O PlayStation VR foi lançado em 2016 e, desde então, muita coisa mudou no mercado de jogos de realidade virtual. Se pararmos para avaliar os jogos daquele momento em que o PSVR foi lançado e compararmos com hoje, é gigantesco o salto de qualidade e conteúdo.

Não é para menos. Eu diria até que é um salto muito maior do que vimos na indústria de jogos Flat Screen em um intervalo maior de tempo. Em 2016, o VR como conhecemos hoje ainda engatinhava, e a maioria das produções eram mais demonstrações de jogos, ou experiências contidas, que limitavam o potencial da tecnologia, além de serem bem curtas. Mas isso é normal, afinal estávamos vendo o surgimento de fato de uma nova tecnologia.

Não que a realidade virtual seja algo novo, pelo contrário, somos bombardeados por essa palavra há décadas. Mas podemos dizer que com a chegada do Oculus Rift, a indústria chegou a um bom senso sobre o uso da tecnologia, e finalmente encontraram um norte. Mas de lá pra cá, como eu falei, mudou muita coisa. Ou seja, quem teve a oportunidade de testar a realidade virtual de 2016, fique ciente de que em 2023, a indústria mudou por completo.

Desde então, tivemos produções como Half Life Alyx que mudou pra sempre a régua comparativa de jogos em realidade virtual. Podemos dizer que o jogo da Valve foi o primeiro AAA da história do VR. Mas não foi só isso, o fator de jogos em escala de cômodo se tornou bastante popular. O que isso quer dizer? Basicamente, jogos que permitem que você tenha liberdade para andar e interagir com todo o cenário, se tornou algo corriqueiro.

Se voltarmos para 2016, podemos ver em sua grande maioria, os famosos jogos ‘sob trilhos’, que basicamente te dava uma arma na mão e te proporcionava ondas e ondas de inimigos para você atirar. Outro bom exemplo, são os jogos multiplayers. Se antes era possível encontrar poucos shooters bons nesse gênero, hoje temos jogos realmente que dominam o mercado. Eu por exemplo, tenho até hoje dificuldades para voltar a jogar shooters multiplayer em flat screen, pois me acostumei com a imersão tática de um Pavlov, ou até mesmo pelo caos a nível de Call of Duty, com o bom Contractors.

O fato é: o PSVR 2 chegará com uma grande biblioteca de jogos já consagrados há alguns anos e que fizeram muito sucesso, graças ao popular Oculus Quest, que foi recentemente rebatizado para Meta Quest. Mas é claro, a SONY ainda preparou algumas cartas na manga com alguns exclusivos que merecem ter uma grande atenção. Portanto, aqui irei listar alguns jogos que pude experimentar com o meu Meta Quest 2 ao longo do tempo, e que pode ser uma excelente porta de entrada para novos usuários no PSVR 2, já que todos os jogos listados aqui estarão disponíveis na biblioteca do novo brinquedo da Sony em algum momento de 2023.

Moss e Moss Book 2

Se vamos começar uma lista, que comecemos então em grande estilo, ou seria em um estilo do tamanho de um rato?

Aqui estamos diante de dois jogos de uma franquia muito amada pelos fãs de VR e que inclusive já estão disponíveis no PSVR. Os jogos se passam dentro de um livro de história e te coloca na missão de guiar e ajudar um rato chamado Moss resolvendo quebra-cabeças e interagindo com o mundo.

É uma aventura lindamente animada com um senso de escala que tira o máximo proveito da realidade virtual. Ele é um puzzle plataformer, ou seja, vai na contramão da maioria das experiências populares de VR, que costumam colocar o jogador em primeira pessoa. Aqui nós ajudamos o pequeno ratinho a partir de uma visão superior. E você pode estar se perguntando se isso é realmente imersivo, e eu posso afirmar com todas as letras que sim, é extremamente gostoso jogar jogos de plataforma em VR. E por falar em plataforma, Moss é sem dúvida alguma, a franquia mais popular no momento.

O estúdio Polyarc já revelou que ambos serão lançados como atualizações do PSVR 2 juntos no lançamento. Serão os mesmos jogos, mas aprimorados para fazer uso da nova tecnologia, como feedback tátil e um esquema de controle retrabalhado que tira proveito da nova configuração do novo joystick do PSVR 2.

