O clássico Minecraft segue como um dos games mais disputados entre os jogadores brasileiros — e não apenas nas versões digitais. De acordo com um levantamento divulgado pela OLX, maior marketplace de produtos usados do país, o título na versão para PlayStation 4 foi o mais comercializado entre os consoles no primeiro bimestre de 2025, com 39% de participação nas vendas.

O estudo chega em ótima hora, já que o aguardado filme de Minecraft estreia neste mês nos cinemas brasileiros, aumentando ainda mais a procura pelo jogo.

Veja como ficou o ranking de vendas:

1️⃣ Minecraft para PlayStation 4 — 39%
2️⃣ Minecraft para Xbox 360 — 37%
3️⃣ Minecraft para Xbox One — 18%
4️⃣ Minecraft para PlayStation 3 — 3%
5️⃣ Minecraft para Nintendo Switch — 3%

O levantamento analisou o consumo das versões físicas do jogo para consoles, destacando a forte movimentação do mercado de usados, tanto para compra quanto para venda.

Preço médio e economia para os gamers

O estudo também revelou a vantagem financeira para quem opta por jogos usados. O Minecraft para Nintendo Switch, por exemplo, foi vendido por uma média de R$ 125 no marketplace da OLX, enquanto sua versão nova custa em torno de R$ 173 — uma economia de 38%.

Segundo Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, “o mercado de games tem na plataforma um importante canal para que entusiastas possam compartilhar dessa paixão, seja desapegando de jogos usados para obter renda extra, seja para adquiri-los a preços mais acessíveis”.

Os mais procurados e anunciados

Entre os jogos mais procurados na OLX, o destaque novamente fica com o Minecraft para PS4, liderando com 50% de participação. Já a edição para Xbox 360 aparece logo atrás, com 35%, e a versão para Xbox One fecha o pódio, com 6%.

Na lista dos jogos mais anunciados para venda, o Minecraft para Xbox 360 lidera, com 47% de share, seguido pelo Minecraft para PS4 (30%) e Xbox One (11%).

Minecraft continua gigante

Mesmo anos após seu lançamento, Minecraft prova mais uma vez seu poder de permanência e versatilidade entre os jogadores brasileiros — agora impulsionado pelo filme que estreia em abril e deve aumentar ainda mais a busca pelo game.