O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, conseguiu obter, sob anonimato, depoimentos detalhados de vinte funcionários e ex-funcionários da CD Projekt RED sobre o desenvolvimento problemático de Cyberpunk 2077.
Em seu artigo, Schreier menciona bastidores da produção do game, dizendo que embora tenha sido anunciado em 2012, o título só começou a ser trabalhado em 2016, quando Adam Badowski, diretor da CDPR, “redefiniu o projeto”.
“Os mais de 20 funcionários da CD Projekt, entre atuais e antigos, dos quais a maioria solicitou anonimato para não arriscarem suas carreiras, retratam um processo de desenvolvimento marcado por ambição desenfreada, planejamento mal feito e deficiências técnicas”, relatou Schreier.
No mundo dos desenvolvimentos jogos ambiciosos, não é incomum ver egos incompatíveis entrarem em conflito, e foi o caso também em Cyberpunk 2077. Alguns dos principais desenvolvedores imaginavam a história e o gameplay de forma diferente de Badowski. Assim, entre as ideias descartadas do projeto inicial, estavam a câmera em terceira pessoa, a mecânica de correr na parede e os carros voadores.
Por outro lado, havia grande ênfase no marketing e na apresentação do jogo (especialmente nas demos “jogáveis” da E3), que usou um tempo valioso do desenvolvimento. Segundo Schreier, essa demo apresentada a portas fechadas na E3 2018 era amplamente “falsa” e muitos dos sistemas exibidos ali não estão na versão final.
No fim das contas, o game da CDPR apresentou muitos problemas em seu lançamento, gerando descontentamento e pedidos de reembolso. De acordo com as fontes de Schreier, os devs têm certeza de que a maioria dos erros técnicos ou problemas gráficos do jogo serão corrigidos, como prometido.
A resposta
I’ve read your piece and tweets, thank you for the read. I have some thoughts. https://t.co/T3qACdrnwM pic.twitter.com/wuzy5lXoqQ
— Adam Badowski⚡️ (@AdamBadowski) January 16, 2021
Em post no Twitter, Adam Badowski refutou algumas das afirmações de Schreier, afirmando que os recursos ausentes são “parte do processo de criação”. Ele também afirmou que a empresa “assumiu” os problemas do jogo nos consoles da geração passada e disse, “estamos orgulhosos de Cyberpunk 2077 como jogo e visão artística”.