The Walking Dead: Saints & Sinners

Você gosta de jogos de sobrevivência? Gosta de jogos de terror? Gosta de uma boa história? Em The Walking Dead: Saint & Sinners, nós temos tudo isso ao quadrado!

Três anos após um surto de zumbis na inundada New Orleans, você interpreta um turista em busca de aventura que ouve falar de um bunker que deveria armazenar recursos para dezenas de milhares de pessoas. A busca não será um passeio em Ipanema porque, além dos insaciáveis ​​zumbis, também existem facções humanas hostis, cada uma com seus próprios objetivos prontos para atrapalhar sua jornada.

Graças à interface cuidadosa, as interações parecem perfeitas em VR. Por exemplo, se você não colocar força suficiente em um golpe contra um zumbi, você será atropelado. Ou se você segurar um zumbi ou ser humano vivo pela cabeça, pegar uma faca e meter no olho do inimigo, a física do jogo irá te retribuir brilhantemente em um espetáculo gráfico. Sem falar no excelente trabalho de stealth que o jogo proporciona.

Cuidado ao correr, cuidado ao ficar visível, cuidado ao entrar em um quarto e fazer barulho. Não importa o que você faça, seja lutando, conhecendo as histórias dos cidadãos, lendo notas, craftando novas armas, ou fabricando receitas, o jogo entrega uma das melhores experiências disponíveis na realidade virtual.

Está marcada para 2023, um novo capítulo para o jogo que será disponibilizado por meio de DLC. E essa “sequência” seguirá a história da primeira parte, mas entregará um arco de história completamente novo, e estou bastante ansioso para voltar para New Orleans em mais uma excelente aventura de horas e horas em um mundo imersivo no lore de The Walking Dead.

Resident Evil 4 VR e Resident Evil Village

Sim, eu sei, você deve estar se perguntando: “sério mesmo que não é só mais um port de Resident Evil 4?”. Um jogo que foi portado para tantas plataformas, é normal que alguns virem a cara para mais um port. Mas Resident Evil 4 é uma das melhores adaptações de jogos flat screen para VR que já pude jogar.

Resident Evil 4 já está disponível no Meta Quest 2 e deve chegar também para os usuários da Sony aproveitarem mais uma vez esse que é um dos maiores jogos de todos os tempos. Inclusive, existe a possibilidade do remake em flat screen que estará chegando em 2023, possa vir a ter algum conteúdo para realidade virtual. Então, podemos esperar grandes coisas vindo por aí.

Mas se você ainda quer mais Resident Evil, então se prepare para ir tomar susto no castelo! Resident Evil Village chegará em algum momento de 2023 para o PSVR e promete aumentar ainda mais o nível de cagaço de todo mundo.

No Man’s Sky

Para a surpresa de quase ninguém, o excelente suporte VR para No Man’s Sky chegará à versão PS5 quando o PSVR 2 for lançado. A Hello Games já fez um ótimo trabalho implementando VR nas versões PS4 e PC do jogo, então parece provável que a edição PS5 também se mantenha. Assim como nas atualizações anteriores, no lançamento, em 22 de fevereiro, haverá uma atualização gratuita para os proprietários da versão PSVR.

E aqui você pode ficar imerso em um universo de infinitas possibilidades de exploração que No Man’s Sky proporciona. E claro, jogar com o coleguinha melhora ainda mais a aventura. Eu tenho cerca de 250 horas de No Man’s Sky em flat screen, mas desde que pude colocar as mãos e os olhos em sua versão para VR, não consigo mais voltar para o jogo em flat screen exatamente porque a vastidão do universo é algo muito, mas muito imersivo de se jogar com um headset de realidade virtual.

Demeo

Nem tudo na realidade virtual se resume a tiro, porrada, bomba e sustos. Que tal uma experiência mais calma, mas ainda assim extremamente imersiva?

Demeo simula engenhosamente as noites de boardgame com os amigos. Ou mais precisamente, rpg de mesa. Com outros três amigos, você escolhe uma classe de personagem e move a peça do seu personagem através de um tabuleiro por masmorras cheias de tesouros e monstros. Ao fazer isso, você pode acessar um arsenal de habilidades únicas. Somente quem coordenar suas ações e conhecer os segredos dos inimigos e das classes conseguirá dominar esse jogo. Graças às atualizações regulares de novas aventuras e classes, o jogo mantém os fãs entretidos por muito tempo, até mesmo para aqueles mais solitários que preferem uma jogatina solo.

