O diretor técnico da Ripple, David Schwartz, juntou-se recentemente à lista de fundadores de tecnologia que se manifestam contra a Operação Chokepoint 2.0 – uma operação de desbancamento administrada pelo governo contra a indústria de criptografia. Schwartz disse que o governo é “viciado em regulação indireta” e expôs quatro razões pelas quais a desbancarização prejudica o Estado de Direito.

Schwartz argumentou que as entidades desbancarizadas trocam de prestadores de serviços ou transferem os seus fundos para a clandestinidade – evitando assim completamente a vigilância e o controlo de sanções. O CTO também disse que a desbancarização prejudica o devido processo, a liberdade de expressão e o direito contra busca e apreensão ilegais. Schwartz escreveu:

“O nosso governo tornou-se viciado na regulação indirecta precisamente por causa destes males. É mais barato e mais fácil pressionar alguém para me punir do que acusar-me de um crime e dar-me o devido processo, mas o governo não deve punir as pessoas sem dar-me devido processo.”

“É mais fácil pressionar os bancos para cortar negócios desfavorecidos do que torná-los ilegais”, continuou o CTO antes de implorar ao governo que utilize processos legais e honestos para regular os negócios.

Conspiração para violar os direitos civis delineada. Fonte: Mark Andreessen

Relacionado: Presidente da FDIC, 'arquiteto da Operação Chokepoint 2.0' Martin Gruenberg renunciará em 19 de janeiro

Fundadores da indústria relatam operação de desbancificação do governo

De acordo com o capitalista de risco Mark Andreesen, mais de 30 empresas de tecnologia foram vítimas da Operação Chokepoint 2.0, e os fundadores da tecnologia recorreram recentemente às redes sociais para partilhar as suas experiências de desbancagem.

A lista de figuras que se manifestaram incluía o fundador da Frax Finance, Sam Kazemian, que afirmou que o JPMorgan Chase o desbancou em dezembro de 2022.

O cofundador e CEO da Coinbase, Brian Armstrong, também solicitou ao governo registros relacionados à Operação Chokepoint 2.0 por meio da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) e atualmente está compilando esses registros.

Em setembro de 2024, o sócio da Castle Island Ventures, Nic Carter, revelou que a administração Biden matou deliberadamente o Silvergate Bank – uma importante instituição de criptografia bancária – em um esforço para destruir a indústria de criptografia. “Acredito que o Silvergate poderia ter sobrevivido à sua redução – e estava no caminho certo para isso”, disse Carter.

No entanto, os executivos da indústria continuam otimistas de que a próxima administração Trump reverterá anos de hostilidade regulatória em relação à indústria criptográfica.

Revista: A criptografia tem 4 anos para crescer tanto que 'ninguém pode desligá-la': Kain Warwick, Infinex