TEKKEN 8, desenvolvido pela Bandai Namco Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment aborda um novo capítulo da trágica linhagem de Mishima e Kazama, com o conflito entre pai e filho que abala o mundo, em batalhas cheias de rancor. Como resultado, no novo título, seguimos o crescimento de Jin Kazama, com visual reformulado, em gráficos de alta qualidade, tudo inserido em cenários vívidos, criando a melhor imersão possível e aumentando a experiência em jogo, segundo a desenvolvedora. Todas essas promessas realmente tornam TEKKEN 8 um dos melhores títulos de 2024? Ou o potencial de conquista de TEKKEN não eleva o jogo ao patamar que merece?
O Destino
A história principal de TEKKEN 8 dura cerca de 3 horas e tem como foco a batalha de Kazuya Mishima e Jin Kazama. Inicia-se após os eventos do título anterior e agora, Kazuya não se esconde. Seu poder está mais amplo que nunca e ele acaba por anunciar um novo torneio. O objetivo inclui que cada nação envie um lutador que deve representar o país e a nação vencedora assumirá o controle da Mishima Zaibatsu. Os perdedores, bem…esses terão um destino cruel. Nosso heróis devem deter Kazuya o quanto antes.
Sempre achei a história por trás de TEKKEN um pouco “estranha” e a mesma sensação permanece em TEKKEN 8. São vários momentos deslocados na narrativa, mas, simulares as abordagens anteriores, um misto de elementos absurdos que, de alguma forma inexplicável, resultam em algo aceitável. A maior parte da história tem como foco Jin, deixando diversos personagens potencialmente interessantes de lado. Comparando com Mortal Kombat, observo que o título da Warner Bros. Games desempenha um papel melhor ao envolver uma gama de personagens dentro da história, permitindo um tempo com eles em tela.
Luta para todos os gostos
TEKKEN 8 tem como destaque sua luta. Isso é um fato e aumenta ainda mais as chances de ampliar seu público com um estilo mais receptivo aos novatos. Não sou expert em jogos de luta, porém aprecio um bom combate. Sabemos que jogos de lutas muitas vezes costumam manter seus sistemas de jogabilidade e combos muito parecidos, apenas dando um toque ou mudança aqui e ali. Para aqueles que se dedicam, tudo soa familiar, ainda mais nos momentos de confronto online contra outros jogadores experientes.
No caso do novo título, nós novatos, contamos com comandos mais “simples”, sempre direcionados por indicadores em tela, ajudando na evolução e linha de aprendizado, algo fundamental para o progresso em jogo. Por se tratar de um jogo de luta em estilo 3D, a gama de movimentações é muito maior, aumentando o senso de direção e as possibilidades de ataque. Os estilos associados aos chutes e socos, combinam o melhor dos movimentos básicos, associados ao uso do analógico, que refletem diversas combinações de alto potencial. O “Special Mode” amplia o acesso aos combos, algo que achei bem útil durante os combates mais complicados. TEKKEN 8 conta com 32 lutadores, garantindo toda a variedade possível, não limitando-se ao uso de personagens como Jin Kazama e Paul Phoenix. Os novatos Victor e Reina também brilham.
Já o sistema “Heat System” adiciona uma opção excelente com apenas alguns botões, unificado ao estilo único de cada personagem, o que facilita o acesso aos combos aéreos e ao “Power Crush”, por exemplo. Caso a agressividade seja uma constante em luta, o poder do “Heat System” aumenta. O título faz questão de demonstrar a profundidade de seu sistema de luta, entregando elementos competitivos de alto nível. As mudanças atuais são suficientes para encorajar o público para ataques rápidos, porém não deixam de lado os momentos de jogo defensivo. Atacar de forma aleatória, causam reações do adversário que podem lhe surpreender. O combate que deveria ser comedido e metódico, transforma-se em algo agressivo e frenético, com impressionantes explosões de violência, causando impacto visual presente nas animações.
Modos especiais
O modo offline está repleto de novidades, mas sabemos que o que mantém jogadores interessados e entretidos nos dias atuais, são os modos online dentro dos jogos. Todo o sistema online de TEKKEN 8 funciona com maestria, sem problemas de conexão ou “travamentos” em boa parte do tempo. Participei de algumas partidas oline (apesar de sofrer bastante contra oponentes experientes) e tudo ocorreu perfeitamente bem. Obviamente, que um ou outro evento atípico de desconexão surgiu, mas foi raro.
Você pode utilizar seus ganhos online e offline para adquirir cosméticos nas lojas do jogo, sendo o desbloqueio de cosméticos parte integrante do ciclo de TEKKEN 8. Nesse quesito os desenvolvedores efetuaram diversos detalhes na entrega de conteúdo, com peças com aspecto “natural”.
No modo arcade, uma espécie de tutorial comum em RPG narrativo. Criamos um avatar, lutamos contra personagens que dão dicas e treinamos movimentos e combos conforme avançamos. Vencendo lutas e desafios causam o desbloqueio de novos itens e recompensas, algo divertido e que certamente manterá todos entretidos.
O retorno de Tekken Ball, que surgiu em Tekken 3 e Tekken Tag Tournament 2 fornece o mesmo estilo: dois lutadores se enfrentam em uma arena, disputando algo que parece uma mistura de vôlei com elementos do famoso jogo de “queimada”, onde a bola chega no adversário com efeito, dependendo de seu golpe. O efeito depende da energia acumulada e o dano será maior conforme o efeito.
O modo de treinamento é outra grande melhoria, composto por vários desafios de combos, além de ferramentas de repetição, descobrindo pontos fortes e fracos em combate. Os replays ajudam a demonstrar os erros, recriando a partida enquanto mostram os momentos ideais para reagir e punir adversários. O jogo também divide os movimentos em duas páginas: na primeira, mostrando uma versão mais resumida e na segunda, um resumo mais completo.
Qualidade visual impressionante
TEKKEN é famoso por seu estilo “chamativo”. O novo título eleva a sensação e beleza visual, com personagens incrivelmente detalhados, tanto em suas características físicas, quanto detalhes estéticos vistos em roupas e acessórios. Os cenários das lutas ajudam na imersão e proporcionam a sensação de um mundo vivo, interativo e ousado, aumentando seu potencial com o uso de Unreal Engine 5. Tudo soa fluido, responsivo, dinâmico, animado em seu devido tempo e digno de uma performance excelente no PlayStation 5. Na dublagem, nota-se solidez nas interpretações, nuances e tons de voz adequados aos personagens. A trilha sonora mistura músicas de títulos anteriores na lista de reprodução, algo que adorei.
Vale a Pena jogar TEKKEN 8?
TEKKEN 8 É um título repleto de modos, uma história com personagens marcantes e diversas opções de personalização e acessibilidade, mantendo a diversão. Lutar contra adversários veteranos no modo online continua desafiante e punitivo para os novatos. Apesar disso, o jogo oferece ferramentas para o domínio do combate e a ampla gama de lutadores amplia ainda mais a possibilidade de encontrar seu estilo de luta pessoal. Continua no patamar de um jogo complexo, porém, é recompensador quando dominado. É um dos melhores gêneros de luta e merece a tentativa, seja pela história ou apenas pela luta principal, carregado de surpresas. Considerei Street Fighter como o jogo que elevou o nível de exigência dos adversários, mas TEKKEN 8 aumenta ainda mais a aposta!
Ficou interessado no game? Clique no banner abaixo e compre com segurança no site da Nuuvem