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A Sony Interactive Entertainment anunciou hoje um acordo para adquirir a Bungie por US$ 3,6 bilhões, o mais recente de uma série de grandes acordos de consolidação na indústria de jogos.

Até os anos 2000 a Bungie era uma modesta produtora de jogos tentando emplacar hits no Mac. A Microsoft fez a compra do estúdio que introduziu de vez a onda de FPS nos consoles. Em 2007, após o lançamento de Halo 3, a empresa se torna independente novamente, mas que pouco tempo depois anunciou um contrato de 10 anos com a Activision (hoje da Microsoft) para produzir o grande hit Destiny.

Após o fechamento do acordo, a Bungie será “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho de administração composto pelo atual CEO e presidente Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.

A Sony disse que a Bungie continuará sendo um estúdio multiplataforma, com a opção de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”.

Atualmente, o estúdio está trabalhando na manutenção de Destiny 2, expandindo a franquia Destiny e trabalhando em uma nova franquia.

Tivemos uma forte parceria com a Bungie desde o início da franquia Destiny, e eu não poderia estar mais empolgado em receber oficialmente o estúdio na família PlayStation”, disse o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan.

Este é um passo importante em nossa estratégia para expandir o alcance do PlayStation para um público muito mais amplo. Entendemos como a comunidade da Bungie é vital para o estúdio e esperamos apoiá-los enquanto eles permanecem independentes e continuam a crescer. Assim como a Bungie, nosso Comunidade é fundamental para o DNA do PlayStation, e nossa paixão compartilhada pelo jogador e construir o melhor lugar para jogar agora evoluirá ainda mais.’

Parsons disse que a SIE apoiou os objetivos duplos do estúdio de fazer entretenimento que abrange gerações, mantendo-se criativamente independente.

‘Tanto a Bungie quanto a SIE acreditam que os mundos dos jogos são apenas o começo do que nosso IP se tornará’, disse Parsons. “Nossos universos originais têm imenso potencial e, com o apoio da SIE, vamos impulsionar a Bungie a se tornar uma empresa global de entretenimento multimídia dedicada a cumprir nossa visão criativa”.

O acordo encerra um grande mês de janeiro para aquisições da indústria de jogos. A Take-Two anunciou um acordo para adquirir a Zynga por aproximadamente US$ 12,7 bilhões em 11 de janeiro, e a Microsoft seguiu com um acordo de US$ 68,7 bilhões para a Activision Blizzard uma semana depois.