A equipe da Insomniac divulgou os recursos de acessibilidade no blog do PlayStation que estarão em Marvel’s Spider-Man 2, com o pesquisador de acessibilidade da empresa, Sam Shaffel, fornecendo uma atualização sobre os recursos.

Modificadores de nível de Desafio e Ajuda de Gameplay

A franquia Marvel’s Spider-Man é conhecida por sua ação intensa e combates emocionantes, seja enfrentando o Kraven e seus Caçadores ou perseguindo o Lizard pela cidade de Nova York. Para oferecer ainda mais personalização aos jogadores, foram introduzidos os Modificadores de Nível de Desafio. Esses modificadores permitem ajustar três aspectos do jogo: a saúde dos inimigos, o dano causado pelos inimigos e a percepção de furtividade.

Dessa forma, os jogadores podem adaptar a experiência de acordo com suas preferências e necessidades.
Além disso, alguns recursos importantes de jogabilidade estão sendo reintroduzidos para auxiliar nos combates e na travessia. O objetivo é reduzir a necessidade de pressionar muitos botões ou fornecer mais tempo para reagir às diferentes situações do jogo. Essas melhorias visam proporcionar uma experiência mais fluida e acessível aos jogadores de Marvel’s Spider-Man.

Para ajudar os jogadores a enfrentarem os desafios de Marvel’s Spider-Man, a equipe introduziu o recurso “Ajuda na Perseguição” em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Marvel’s Spider-Man Remasterizado. Esse recurso foi implementado devido à dificuldade que alguns jogadores tiveram para concluir a história no jogo original de 2018. Em Marvel’s Spider-Man 2, esse recurso retornará e funcionará de maneira semelhante, reduzindo a velocidade do alvo, aumentando os intervalos de tempo para escapar, permitindo que você se prenda automaticamente quando o alvo estiver distante e ajustando a câmera para focar no alvo quando você pressionar R3.

Além disso, recursos como a Conclusão Automática de Eventos Rápidos, a opção de mudar os Toques Repetidos de Botões para pressionar e segurar, e a Rajada de Lançador de Teia também estarão de volta para reduzir a fadiga motora e manter os jogadores imersos na ação.

Atalhos e Velocidade do Jogo

Para manter os jogadores imersos na ação, a Insomniac Games incluirá dois recursos muito apreciados pela equipe e pela comunidade em Marvel’s Spider-Man 2: Atalhos e Velocidade do Jogo.
Os atalhos permitirão que os jogadores atribuam uma série de opções aos botões de direção esquerdo ou direito. Isso facilitará a execução de ações complexas, como ativar ou desativar opções de Alto Contraste ou abrir o Modo Foto com apenas um botão pressionado, proporcionando uma experiência mais rápida e conveniente durante o jogo.

Além disso, um recurso introduzido em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e agora presente em Marvel’s Spider-Man 2 é a possibilidade de ajustar a velocidade do jogo. Os jogadores poderão atribuir velocidades de 70%, 50% e 30% da velocidade real aos botões de atalho. Isso permitirá desacelerar a ação, dando aos jogadores mais tempo para reagir a diferentes situações e tomar decisões estratégicas.
Esses recursos visam proporcionar uma experiência mais acessível e personalizada, permitindo que os jogadores aproveitem ao máximo o jogo e se adaptem às suas preferências individuais.

Controles de Frequência de Áudio

Além das opções de acessibilidade já mencionadas, a equipe da Insomniac Games está empolgada em anunciar que haverá recursos adicionais de acessibilidade que serão adicionados após o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2. Embora não tenham sido especificados quais serão esses recursos, espera-se que eles tragam ainda mais opções e personalização para atender às necessidades dos jogadores com diferentes habilidades e preferências.

A Insomniac Games está comprometida em tornar o jogo acessível para todos os jogadores, garantindo que todos possam desfrutar da experiência de Marvel’s Spider-Man 2, independentemente de suas limitações ou preferências individuais. Os jogadores podem ficar atentos às atualizações e anúncios futuros para descobrir quais serão esses recursos adicionais de acessibilidade e como eles irão melhorar ainda mais a experiência de jogo.

Acessibilidade após o Lançamento

Alguns recursos adicionais serão lançados pós lançamento, confira:

Um desses recursos é a Audiodescrição, que oferece um contexto visual e narração para cenas e eventos do jogo. Esse recurso é especialmente útil para jogadores que utilizam audiodescrição ao assistir filmes ou televisão, proporcionando uma experiência semelhante a um audiolivro de alta qualidade. A Insomniac Games está trabalhando em parceria com a Descriptive Video Works, uma empresa renomada na área de audiodescrição, para oferecer essa experiência em vários idiomas.

Além disso, o jogo contará com o recurso de Leitor de Tela, que irá ler diversos elementos na tela, como tutoriais, menus, habilidades, dispositivos, itens colecionáveis, trajes, lista de golpes e muito mais. Os jogadores também terão a opção de personalizar as leituras do Leitor de Tela, ajustando a frequência de repetição do texto.

Legendas Descritivas também estarão disponíveis, fornecendo informações sobre efeitos sonoros, música e outros elementos sonoros importantes do jogo. Essas legendas serão altamente personalizáveis, permitindo ajustes no tamanho, cor, opacidade do fundo e cor de fundo, sem afetar as legendas comuns.

Esses recursos e outras surpresas serão adicionados ao jogo por meio de uma atualização gratuita em dezembro de 2023, demonstrando o compromisso da Insomniac Games em tornar Marvel’s Spider-Man 2 acessível e inclusivo para todos os jogadores.

Controle Access para PS5 e Marvel’s Spider-Man 2

Com o uso combinado do controle DualSense e do controle Access, o consultor de acessibilidade utiliza o DualSense com a mão direita e o controle Access com a mão esquerda para acessar vários botões e o controle de movimento. Uma das funcionalidades favoritas é a possibilidade de configurar dois comandos em um único botão.

Além disso, o consultor aprecia ter um perfil de controle vinculado a quatro Habilidades, dispositivos e a ativação da Megarrajada Venom através do botão central grande (L3 + R3). Através do sistema de perfis personalizados, é possível ter um perfil de controle exclusivo para Marvel’s Spider-Man 2, dedicado ao pressionamento simultâneo de botões, enquanto outros recursos, como a Velocidade do Jogo, podem ser atribuídos aos atalhos nos botões de direção esquerdo e direito do controle DualSense.