A CD Projekt gosta de ser excepcionalmente transparente sobre cada projeto que possui em diferentes estágios de produção e em que estágio do processo eles estão, mas no que diz respeito a um anúncio formal e um ciclo de marketing adequado, espere que o estúdio aborde o por vir O Bruxo 4 diferentemente de como foi tratado Cyberpunk 2077.
Falando em entrevista com EurogamerCEO adjunto da CD Projekt, Michał Nowakowski, falou sobre Cyberpunk 2077 ciclo de marketing, que viu o CD Projekt RED entrar em uma reta final prolongada de marketing com uma explosão na E3 2019 com Keanu Reeves no palco, com o lançamento do jogo só chegando um ano e meio depois. Isso, aliás, seguiu-se a um trailer na E3 2018, sem mencionar um teaser de anúncio CGI em janeiro de 2013.
Com os seus projetos futuros, porém, a empresa pretende ter ciclos de comercialização mais curtos, que durem cerca de um ano, algo que também já manifestou no passado.
“Para ser sincero, quando estávamos iniciando oficialmente a campanha de marketing com pré-encomendas, que era o Keanu no palco (momento, na E3 em junho de 2019), o plano era na verdade lançar cerca de um ano depois. Simplesmente não funcionou. Então, não planejamos realmente uma campanha de dois anos, e ainda acho que um ano seria realmente um bom tempo (em termos de) para uma campanha promocional desse jogo.”
“(Nós) aprendemos muitas boas práticas com essa experiência: então anuncie a data quando tiver muita certeza disso”, continuou ele. “E agora acho que temos ferramentas muito melhores para ter certeza dessa data, o que nós – em menor escala – provamos a nós mesmos com Liberdade Fantasma.”
Ele acrescentou: “Para um novo jogo, ainda esperaríamos uma campanha um pouco mais longa – mas não de dois anos”.
Dito isto, embora os anúncios completos sejam feitos mais perto do lançamento, Nowakowski diz que os fãs ainda podem esperar informações menos formais aqui e ali, vindo na forma de arte conceitual, ou mesmo “alguns recursos de vídeo, ou algo para aguçar o apetite de os torcedores”.
“Dito isto, quero enfatizar: isso não significa que não iríamos provocar ou lançar alguns recursos interessantes antes (de uma revelação completa)”, explicou ele. “Porque a campanha de marketing, um pouco antes do lançamento do jogo, é diferente do verdadeiro, digamos, ‘ataque em massa’. Ataque em massa é quando você anuncia a data, você começa a coletar as pré-encomendas e é realmente aquela corrida daquele ponto, daquele momento, até o momento em que você lança o jogo.”
“Se eu te perguntar, o que você sabe sobre O Bruxo 4? A resposta provavelmente não é muita – sim, existem teorias e assim por diante. Mas não há nada realmente específico”, continuou ele. Então, queremos deixar cair migalhas aqui e ali para que as pessoas – e também a mídia – possam, vocês sabem, perceber isso e tentar descobrir o que estamos tentando dizer desta vez. Então isso (é algo) que podemos começar a fazer um pouco mais cedo.”
CD Projekt anunciou recentemente que O Bruxo 4 entrou em plena produção, mas ainda não se sabe quanto tempo levará até que o jogo esteja pronto para ser exibido. De acordo com o estúdio, o RPG de fantasia será maior que O Bruxo 3 e Cyberpunk 2077. Leia mais sobre isso aqui.
Via Gamingbolt