O Boticário, marca mais conhecida e usada pelos gamers na categoria de cosméticos, segundo a Pesquisa Game Brasil 2023 (PGB), anuncia seu patrocínio inédito da line inclusiva de Valorant da LOUD, maior organização de esports do país.

A ação é extensão do projeto Heroínas do Game, lançado em 2022, que promove o protagonismo feminino neste universo e apoia a diversidade e o empoderamento das mulheres no cenário.

A marca de beleza mais amada pelos brasileiros é a primeira marca de sua categoria a patrocinar a line. “Estamos agindo para ampliar oportunidades e incentivar as gamers a voarem ainda mais alto, descobrindo e assumindo suas skins de heroínas. Há quase três anos mergulhamos neste universo, geramos conexões importantes com grandes organizações e com as principais pro players, ampliando nossa presença de marca nesta comunidade, trazendo inovações e campanhas de relevância e queremos fazer mais, entendendo cada vez mais as dores e as soluções com as quais o Boticário pode contribuir.

Como agência gamer do O Boticário, a nova fase do movimento Heroínas do Game contou com a criação e execução da DRUID Creative Gaming, que ficou responsável pela estratégia de comunicação, desenvolvimento de parceria com a LOUD, gestão das influenciadoras e todo o acompanhamento do projeto. Além disso, a DRUID criou a narrativa da campanha – que inclui o filme de anúncio e ativações – que apresenta as heroínas da line Inclusiva de Valorant da Loud, e que fazem história no cenário gamer e agora fazem parte do squad da marca.

O movimento é mais uma das iniciativas que a marca vem realizando nos Esports feminino mostrando que o amor pelo game gera conquistas no cenário todo, amplia oportunidades e promove a presença da marca de beleza mais amada pelos brasileiros no universo gamer.

Trajetória no game

Segundo a edição mais recente da Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de mulheres gamers no país vem caindo: maioria desde 2016, atualmente o público feminino representa 46,2% do cenário. Em

2022, a porcentagem era de 51% e somente 10% do ambiente profissional de e-sports é composto por mulheres. O assédio e a dificuldade de acesso a campeonatos femininos seguem sendo algumas das barreiras enfrentadas pelas mulheres no cenário. O Heroínas do Game, e outras ações de Boticário, vêm contribuindo para a transformação destas questões.

No início de 2022, a marca iniciou a parceria com as equipes femininas da Black Dragons com a mensagem de empoderamento feminino e conexão entre universo de games e beleza. Em setembro, batizou a plataforma Heroínas do Game, expandindo a parceria com mulheres que ocupam diversos espaços no cenário. Junto a isso, promoveu um campeonato inédito amador e proprietário, a Taça das Implacáveis, criado em parceria com a Gamers Club; e um canal exclusivo para mulheres no Discord, com o propósito de conectá-las e favorecer a troca de experiências e conversas.

Enxergando o game como ecossistema de experiências, Boticário foi além e também apostou em ativações no Avakin Life, jogo de realidade virtual com uma loja in-game, criação de skins inspiradas em produtos, mecânicas exclusivas e até mesmo um desfile de carnaval virtual. Em janeiro de 2023, junto com o lançamento de fragrâncias de Egeo, fez 2 mapas exclusivos no Fortnite trazendo pela primeira vez uma possibilidade de imersão a partir do conceito de suas fragrâncias, inovando a forma de se comunicar e inserir a marca na jornada do consumidor.

A voz das heroínas

Milena Esquierdo, influenciadora da LOUD, salienta sobre esse universo desafiador. “Fazer parte desse movimento do Boticário me dá a sensação de missão cumprida. Poder inspirar as meninas que estão chegando e querem vencer nesse ambiente e mudar o mundo, é muito especial”, afirma. Natasha, a “Nahzinha”, com os incentivos, já comemora algumas conquistas na sua carreira, como ter realizado a primeira transmissão 100% feminina.

Para ela, os desafios da rotina de uma mulher no game podem fazer com que as trajetórias sejam interrompidas prematuramente. “Somos testadas o tempo todo. Muitas vezes me perdi nesse caminho e pensei em desistir. Por isso, estar forte, certa de onde quer chegar e confiante é fundamental”, reflete.

Assim como no universo offline, dentro dos games, a interseccionalidade se faz presente, ou seja, se para as mulheres é difícil, para mulheres negras os desafios podem ser ainda maiores. Nayu conta com orgulho ser uma das primeiras mulheres negras a entrar em uma grande organização. “Sou a primeira de muitas”, comemora. Para ela, é uma honra encorajar e motivar milhares de mulheres a seguirem seus sonhos e se destacarem nesse universo. “Fazer parte dessa jornada inspiradora é gratificante”, termina.

E mesmo com as adversidades no caminho, Nicolle Merhy, a Cherrygumms, e uma das líderes do movimento Heroínas do Game, conta que o importante é “curtir” cada passo da trajetória. “Eu não costumo colocar uma única conquista como a mais importante. Acredito que cada passo tem que ser enaltecido.

É o conjunto deles que faz você ter uma caminhada longa. Várias conquistas, várias derrotas, vários desafios, todos juntos fazem a sua caminhada. E se seguimos com apoio, como uma Heroína, tudo fica mais fácil”, explica.