativante, que deixa a nós jogadores, com um sorriso no rosto. A repetição, apesar de existente, é uma característica peculiar em jogos arcades, com jogadores, em sua grande maioria, cientes do estilo e seus pontos fracos. Vale a tentativa! Prepare-se para encarar os desafios nessa deliciosa e comilona aventura.

Nota
Geral
7.5
pizza-possumPizza Possum é uma proposta simples e divertida, acessível e desafiador, com toques de equilíbrio. Apesar do processo repetitivo de suas ações, a proposta arcade do jogo imprime eficácia, ousando na abordagem e design de level com características peculiares e encantadoras.