Após vários adiamentos e muitas dúvidas sobre se Skull and Bones realmente seria lançado, finalmente ele está prestes a chegar às mãos dos fãs. Antes do lançamento oficial, foi disponibilizado um beta fechado, oferecendo aos jogadores a oportunidade de testar o game e experimentar suas mecânicas. Aqui, compartilharei nossas primeiras impressões do jogo. Durante o beta fechado, tivemos a chance de mergulhar no mundo de Skull and Bones e explorar o que ele tem a oferecer.
É importante ressaltar que a demo possui um limite de tempo de 6 horas de jogabilidade. Esse tempo é contado de forma contínua, inclusive quando o jogo está pausado, que significa que o tempo continuará a ser contabilizado enquanto estiver aberto.
Piratas à vista!!!
Skull and Bones começa em meio a uma batalha frenética, onde diversos navios tentam afundar o seu. Num momento crucial, um grande reforço chega e, com seus morteiros, acaba por deixar seu navio em ruínas. A partir desse ponto, você cria seu personagem e luta pela sobrevivência entre os destroços junto a outros piratas, sejam eles jogadores ou NPCs.
No início do jogo, algumas questões podem desapontar. Ao desembarcar na primeira ilha, você imediatamente percebe uma certa limitação: não há uma animação que mostre sua saída do barco. Em vez disso, é apenas uma transição rápida com uma tela preta que o transporta para a ilha. Essa falta de detalhe pode diminuir a imersão inicial no mundo do jogo. Além disso, a coleta de recursos também deixa a desejar.
É apresentado como um mini game com pouca ou nenhuma animação, enquanto seu navio permanece estático. A mecânica envolve o apertar de um botão quando uma linha passa por uma barra verde. Essa simplicidade pode não corresponder às expectativas, pois não oferece a sensação envolvente que se espera ao explorar e coletar recursos em um jogo desse tipo.
A fluidez da movimentação em Skull and Bones em certos momentos é notável, oferecendo uma sensação natural e imersiva ao explorar o ambiente. No entanto, é importante notar que a expressão facial segue o padrão característico da Ubisoft, mostrando-se por vezes limitada e com uma certa rigidez. Esse aspecto das expressões faciais pode contrastar com a fluidez do movimento, criando uma desconexão na representação das emoções dos personagens. Embora a movimentação possa transmitir uma sensação de realismo, as expressões faciais mais estáticas podem reduzir a profundidade da interação e da imersão emocional dentro do jogo.
Navio à frente, abrir fogo!
A diversidade de opções de personalização dos navios em Skull and Bones é um dos destaques do jogo. Com um total de 10 navios disponíveis, cada um deles oferece uma ampla gama de modificações. Desde adições como lanças nas proas até uma variedade de canhões, morteiros e outras melhorias, os jogadores têm a oportunidade de adaptar seus navios de acordo com seu estilo de jogo e preferências. No entanto, adquirir um novo navio não é simplesmente uma questão de escolha, mas sim de conquista e recursos. Para obter acesso a uma embarcação diferente, é necessário reunir recursos específicos, como madeira, além de alcançar um certo nível de reputação. Esses recursos são obtidos principalmente através da conclusão bem-sucedida de missões variadas dentro do jogo.
Para os entusiastas do PvP, Skull and Bones oferece uma mecânica de combate inspirada e refinada, derivada de Assassin’s Creed Black Flag. Essa escolha se revela bastante satisfatória, uma vez que a mecânica de combate encontrada nesse título é reconhecida pela sua qualidade e fluidez.
A experiência de combate PvP é intensa e envolvente. Em determinadas missões, a luta pelos recursos se torna um elemento crucial. Além disso, a possibilidade de ter confrontos diretos entre jogadores para garantir o sucesso das missões adiciona uma camada emocionante ao jogo. Em alguns casos, afundar outros jogadores pode ser necessário para alcançar os objetivos, o que aumenta a tensão e a competitividade entre os participantes. Essa mecânica não apenas oferece desafios interessantes para os adeptos do PvP, mas também adiciona uma dimensão estratégica ao gameplay.
A necessidade de competir com outros jogadores para alcançar determinados objetivos eleva a experiência e incentiva os jogadores a aprimorar suas habilidades de combate naval. Com a base estabelecida em Assassin’s Creed Black Flag, os fãs desse tipo de combate certamente encontrarão em Skull and Bones uma continuação satisfatória desse estilo de jogo, repleta de emoção e desafios competitivos.
O paraíso dos piratas
Skull and Bones oferece uma experiência visual de tirar o fôlego em muitos aspectos. A representação do ambiente marítimo é impressionante, proporcionando momentos visualmente deslumbrantes. Em alguns casos, pode haver pequenos problemas gráficos na água, mas nada que realmente atrapalhe a imersão do jogo. A verdadeira magia do visual emerge ao explorar as paisagens cênicas que o jogo oferece. Enquanto navega pelos cenários exuberantes, é possível apreciar a música entoada pela sua tripulação. Essa adição melódica cria uma atmosfera imersiva e autêntica, proporcionando uma trilha sonora que complementa de forma harmoniosa os locais visitados.
Apesar de pequenos problemas gráficos ocasionais, a beleza e a imersão proporcionadas pelos visuais e pela música criam uma atmosfera cativante e convidativa para os jogadores explorarem e se perderem nesse vasto e vibrante universo de Skull and Bones.
Experimentamos Skull and Bones em um PC equipado com um Ryzen 5 3600, 2x8GB de RAM a 3200Mhz e uma RX 6600. Configuramos o jogo para as definições mais altas disponíveis, desativando o Ray Tracing, e alcançamos uma média de 70 FPS. A experiência foi marcada por uma otimização notável do jogo, sem a ocorrência de qualquer travamento ou problema significativo. A performance consistente, mantendo uma média de quadros por segundo tão sólida mesmo em configurações gráficas elevadas, demonstra a excelente otimização realizada pela equipe de desenvolvimento. Isso garantiu uma jogabilidade suave e estável, permitindo uma imersão sem interrupções.
Como um fã ávido de jogos de piratas, Skull and Bones trouxe surpresas notáveis, embora com alguns pontos negativos, especialmente no que diz respeito à mecânica de coleta de recursos. No entanto, o jogo apresenta um potencial considerável para se tornar um dos melhores títulos do gênero pirata. Sua proposta de um mundo aberto, onde se pode entrar em combates emocionantes, é cativante, embora haja zonas seguras que limitam essa liberdade. Em alguns momentos, inclusive, tive a sensação de estar diante de um MMORPG de piratas. O potencial de Skull and Bones é inegável.
Seu mundo aberto oferece possibilidades instigantes para aventuras e batalhas emocionantes, mas, infelizmente, o tempo limitado de apenas 6 horas no beta não permitiu explorar e experimentar tudo o que o jogo tem a oferecer. Fiquei ansioso por mais, aguardando ansiosamente o lançamento previsto para fevereiro de 2024.
Acredito que, com algumas melhorias, especialmente na mecânica de coleta de recursos e na gestão das zonas seguras, Skull and Bones tem o potencial de se tornar um título icônico para os amantes de jogos de piratas. Resta-nos aguardar o lançamento para descobrir todo o potencial desse mundo marítimo e suas emocionantes possibilidades.