No mundo cada vez mais digital, um dos pontos que não conseguiram segurar a tecnologia e hoje se transformou primordial é o mercado imobiliário. Com tantas facilidades, o comprador consegue achar com mais facilidade um apartamento em SP ou até mesmo locar em outras regiões do país.
Engana-se quem pensa que tudo se resume apenas em fechar negócios. Antes do acerto final, o consumidor consegue entrar em contato com a imobiliária e até mesmo achar o seu imóvel ideal através da tecnologia nos campos de busca. Ou seja, a facilidade chegou para ficar e a tendência é que seja mais aprimorada nos próximos anos.
Casas inteligentes
Como dissemos acima, não é só a busca por um apartamento que ficou mais fácil. Internamente, para deixar as casas mais confortáveis, os moradores têm investido pesado em situações que transformam as residências em locais inteligentes e, de quebra, ajudam a potencializar a experiência no seu dia a dia.
Confira abaixo alguns pontos que ajudam a deixar o ambiente mais tecnológico:
Lâmpadas: Quem nunca assistiu um filme onde apenas uma palma ou estalo de dedos era capaz de ligar todas as luzes da residência? Pois bem, essa tecnologia está cada vez mais presente nas residências e é possível iluminar um ambiente da casa ou até mesmo ela por inteira com um simples comando. Com isso, a vida fica bem mais tranquila e prática na hora de andar pelos ambientes.
Assistente virtual: Na hora de montar a lista do mercado ou até mesmo acionar um timer, o assistente virtual se torna um grande companheiro para ter dentro de casa. Além dessas funcionalidades, outro ponto que chama muito a atenção é a possibilidade de interagir com os moradores. É possível soltar músicas ou até mesmo ficar por dentro das notícias do dia enquanto cozinha ou faz outra atividade.
Sensores de presença: Os sensores também são formas interessantes de iluminar a casa. Sem precisar acionar nenhum comando, é possível acender luzes e determinados pontos da residência, o que deixa a experiência bem confortável.
Câmeras de segurança: Nos dias de hoje, a segurança dentro de casa é fundamental para que o morador tenha muita tranquilidade enquanto está no ambiente ou principalmente quando está fora de casa. O desenvolvimento da área foi tão importante, que é possível monitorar a residência de qualquer canto do mundo. Para isso, basta integrar o sistema em algum dispositivo móvel ou até mesmo em programas de computador.
Fechaduras inteligentes: Uma das formas mais seguras de manter a sua tranquilidade na hora de sair de casa é contar com fechaduras inteligentes. Seja pelo reconhecimento fácil ou até mesmo senhas e códigos, o morador tem a tranquilidade que a porta só irá abrir com algum comando. Ou seja, nem mesmo a tão tradicional chave se faz primordial nos dias de hoje.
Robô aspirador: O último item da nossa lista é a questão da limpeza. É claro que o trabalho braçal é importante e tem a sua necessidade nos dias de hoje. Porém, o robô aspirador também facilita o dia a dia e isso é determinante para otimizar o tempo. Ao chegar do trabalho, é só ligar o robô e deixá-lo andar pela casa com a missão de tirar a poeira do chão. Porém, vale uma pesquisa aprofundada no mercado para escolher a melhor opção e ter tranquilidade com a limpeza.
Valorização
Como não poderia ser diferente, uma casa inteligente deixa o setor imobiliário bem mais valorizado na hora de negociar a compra e venda da casa. Com itens primordiais para facilitar o dia a dia, a tendência é que o comprador fique mais seduzido na hora de investir o seu dinheiro e todos os lados da negociação acabam de forma positiva.