After the Fall

After The Fall é o sucessor espiritual de Arizona Sunshine, só que maior, melhor, mais brutal – e com até três amigos. “Left 4 Dead VR?”, você deve estar se perguntando. Hoje, janeiro de 2023, que é quando esse artigo está sendo publicado, posso afirmar que não existe nenhum outro jogo VR que chegue tão perto da experiência de L4D em termos de jogabilidade como esse.

O cenário é uma Los Angeles historicamente alternativa do ano de 2005. A humanidade está gravemente abalada: uma droga de design transformou grande parte da população da Terra em monstros e uma nova era do gelo começou. Não há campanha real. Em vez disso, você sai em saques repetidas vezes. São missões de batalha de 20 minutos com um chefe final. Como recompensa, você recebe um recurso que pode usar para atualizar suas armas. Isso é indispensável se você quiser sobreviver em níveis de dificuldade mais altos.

Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge

Assuma o papel de um droide técnico que cai no planeta Batuu e se envolve em uma perigosa aventura em busca de um valioso artefato. No processo, conheça personagens familiares como C-3PO e R2-D2. O centro do jogo VR é a cantina do espirituoso bartender Seezelslak, que leva você a outros lugares e tempos na galáxia de Star Wars com suas histórias singulares.

Star Wars: TFTGE foi originalmente lançado em duas partes para Meta Quest 2, e a Enhanced Edition combina ambas as partes e apresenta gráficos atualizados. O trailer de anúncio mostra texturas mais nítidas, mais detalhes e iluminação mais agradável. Quando pude jogar Tales from the Galaxy’s Edge, fiquei impressionado com a atmosfera autêntica e imersiva de Star Wars com uma jogabilidade muito bem trabalhada. Outros destaques da Enhanced Edition incluem suporte para rastreamento ocular, áudio 3D e efeitos hápticos especiais.

Tentacular

Em Tentacular, jogo publicado pela famosa Devolver Digital, você assume os tentáculos de um desajeitado monstro marinho sobre uma comunidade em uma ilha e precisa ajudar aos moradores a prosperarem, ajudando eles a construir sua comunidade. Mas claro, tudo fica mais cômico e difícil, já que você é um gigantesco monstro marinho com tentáculos.

Os fãs de puzzle de física caóticos se sentirão em casa nesse jogo, sem falar na pitoresca dublagem que o jogo tem, aqui infelizmente apenas em inglês.

Zenith: The Last City

Que tal um ficar imerso em um MMORPG pensado e executado exclusivamente parra a Realidade Virtual? Zenith entrega muitas horas de jogo em um mundo online com vários jogadores simultâneos em um cenário de fantasia, com muitos inimigos, missões e dungeons para fazer.

Nier: Automata, Final Fantasy e Sword Art Online servem como inspirações para esse jogo, que claro, vai buscar lá nos primórdios do MMORPG, sua grande fonte de inspiração. Explorar o mundo aberto e confrontar os jogadores nas ilhas flutuantes e cidades futuristas em Zenith é extremamente gratificante. O jogo ainda peca pela falta de conteúdo, mas a equipe de desenvolvedores faz questão de sempre estar próximo aos jogadores, e estão sempre entregando novas atualizações.

Pavlov

Sem sombra de dúvidas, um dos jogos que mais me diverti jogando na realidade virtual. Pavlov é um shooter multiplayer clássico, e as comparações com Counter Strike estão extremamente corretas.

Pavlov é o jogo com uma das maiores comunidades na realidade virtual e já conta até com campeonatos pelo mundo afora. O jogo conta com infinitos mapas e modos de jogo, mas é claro que os mais populares são exatamente os que “simulam” uma partida de counter strike. Jogar um Dust 2 ou Mirage, em um jogo tático,  na realidade virtual, com a comunicação bem feita e podendo levantar só a cabeça por cima do muro para ver se tem inimigo plantando na B, é sem sombra de dúvidas uma das sensações mais prazerosas que os videogame já me proporcionaram.

Pavlov ainda não tem data para chegar ao PSVR 2, mas quando acontecer seu lançamento, é um jogo obrigatório.

