Hoje (12), começou oficialmente a jornada do PlayStation 5, mais novo membro da família da aclamada linha de consoles da Sony. Assim, alguns já migraram para o novo console, e vários outros devem ir migrando com o tempo.
Mas isso não quer dizer que o PlayStation 4 “morreu”. O console, lançado no final do ano de 2013, já vendeu mais de 110 milhões de unidades em todo o mundo, e recebeu muitos jogos memoráveis até aqui, isso sem contar alguns que ainda vão chegar, como Cyberpunk 2077.
Mas nesse clima de começo da nova geração e “passagem de coroa”, decidimos reunir o que consideramos “os 10 melhores jogos do PS4” até a data exata do lançamento oficial do PS5. Então você não verá Cyberpunk 2077 aqui…
Sem mais delongas, vamos ao top 10:
10 – Days Gone
Lançado em abril de 2019, Days Gone conta a história do motoqueiro e caçador de recompensas Deacon St. John, que é sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis (ou melhor, freakers).
O game apresenta um mundo aberto, cheio de perigos e coisas por fazer, cercado por um bom enredo, além de jogabilidade e gráficos bem interessantes. Apesar de alguns bugs ocorridos no lançamento, o game foi certamente uma das grandes experiências oferecidas pelo PS4.
9 – Ghost of Tsushima
Lançado em julho desse ano, Ghost of Tsushima traz aos jogadores a história de Jin Sakai, último samurai sobrevivente do ataque do império Mongol ao Japão no século XIII, que busca retomar seu lar e se vingar daqueles que acabaram com o seu povo.
A história é muito boa, o mundo aberto do game é ótimo e os gráficos são magníficos. Uma experiência indispensável para os donos de PS4!
8 – Bloodborne
Só uma coisa: Prepare-se para morrer! Lançado em março (do agora longevo) 2015, Bloodborne é mais dos games do estilo Souls (como Dark Souls e Demon’s Souls), que oferecem alta dificuldade aos jogadores.
A atmosfera e história sombria dão um toque a mais no game, que oferece horas e horas de desafios (e muita, MUITA raiva). A jogabilidade também é bastante elogiável, tornando a experiência muito positiva para os jogadores.
7 – Uncharted 4
Lançada em 2016, a última aventura de Nathan Drake na franquia Uncharted foi simplesmente memorável.
O game não é exatamente de mundo aberto, mas nem precisa, pois passa essa sensação ao jogador. A jogabilidade é sensacional, assim como o enredo e os gráficos. Uma despedida de alto nível para o caçador de recompensas e uma experiência realmente indispensável para os jogadores de PS4!
6 – Spider-Man
Lançado em setembro de 2018, Marvel’s Spider-Man trouxe Peter Parker de uma forma totalmente única, de uma forma que não havíamos visto nem nos filmes e nem nas HQ’s. E isso foi parte da “formula do sucesso”.
Uma Nova York bastante viva, aliada a uma jogabilidade bem refinada, uma história original e gráficos de fazer inveja, tornaram Spider-Man um dos grandes títulos da geração.
O sucesso foi tanto, que Miles Morales (que é um Spider-Man do aranhaverso), personagem secundário no game, recebeu seu próprio título, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, lançado há pouquíssimo tempo.
5 – Horizon Zero Dawn
Em um mundo futurista pós-apocalíptico, você está no comando Aloy. Isso é tudo o que você sabe no começo do game. O restante da descoberta fica totalmente por sua conta e risco.
Lançado em fevereiro de 2017, o enorme mundo aberto de Horizon Zero Dawn traz a caçadora Aloy, que enfrentará enormes máquinas e também outros inimigos, ao passo em que tem que se manter viva para ajudar a proteger o restante da tribo de humanos que sobreviveram. A história, a jogabilidade e os gráficos foram ótimos e devem inspirar o novo game da franquia, Horizon Forbidden West.
4 – The Witcher 3: Wild Hunt
Se a série da Netflix fez bastante sucesso, o game já havia conseguido o mesmo há um bom tempo A CD Projekt Red construiu e executou o game com maestria.
Lançado em maio de 2015, o 3° game da franquia The Witcher traz o bruxo Geralt de Rívia em sua nova jornada, dessa vez pelos Reinos do Norte. Por se tratar de uma narrativa não linear, o game permite ao jogador explorar todo o mapa e elementos (jogabilidade, gráficos, história, etc) do game, que se tornou um dos melhores de todos os tempos.
3 – Red Dead Redemption 2
Para abrir o top 3, RDR 2 fica com a medalha de bronze. Lançado em outubro de 2018, o game da Rockstar Games trouxe uma evolução gritante para a franquia e para os futuros games da Rockstar (alô, GTA VI ou qualquer que seja o seu nome). Os 8 anos de espera pela continuação de Red Dead Redemption valeram muito a pena.
Sua história digna de um filme concorrente ao Oscar, os detalhes minuciosos da gameplay e os gráficos altamente realistas podem colocá-lo facilmente no páreo para disputa de qualquer prêmio ou ranking.
2 – The Last of Us parte II
Ok, vamos parar e respirar um pouco… foram muitos bons jogos até aqui, mas The Last of Us Parte II é realmente de tirar o fôlego. Lançado em junho desse ano, a história de TLOU Parte II se torna tão profunda, que a coisa toda de pós-apocalipse virou algo totalmente secundário. A chegada de Abby é um contraponto intrigante (e até necessário) em relação a Ellie, mostrando que em um mundo dominado pelo caos, não existe certo ou errado… ao menos se você quiser sobreviver.
A história, jogabilidade e ambientação de TLOU Parte II foi feita para F*der a mente dos jogadores, e deu certo. Medalha de prata!
1 – God of war
Quando todos os deuses da Grécia Antiga morrem pelas suas mãos, o que mais se pode fazer? Na Grécia, nada. Mas numa nova mitologia (dessa vez a nórdica), pode-se tentar recomeçar a vida. E foi isso o que Kratos, o Deus da guerra, fez… ou melhor, tentou fazer.
Mas não se pode fugir do passado, e God of War, além de significar um recomeço na contagem dos jogos da franquia, traz um novo mundo para Kratos, que agora tem a companhia de seu filho, Atreus, para enfrentar os mais diversos inimigos. Em meio ao caos, Kratos, já mais velho e experiente, tenta transmitir suas vivências ao filho, ao passo que também tenta deixar para trás um futuro que nunca será esquecido.
As sutis mudanças na jogabilidade, o avanço gráfico e a nova história para esse que é provavelmente o personagem mais reconhecido da Sony, fazem de God of War o medalha de ouro do nosso top 10. Esperamos que a continuação, God of War Ragnarok, seja tão bom quanto!
E aí, concorda com a nossa lista? Faria alguma mudança? Diz pra gente aí nos comentários.
*Com a colaboração de Victor Santos e Fernando Sampaio.