Biomutant foi anunciado em 2017 mas só agora, em 2021, teve sua data de lançamento confirmada. Seus desenvolvedores, no entanto, tem um motivo bem justo para a demora no desenvolvimento do jogo.

O jogo está sendo desenvolvido pelo estúdio Experiment 101, que conta atualmente com apenas 20 pessoas. Stefan Ljungqvist, chefe do estúdio, explicou que, por se tratar de um jogo em mundo aberto, o jogo possui diversos potenciais bugs e que é necessário um tempo considerável tanto para achá-los quanto para corrigi-los.

“É um jogo grande, é um trabalho bem grande para 20 pessoas […] Tem sido um trabalho exaustivo na parte de controle de qualidade, por que não é fácil encontrar os bugs num jogo de mundo aberto”, diz Ljungqvist.

“E então, uma vez que eles foram encontrados, temos que consertá-los, e isso representa um desafio adicional para nós, por sermos uma equipe pequena.”, completa o co-fundador do estúdio.

Biomutant chega no dia 25 de maio para PlayStation 4, Xbox One e PC. Já foi confirmado também que o jogo estará disponível nos consoles de nova geração no futuro.