Nos últimos três meses de 2022 o Playstation 5, último console lançado pela Sony, alcançou a marca total de 32.1 milhões de unidades vendidas em todo mundo, com 7.1 milhões de unidades vendidas apenas durante esse período.
Além disso, ainda em 2023 com a recente marca de vendas de seu console atingido pela Sony, a empresa esteve à frente de um de seus principais concorrentes, o Xbox Series, por quase 12 milhões de unidades. Ainda assim, mesmo estando muito à frente em questão de tecnologia, o Playstation 5 ainda perde em vendas para o seu irmão mais velho, o Playstation 2 – ainda consagrado como o console mais vendido de todos os tempos.
Tendo sido lançado no ano 2000, o Playstation 2 ainda é o console mais vendido de todos os tempos, com 155 milhões de unidades comercializadas. Além disso, para Marcell Almeida, especialista em produtos digitais e CEO da PM3, hub de educação em produtos digitais, o Playstation 2 provavelmente vai continuar sendo o mais vendido de todos os tempos, muito devido à sua estratégia de diferenciação.
“Na época de seu lançamento do não existia a concorrência da Microsoft no mercado de games e a Nintendo não tava vendendo tantos consoles como vendia os seus portáteis. É impressionante como parece que temos uma tendência de pensar primeiro na Nintendo – principalmente com o sucesso do Super Nintendo (SNES) e Nintendo 64 – quando falamos de videogames mais vendidos no mercado.
Mas apesar deles terem feito muito sucesso na época, isso aconteceu num momento que não se comprava tanto consoles. O SNES vendeu 49 milhões de unidades, enquanto o 64 vendeu menos ainda, apenas 33 milhões unidades.”, afirma Marcell.
O executivo ainda afirma que devido ao sucesso estrondoso do Playstation 2 na sua época, somado a todos os investimentos pesados realizados pela Sony em diferenciação de produto, o console seguirá para sempre sendo o mais vendido do mundo. Ainda assim, podemos listar três principais fatores de diferenciação de produto:
1 – Time to Market: Antes do lançamento do Xbox e do Game Cube o PS2 já dominava o mercado com grandes jogos da época – como Silent Hill 2, GTA 3, Final Fantasy X e outros;
2 – Fidelização: A retrocompatibilidade com os jogos do PS1 lançou ao mercado uma estratégia de diferenciação usada até hoje pelas grandes empresas. E essa estratégia permitiu uma migração dos jogadores fiéis do PS1 aos consoles mais novos.
3 – Delighter: Como um adicional à sua função de videogame, o PS2 também atuava como um DVD Player, permitindo uma alavancagem nas vendas logo nos primeiros meses do console.
Por fim, para entender um pouco mais sobre a potência do PS2 nos mercados de games e tecnologia até os dias de hoje – bem como o que levou ele a ser um console invicto como o mais vendido da história -, coloco o especialista de mercado Marcell Almeida à sua disposição. Com cerca de uma década de experiência no mercado de tecnologia, Marcell liderou projetos para empresas como Nubank, Viva Real, Easy Taxi, além da australiana Seek.