Incríveis 38% dos jogos desenvolvidos no Brasil entre 2020 e 2021 foram feitos para os dispositivos móveis, pelo menos é isso o que indica a Pesquisa da indústria brasileira de games 2022, publicada pela Abragames. Esse alto percentual é seguido pelo PC (20%) e consoles (17%), que juntos contribuem para o Brasil ter se tornado um dos principais mercados globais da jogatina.

Atualmente, o Brasil é o décimo maior mercado de jogos do mundo, e o maior da América Latina, sendo impulsionado pelos games mobile. São cerca de 12 mil funcionários atuando em mais de 1.000 desenvolvedoras de jogos. Para se ter noção do impacto mobile, a Wildlife Studios, que produz jogos para esse tipo de plataforma, é considerada o primeiro unicórnio do país, chegando a um valor de R$ 3 bilhões em 2020.

Isso conquistou a atenção de grandes players do cenário internacional, a exemplo da Epic Games, que no início de 2022 investiu na desenvolvedora gaúcha Aquiris, criadora de jogos como Horizon Chase e Wonderbox. Já o estúdio desenvolvedor dos games para smartphone Dungeon Battles e Armies & Ants, Okatgon, foi comprado pela Fortis, publicadora norte-americana criada recentemente. Mais uma parceria de destaque é a da empresa Rogue Snail e a Netflix – a desenvolvedora lançou o jogo Relic Hunters Rebels, o primeiro exclusivo da Netflix.

Mercado mobile

De acordo com uma pesquisa da Newzoo (2021), o Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina, e a fração correspondente a mobile é a principal do faturamento (47%). Já o PC representa 24% do faturamento e o console 29%. Há ainda 74,7 milhões de jogadores no país, que é considerado o 5º em população com maior acesso à internet.

A Pesquisa Game Brasil 2022, feita com jogadores maiores de 16 anos, também corrobora a predominância dos jogos em dispositivos móveis. Os smartphones têm 48,3% da preferência dos jogadores, enquanto videogames e consoles próprios para jogos ilustram 20% e os computadores 15,5%.

Além dos títulos tradicionais, o cassino mobile também vem ganhando espaço entre esse público, por proporcionar uma experiência imersiva de jogatina através de tablets e smartphones. Na lista de melhores cassinos móveis criada pelos especialistas do Cassinos-Online.com, há aplicativos feitos especialmente para esses aparelhos, com conteúdo adaptado para as telas menores e sistemas adequados para proporcionar a melhor jogatina possível aos usuários.

Perfil dos jogos

O estudo da Abragames também trouxe um capítulo caracterizando o perfil da produção de jogos no país, a partir de dados como o número de games, os seus tipos, os jogos desenvolvidos por plataforma e a terceirização dos games e serviços.

A amostra trouxe informações de 223 empresas, que desenvolveram 509 games proprietários em 2020 e 643 em 2021, totalizando 1152 títulos durante o período investigado. No biênio 2020/2021, 40,5% dos games produzidos foram para oentretenimento, enquanto 30,1% foram com propósito educacional. 15,4% dos games foram para treinamento corporativo, 7,5% foram Advergames e 4,2% foram outros tipos de jogos digitais.

“O Brasil tem produzido mais jogos para smartphones e computadores. Ainda que essas sejam as plataformas predominantes, chama a atenção a produção de jogos para console, que aumentou consideravelmente (de 5% em 2018 para 17% em 2021).”, destaca a pesquisa.

Em 2020, 37% dos games desenvolvidos foram para smartphones e tablets, enquanto em 2021, esse número saltou para 39%.

Quanto à distribuição dos games de entretenimento criados, 193 desenvolvedoras declararam as suas escolhas, podendo escolher mais de uma opção. “As principais formas de distribuição de jogos de entretenimento vão em direção a plataformas / lojas de download digital (Steam, Nuuvem, itch.io, entre outras), representando 54% das respostas, e plataformas / lojas de aplicativos móveis (Play Store, App Store, entre outras), com cerca de 52% de presença na amostra.

Os meios de distribuição menos comuns são Varejo – meios físicos, Streaming e Outros – com 3% das respostas cada, e Embarcado em Hardware, representando 1% das respostas”, explica o relatório.