A PlayStation acabou de revelar detalhes, em seu blog oficial, sobre os novos recursos e especificações de Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão para a plataforma PC.

Para garantir uma experiência satisfatória, a equipe de desenvolvimento da Nixxes Software implementou no jogo o DirectStorage 1.2 e o Ray-Traced Ambient Occlusion, e ele estará disponível na semana que vem.

O DirectStorage é compatível com SSDs e HDs. Embora tenha sido desenvolvido para otimizar a velocidade dos SSDs NVMe, essa tecnologia também pode ser usada com SSDs SATA e unidades de disco rígido tradicionais. Com o DirectStorage, quem jogar Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão no PC poderá utilizar a mesma tecnologia para carregar dados, independentemente do dispositivo de armazenamento em cada sistema.

Quanto à adição do Ray-Traced Ambient Occlusion, ela permitirá um aumento ainda maior no realismo da iluminação do jogo, oferecendo vários níveis de qualidade para escolher. A equipe da Nixxes Software também implementou o XeGTAO, uma versão da Intel do Ground-Truth Ambient Occlusion.

Assim como o SSAO e o HBAO+, essa solução é baseada no espaço da tela. Embora não alcance o mesmo nível de realismo que o RTAO, o custo de desempenho é significativamente menor e comparável à implementação do HBAO+. O XeGTAO pode ser selecionado como uma opção no jogo e funciona com placas gráficas de todos os fornecedores.

Em relação aos requisitos do sistema, os desenvolvedores trabalharam bastante na escalabilidade da versão para PC de Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão. Adições como sombras com rastreamento de raio, oclusão de ambiente e suporte a tela tripla são destinadas a jogadores que possuem sistemas de hardware mais recentes.

No entanto, o jogo também foi desenvolvido para ser jogado em sistemas menos poderosos, com gráficos e recursos altamente personalizáveis, a fim de torná-lo acessível ao maior número possível de jogadores.