Os jogos Blockchain enfrentarão vários desafios em 2025. Tobin Kuo, CEO da empresa de jogos blockchain Seraph, disse ao Cointelegraph que sustentar o envolvimento dos jogadores, adotar novas tecnologias e construir economias sustentáveis no jogo foram os obstáculos que a GameFi deve superar para permanecer viável.
De acordo com Kuo, mais de 60% dos jogadores abandonam os jogos Web3 após apenas 30 dias. O CEO disse que a falta de incentivos de longo prazo e a mecânica de jogo deficiente estão por trás do problema de sustentabilidade dos jogos na Web3. Kuo disse ao Cointelegraph:
“À medida que a economia da atenção acelera, os projetos devem priorizar o design centrado no jogador, concentrando-se em narrativas envolventes, recompensas baseadas em habilidades e mecânicas de jogo que vão além dos modelos de ‘ganhar primeiro’, em vez de depender de atenção baseada em tendências.”
Construir melhores jogos blockchain em 2025 também requer a integração de novas tecnologias, como IA generativa, para aprimorar as experiências dos jogadores.
O CEO da Seraph disse que os projetos da GameFi que não conseguem integrar tecnologia emergente normalmente registram reduções de 30% a 40% na retenção de jogadores em comparação com projetos que adotam novas tecnologias.
Relacionado: Executivos inundam empresas de jogos blockchain antes dos lançamentos AAA de 2025
Construindo economias sustentáveis no jogo
“Economias instáveis no jogo são uma das principais causas de insolvência de projetos”, disse Kuo. Construir modelos de tokens sustentáveis para jogos Web3 que controlem a inflação e apresentem recompensas de jogadores baseadas em dados foi fundamental para manter a retenção de jogadores. O CEO explicou:
“Estratégias como distribuição dinâmica de saques, recompensas baseadas em apostas e economias controladas pelos jogadores por meio de organizações autônomas descentralizadas (DAOs) provavelmente emergirão como melhores práticas para o desenvolvimento sustentável da GameFi.”
Jogos clicker como Hamster Kombat são um excelente exemplo. Hamster Kombat ganhou as manchetes em julho, depois que o jogo ultrapassou 300 milhões de usuários em menos de cinco meses.
No entanto, o jogo sofreu uma redução de 86% no número de usuários ativos após um lançamento aéreo de token, que foi considerado o maior da história da criptografia.
Em novembro, o jogo tinha apenas 41 milhões de jogadores, em comparação com os 300 milhões de níveis máximos registrados durante o verão.
Estado da indústria de jogos blockchain em 2024
A Blockchain Game Alliance (BGA) lançou recentemente seu Relatório sobre o Estado da Indústria de 2024, que entrevistou 623 profissionais da indústria de jogos Web3.
De acordo com o relatório, aproximadamente 53% dos entrevistados indicaram que a experiência do usuário (UX) ruim e as interfaces de usuário (UI) complexas apresentam os maiores desafios para a integração de novos jogadores nos jogos Web3.
Um relatório anterior da BGA revelou que 10% dos usuários foram dissuadidos de jogar na Web3 devido às complexidades na configuração de uma carteira criptografada.
Durante um painel na Blockchain Futurist Conference em agosto, Long Do, CEO da Anomaly Games, disse que abstrair os recursos do blockchain para que os jogadores não soubessem que estavam interagindo na cadeia era a chave para impulsionar a adoção.
O relatório de 2024 da BGA também mostrou que 33% dos entrevistados disseram que experiências de jogo ruins eram um dos três principais desafios que a indústria enfrenta atualmente.
Uma pesquisa OnePoll realizada no início de 2024, entrevistando mais de 2.000 adultos, descobriu que a maioria dos jogadores entrevistados não tinha conhecimento de jogos blockchain.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados não sabiam o que são jogos blockchain e outros 32% indicaram que ouviram falar de jogos blockchain, mas nunca jogaram nenhum.
Via Cointelegraph