A VPN é boa para jogos? Essa é uma pergunta que muitos jogadores fazem. Embora as VPNs possam aprimorar sua experiência de jogo e sejam essenciais para alguns jogadores, elas também têm desvantagens que podem fazer você reconsiderar o uso de uma VPN durante suas sessões de jogo.

Este artigo explorará os prós de jogar com uma VPN e o ajudará a decidir se ela é adequada para você. Lembre-se de que os resultados dependem da qualidade da VPN, portanto, escolha com sabedoria e evite pagar por qualquer serviço.

O que é uma VPN?

VPN é a sigla de Virtual Private Network (rede privada virtual). É uma ferramenta que permite acessar a Internet por meio de uma rede diferente da sua. Quando você usa uma VPN, seu computador se conecta a outro computador (conhecido como servidor) na Web. Isso significa que você navega na Internet usando a conexão desse servidor. Se o servidor estiver em outro país, você poderá acessar o conteúdo e os sites disponíveis lá, mesmo que eles sejam restritos em sua região.

VPN e jogos: como você pode usá-la?

  1. Pode reduzir o ping

A capacidade de uma VPN de alterar o local de sua conexão é um de seus recursos de destaque. Embora isso seja frequentemente usado para acessar conteúdo específico de uma região ou contornar a censura do governo, também oferece vantagens exclusivas para os jogadores.

Conectar-se a servidores remotos em um local diferente permite que você evite hosts lotados com alta latência, resultando em uma experiência de jogo mais suave e competitiva. Isso pode diminuir significativamente seu ping e reduzir o lag, ambos essenciais para uma jogabilidade perfeita.

Além disso, o uso de uma VPN permite que você encontre servidores em fusos horários noturnos, o que significa menos concorrência e mais slots de servidor disponíveis. Isso pode parecer insignificante, mas economiza muito tempo que, de outra forma, seria gasto na busca de espaços abertos em servidores locais ocupados. Uma VPN oferece a você essas opções valiosas.

  1. Acesse jogos com restrição geográfica

O uso de uma VPN para jogos permite que você acesse jogos restritos em sua localização. Ao selecionar o servidor certo, você pode desbloquear os jogos que deseja jogar. Muitas vezes, os jogos são lançados mais cedo em algumas regiões. Com uma VPN, você pode aproveitar o acesso antecipado a esses jogos, independentemente de onde estiver.

Além disso, se você estiver procurando jogos desbloqueados gratuitos, poderá ter muito mais opções com uma VPN para jogos. Ao usar a VPN para jogos, você pode coletar jogos gratuitos de todas as regiões. Às vezes, no Steam e em outras plataformas, você pode encontrar jogos gratuitos para um país específico em uma promoção. E a VeePN o ajudará a obtê-los. Esse é um serviço de VPN que foi testado pessoalmente e por outros usuários de VPN e realmente funciona.

  1. Proteção contra ataques DDoS

Os jogadores on-line costumam ser alvos de ataques DDoS (negação de serviço distribuída), geralmente realizados por jogadores competitivos que buscam diminuir a velocidade de seus adversários. Se você está preocupado com a possibilidade de ser alvo de ataques, usar uma VPN é uma medida inteligente.

Quando você se conecta a uma VPN, seu endereço IP muda e todo o seu tráfego é roteado por meio de um servidor seguro, tornando-o efetivamente invisível para os invasores. Isso torna incrivelmente difícil para qualquer pessoa sobrecarregar sua conexão com solicitações. Além disso, como seu endereço IP real está oculto, é improvável que os invasores encontrem suas informações pessoais, como e-mail, nome real ou endereço residencial, reduzindo o risco de doxxing e assédio.

Preocupado com a velocidade? Muitas VPNs oferecem atenuação de DDoS para garantir que seu jogo seja executado sem problemas e sem lentidão.

  1. Oculte seu endereço IP

Jogar jogos on-line com estranhos pode ser emocionante, mas às vezes pode trazer à tona o pior das pessoas. Alguns jogadores levam as coisas muito a sério e buscam vingança contra adversários ou até mesmo colegas de equipe. Em casos extremos, isso pode incluir doxxing, quando alguém publica suas informações pessoais on-line. Essa exposição pode levar a várias experiências indesejadas, inclusive ameaças fora do jogo.

Uma VPN o protege de doxxing ocultando seu endereço IP, o que torna muito mais difícil para qualquer pessoa encontrar informações pessoais, como seu e-mail ou endereço físico. Se você está preocupado com o assédio direcionado, usar uma VPN é uma escolha inteligente.

  1. Superar banimentos de IP

Os jogos podem banir um endereço IP se não aprovarem o comportamento de um jogador ou se as regras do jogo forem violadas a partir desse IP. É possível contornar uma proibição de IP usando uma VPN, o que faz parecer que você está jogando de um endereço IP diferente. No entanto, esteja ciente de que o uso de uma VPN para contornar proibições de IP geralmente viola os termos de serviço da maioria dos jogos on-line.

  1. Evite a limitação de largura de banda

Se você usa muitos dados on-line, talvez perceba que o seu provedor de serviços de Internet (ISP) está reduzindo a velocidade da sua conexão. Embora os jogos em si não usem muitos dados, o download de jogos grandes, como Baldur’s Gate 3 ou o próximo Starfield, pode aumentar rapidamente, pois eles podem ter cerca de 100 GB cada. Velocidades mais lentas podem tornar os downloads mais demorados e degradar sua experiência de jogo on-line.

Uma VPN é uma ferramenta poderosa contra a limitação da Internet porque oculta seu endereço IP. Sem uma VPN, seu ISP pode ver quando você está jogando e pode reduzir sua velocidade com base nessa atividade. Mas, com uma VPN, seu provedor não pode ver o que você está fazendo on-line, impedindo a limitação baseada em atividades.

Resumindo

A VPN para jogos é amplamente usada para combater restrições regionais, melhorar a segurança cibernética e ajudar a lidar com atrasos. Elas são suficientes para que você comece a usar uma VPN em jogos? A escolha é sua.