Sand Land é o novo RPG de ação lançado pela Bandai Namco que promete desafios e elementos de exploração em um mundo dominado por demônios, bandidos, vida selvagem e o exército real. Através de Beelzebub, o príncipe demônio, e seus companheiros desajustados, partimos em busca de um elemento essencial para a sobrevivência: a água. O título adapta a obra de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, cujo conto de curta duração explora a história de um príncipe demônio em uma região desolada. Essa adaptação acerta ao misturar elementos famosos do mangá criado por Toriyama para o mundo dos videogames?

Sand Land e sua história

A obra no mangá mescla aventura, comédia e valores como amizade, justiça e a importância dos recursos naturais. Além disso, o traço característico de Toriyama, repleto de expressões exageradas e personagens carismáticos, torna a leitura envolvente e divertida. Embora Sand Land seja uma história curta no mangá, ela consegue explorar temas relevantes, como a preservação do meio ambiente, a ganância humana e a importância da cooperação para superar desafios. Mostra aos leitores a importância de agir em prol do bem comum, mesmo em um mundo cheio de obstáculos.

No jogo, a história se inicia em um ambiente árido e sem água, onde o governo controla o único suprimento disponível, vendendo a preços exorbitantes. Essa situação leva os demônios a roubar funcionários do governo em busca de água, exacerbando o conflito. Um xerife idoso visita a aldeia dos demônios buscando ajuda para encontrar um lago mítico que pode ser a nova fonte de água. O príncipe demônio, Beelzebub, concorda em ajudar. Junto com um velho e um demônio chamado Ladrão, iniciam uma jornada por Sand Land em busca do lendário abastecimento de água. Enquanto viajam, enfrentam criminosos tolos, exércitos governamentais incompetentes e inadvertidamente descobrem um dos maiores segredos do governo ganancioso.

Sand Land entrega um mundo vasto e uma opção de entretenimento única e exclusivamente pela jogabilidade, algo sensacional do ponto de vista das pessoas que não dominam o mangá. O mundo aberto está repleto de conteúdos adicionais, além da possibilidade de transitar em veículos, personalizações e elementos simples de RPG misturados com a ação necessária para entreter por longas horas, sem tornar o mundo de Sand Land desafiador ou cansativo. Cada zona transitável possui pequenas ramificações, cavernas e até mesmo atividades de mundo prontas para serem descobertas.

Personalizando Veículos

O sistema de personalizações é amplo, oferecendo a possibilidade de misturar e combinar peças diferentes adquiridas durante a gameplay. O tanque é o grande destaque do jogo, repleto de opções de modificações, como alterações no motor, armas e outros aspectos. Além dos elementos táticos e de danos, também optamos por priorizar a mobilidade e agilidade do veículo. O que determinará sua mobilidade é justamente a opção de arma utilizada na artilharia, e a riqueza de detalhes impressiona. Outros veículos também estão disponíveis, como motocicletas, robôs que efetuam saltos e muito mais.

Transitar por Sand Land a pé é uma opção viável, mas mover-se e lutar com veículos torna a diversão ainda maior. Todo o movimento, desde manobras, aceleração, até o uso de uma espécie de nitro e ações de tiro, é tão fluido e otimizado que fiquei realmente surpreso, inclusive com as animações enquanto Beelzebub entra e sai dos veículos. A cadência de tiro é ótima, apesar da munição limitada. O uso estratégico de armas mais rápidas para inimigos fracos e armas mais pesadas para inimigos mais poderosos é essencial para a vitória, mesmo que o mundo de Sand Land pareça fácil demais, dependendo do nível de dificuldade escolhido.

Mesclando entre combates

Obviamente, Beelzebub pode sim lutar fora dos veículos, através de combates em terceira pessoa dinâmicos e divertidos. São diversos combos, algumas ações básicas e o uso de esquiva sempre que necessário. Além disso, existem habilidades especiais, contendo ataques muitas vezes devastadores. O combate é sólido, e o uso de habilidades adiciona o quesito estratégia sem soar complexo, tornando tudo muito divertido. Os confrontos diretos são alternados ao lado de diversas missões furtivas, principalmente em áreas onde um determinado objetivo está inserido.

Nesse momento, a única opção do jogador é quebrar seu ritmo de atuação e transitar com paciência em meio aos inimigos, sempre alertas e que facilmente detectam sua presença, o que resultaria em falha na missão. O lado bom é que, conforme avançamos na missão, a mesma cria pontos de salvamento em caso de detecção, algo que não torna as missões furtivas exaustivas e mantém a dinâmica na progressão e nos resultados já obtidos.

A exploração sempre conta com vilas em ruínas, cidades e bases militares, além das masmorras divididas em níveis, que garantem os materiais de maior qualidade. Toda essa transição atravessa a história principal ou as missões secundárias, sendo estas últimas um elemento adicional sobre o mundo de Sand Land e seus habitantes. Novas missões secundárias indicam mais personagens, recursos adicionais e novos itens para a loja do jogo.

