A pandemia de coronavírus fez com que diversos locais pelo mundo adotassem um período de quarentena (inclusive aqui no Brasil), e isso acabou alavancando a indústria dos games, esses que se tornaram fortes aliados no combate ao tédio e a solidão de estar preso em casa.
Esse “boost” na venda de jogos já era esperado visto o número de pessoas com mais tempo livre para jogar, e os dados divulgados por uma empresa europeia de dados de vendas de produtos de entretenimento só comprova isso.
De acordo com a ERA (Entertainment Retailers Association), FIFA 20, Call of Duty Modern Warfare e Grand Theft Auto V foram os destaques no que se diz respeito à venda de vídeo-games.
Segundo a lista de número de vendas, os jogos que mais venderam no período de quarentena no Reino Unido foram os seguintes:
- FIFA 20, Electronic Arts – 506,572 cópias vendidas.
- Call Of Duty: Modern Warfare, Activision – 474,902 cópias vendidas.
- Grand Theft Auto 5, Rockstar Games – 438,902 cópias vendidas.
- NBA 2K20, 2K Sports – 400,879 cópias vendidas.
- Monopoly Plus, Ubisoft – 253,045 cópias vendidas.
- Animal Crossing: New Horizons, Nintendo – 206,069 cópias vendidas.
- Call Of Duty: Modern Warfare 2 Campaign Remastered, Activision – 203,749 cópias vendidas.
- Final Fantasy 7 Remake, Square Enix – 185,260 cópias vendidas.
Vale destacar a presença de GTA V na lista, jogo de quase 7 anos e ainda com mais 400 mil cópias vendidas num período de 4 meses! Pelo visto, a mina de ouro da Rockstar Games ainda tem muito dinheiro para fazer.
Destaque também para títulos como NBA 2K20, Monopoly Plus e Animal Crossing: New Horizons, jogos de alta popularidade na Europa porém que não fazem tamanho sucesso aqui no Brasil.
Apesar dos pesares, a indústria dos jogos não pode dizer que os efeitos da pandemia foram totalmente negativos aos estúdios e publishers de games.