NFL: Pro Era

É claro que os esportes não poderiam ficar de fora. Se futebol ainda é um sonho distante na realidade virtual, o esporte de nome roubado pelos americanos teve uma excelente adaptação para VR.

Em NFL Pro Era , os jogadores se tornam os melhores quarterbacks dos times da NFL, em um jogo totalmente licenciado da NFL. Além de escolher as táticas que você usará para conseguir descer pelo campo adversário até o touchdown, ainda é possível ficar imerso no jogo quando você está aguardando a defesa do seu time recuperar a posse de bola, assistindo ao jogo inteiro na beira do campo e vendo um estádio imenso ao seu redor.

Tetris Effect Connected

O que seria de um videogame sem Tetris? Até mesmo na realidade virtual, o jogo popular de todos os tempos, brilha e brilha muito!

Lançado pela primeira vez em 2019, esta adaptação espetacular recebeu sua atualização Connected em 2021, e agora está chegando ao PSVR 2 e PS5. Jogue a campanha e viaje com as cores, músicas e efeitos sonoros que são ritmados de acordo com os seus movimentos. Ou se preferir, entre em uma partida online contra outro jogador e experimente a competição! Essa é sem dúvida alguma uma das experiências mais psicodélicas que eu já tive o prazer de testar.

Green Hell VR

Green Hell VR

Aqui temos mais um jogo popular de flat screen que foi adaptado para a realidade virtual. Os brasileiros se sentirão representados em Green Hell, já que o jogo se passa na nossa floresta amazônica, e o grau de estudo de campo foi algo muito elogiado. Ou seja, imagine jogar isso em VR? Eu pude jogar em seu lançamento para PC VR em 2022 e posso afirmar que é uma experiência de sobrevivência hardcore ao ponto de você ter febre, náuseas e ainda ter que tratar isso tudo da forma mais humana possível.

Embarque em uma aventura na selva amazônica, lute para sobreviver, encontre um lugar para montar sua base, vá caçar para fazer sua comida e siga em frente na história do jogo, ou no seu modo survival, que você precisa sobreviver até onde puder.

Among US VR

O maior sucesso de 2020, está “entre nós” também em sua versão para realidade virtual. Lançado no final de 2022, Among US VR se tornou rapidamente uma febre na comunidade de jogadores VR com sua excelente jogabilidade de interação e dedução social.

Eu sempre fui um grande cético sobre Among Us em sua versão flat screen, pois a falta de chat por voz e jogabilidade simples, me fazia até fazer piadas dizendo que ele não era um jogo, e sim um chat. Mas mesmo com todas essas ressalvas, a sua versão para realidade virtual é tudo aquilo que desejamos desse gênero. Sair fazendo as atividades pela nave sem confiar em ninguém, em primeira pessoa e podendo usar sua voz, é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de se jogar esse tipo de jogo.

Beat Saber

Não dá para fazer uma lista de jogos VR sem o seu grande pupilo. Beat Saber é o jogo mais popular dessa indústria há anos, tendo de longe a maior comunidade online de todos os jogos VR.

Muitas pessoas compraram seu headset de realidade virtual para jogar unicamente este título. Beat Saber é um jogo de ritmo, onde você conta com dois sabres de luz em suas mãos e precisa cortar cubos e desviar de obstáculos de acordo com a música. O jogo conta com dezenas de pacotes musicais que são vendidos separadamente, e olha… é muito difícil em suas dificuldades mais altas. É um desses jogos que acima de tudo, é bom até mesmo para usar como exercício físico.

Opa peraí, cadê os exclusivos?

Como dito no início do texto, a proposta dessa lista era trazer apenas alguns jogos que eu já pude testar e posso dar meu voto de confiança de que pode entrar tranquilamente no seu radar e colocá-los na lista de desejos. Mas é claro que tudo que pude ver de Horizon Call of The Mountain me deu água na boca, e ele já chega no lançamento do PSVR 2. Logo, podemos afirmar que deve ser sem sombra de dúvidas, um system seller.

Ainda temos também jogos como Gran Turismo 7 que contará com sua versão em VR e deve entregar uma experiência única. Por enquanto, vamos aguardar.

O PSVR 2 chegará para os consumidores em 22 de fevereiro de 2023 e está em pré-venda custando R$ 4.799 neste momento.