Um lar em Spino

O mundo aberto de Sand Land oferece vasta exploração para os jogadores, com a cidade de Spino servindo como um ponto central entre as aventuras. Spino, embora uma ruína decrépita, abriga a garagem do jogador e pode ser transformada em uma base interna personalizável. A sala pessoal de Beelzebub permite a colocação de móveis desbloqueados, porém essas mudanças podem afetar a cidade de Spino.

Além disso, o local progride ao longo do tempo com a chegada periódica de NPCs. Inicialmente limitada a comerciantes e uma garagem, a cidade eventualmente recebe novos edifícios e personagens. Esse progresso requer um investimento significativo de recursos, mas a sensação de crescimento gradual aumenta o interesse pela dinâmica de investimentos.

A interface de usuário engloba o mapa, personagens, itens, missões e opções. O mapa indica elementos em cada região, apontando sua totalidade disponível para acesso ou aquisição. Atua como peça adicional de orientação no mundo aberto de Sand Land e cumpre o que promete. Os personagens utilizam pontos de habilidades que adicionam performances especiais. No caso de Beelzebub, as opções disponíveis ajustam o preparo de ataque, a habilidade de dar uma rasteira no inimigo, aprimoramentos do poder de ataque, combate aéreo, entre outros. Aliados também possuem habilidades especiais, como Rao e Thief, aumentando suas capacidades de ataque e demais movimentações no jogo.

Itens e demais personalizações

A categoria de itens adiciona informações sobre consumíveis, materiais, peças, itens-chave e móveis. Cada setor insere informações adicionais sobre o mundo em seus descritivos, além de fornecer um senso de compreensão sobre a importância de cada item ou elemento em Sand Land, que farão parte da jornada de Beelzebub. Na parte de missões, as informações de orientação são exibidas no registro de missão, orientando nós, jogadores, sobre os objetivos disponíveis e já realizados entre missões principais, secundárias e nas atividades de caça de recompensas.

Conforme avançamos no título, a opção de personalização de veículos surge, contendo itens adicionais para para-choques, motor, metralhadoras, chips de reforço e elementos ligados ao veículo. Cada veículo possui características únicas, níveis de resistência, ataques com arma principal e secundária, além de velocidade de atuação, contando também com o descritivo das peças instaladas. Tudo é organizado de forma intuitiva e clara, auxiliando na compreensão sobre a melhor abordagem ao alterar determinados requisitos de um veículo. Itens adicionais também possuem informações sobre seus atributos e impulsos, seja relacionado à aceleração ou ao consumo do impulso.

Um mundo belo e criativo

Adaptar elementos que antes eram 2D para 3D costuma ser um desafio e tanto, especialmente ao transpor animações faciais que necessitam prender a atenção do jogador, tornando os personagens críveis e repletos de vida. A dificuldade aumenta ainda mais quando a obra foi criada pelo renomado Toriyama. Apesar da ausência de uma dublagem localizada, a decisão de oferecer Sand Land em inglês foi acertada.

Pessoalmente, sempre prefiro dublagens localizadas ou o inglês como idioma principal, não me adaptando tão bem a eventuais dublagens desafiadoras como o japonês, por exemplo. Nota-se um excelente trabalho na sincronização labial dos personagens e suas características foram mantidas dentro do contexto esperado, destacando-se em cada atuação.

Essa singularidade manteve as características dos personagens de Sand Land, as quais observei na série adaptada, principalmente para Beelzebub e seus companheiros, cujos elementos cômicos são um destaque à parte. Certamente, aqueles que não estão familiarizados com a obra de Toriyama irão se imergir no contexto criado, justamente devido às personalidades ímpares que ressaltam na tela. Não espere por modos gráficos específicos; basicamente, Sand Land é fluido e funciona bem no PlayStation 5. Obviamente, pequenos problemas de desempenho e bugs visuais podem ocorrer em jogos em análise antecipada, os quais certamente serão corrigidos através de patches pós-lançamento.

Vale a pena jogar Sand Land?

Sand Land acerta ao adaptar a obra de Akira Toriyama mantendo sua essência e ao adotar elementos de mundo aberto inseridos em uma estética visual única. O jogo brilha ao focar na tática e no uso de veículos únicos para combate, agregando ainda mais diversão nos momentos em que Beelzebub e seus companheiros atuam fora dos veículos.

Seja você um fã do mangá ou um novato no mundo de Toriyama, essa experiência certamente despertará sua curiosidade para além do jogo, levando-o a descobrir mais sobre o universo de Sand Land e seus personagens únicos. É um jogo acessível que acolhe novatos e encanta os fãs do mangá, ampliando a experiência para ambos.

Nota
Geral
8.5
sand-landSand Land é um título competente em sua adaptação do universo de Akira Toriyama, ampliando o mundo do pequeno mangá para além, imergindo cuidadosamente fãs do conteúdo de Toriyama e novatos em um só mundo sendo uma belíssima homenagem ao criador de Beelzebud.