Série finalmente apresenta o grupo de caçadores e estreita relação entre Joel e Ellie em mais um episódio repleto de referências dos games.
O texto contém spoilers do episódio quatro de The Last of Us da HBO.
Começando de uma maneira mais direta, sem muita enrolação, até porque praticamente tudo já foi estabelecido em relação ao mundo pós pandêmico da série, vemos Ellie encenar como seria usar a arma que ela esconde do Joel, uma cena que lembrou bastante o clássico momento em Taxi Driver, por mais que nesse mesmo episódio ela afirme que não foi a primeira vez que usou a arma, parece ainda ser complicado para ela manusear tal artefato, talvez por ter ligação com um momento traumático?
Enquanto Joel pega gasolina, temos mais uma referência direta dos jogos, o infame livro de trocadilhos, algo marcante e que aqui vai servir para demonstrar o fortalecimento dos laços entre os dois.
Somos levados episódio a dentro para mais referências e diálogos que referenciam o que iremos encontrar logo mais, Joel e seu amado café, a revista pornográfica do Bill, aquele leve carinho no fã da obra original.
O encontro com os caçadores é tão brutal quanto no jogo, a cena em que a camionete é atacada e o tiroteio é uma sequência muito bem filmada, com tomadas de câmeras fantásticas, tudo ocorre muito rápido, finalizado com uma tomada cruel, onde vemos Ellie usar a arma para salvar a vida de Joel, o caçador ferido se entrega e desesperado implora por sua vida, ouvimos Joel mata-lo com a própria faca que ele entregou, tudo para economizar munição, “faça os tiros valerem a pena” lema levado muito a sério no jogo.
O episódio apresenta aqui uma personagem que não está nos jogos, Kathleen, aparentemente líder do bando que ocupa aquela região da cidade, onde antes era uma zona de quarentena.
Aqui a série segue expandido a narrativa original, onde Kathleen está atrás de Sam, pois acredita que ele foi o responsável por atacar e ferir outros membros do grupo.
Durante uma cena em que um dos soldados mostra uma rachadura no solo, que se move, é o sinal de que esses infectados são um tanto mais perigosos do que os do jogo, uma pena terem mostrado o que vai sair de lá já nos trailers.
O episódio segue para uma cena linda, onde Joel e Ellie se preparam pra dormir, quando tocam em um assunto delicado para Ellie, ambos terminam rindo de mais uma das piadas questionáveis.
O fim do episódio gera um gancho absurdamente cruel, Sam e Henry abordam os dois.
O quinto episódio promete seguir o ritmo frenético com o confronto direto com os infectados.