A aguardada chegada de Assassin’s Creed Shadows está marcada para 20 de março, e a Ubisoft vem divulgando novos detalhes sobre a jogabilidade e as mecânicas do game. Recentemente, foram reveladas informações detalhadas sobre o sistema de progressão, um dos elementos centrais da experiência, que busca oferecer maior imersão e profundidade na jornada dos protagonistas Naoe e Yasuke.

Nova Abordagem para Progressão

Com dois personagens jogáveis, cada um com estilos de combate e habilidades distintas, a equipe de desenvolvimento precisou repensar a progressão para se alinhar à filosofia de dominação e arte marcial. Isso resultou em um sistema baseado em dois principais pilares: Maestria e Conhecimento.

Maestria

  • Cada personagem possui árvores de Maestria específicas, refletindo seus arquétipos: Yasuke como um samurai, e Naoe como uma shinobi e assassina.
  • Essas árvores permitem desbloquear combos, aumentar a eficácia de armas e liberar habilidades poderosas.
  • Yasuke pode investir em treinamento samurai para aumentar sua versatilidade em combate, enquanto Naoe aprimora suas técnicas furtivas e letais.
  • Para ganhar pontos de Maestria, os jogadores podem subir de nível completando missões, derrotando inimigos exclusivos (como os Samurai Daisho, encontrados em castelos) ou eliminando alvos importantes.
  • Os pontos podem ser resetados a qualquer momento, permitindo ajustes no estilo de jogo.
  • O progresso é compartilhado entre Yasuke e Naoe, garantindo que ambos evoluam simultaneamente.

Habilidades e Ranks de Conhecimento

  • Habilidades são encontradas em todas as árvores de Maestria, com armas tendo slots para habilidades ativas, que podem ser aprimoradas com o tempo.
  • Algumas habilidades exigem um certo Rank de Conhecimento para serem desbloqueadas.
  • O Conhecimento representa a preparação mental do personagem e é adquirido por meio de atividades não violentas, como encontrar páginas perdidas em templos, orar em santuários, meditação Kuji-kiri (para Naoe) e aprendizado de novos Kata (para Yasuke).
  • Atividades de Conhecimento, apesar de específicas para cada personagem, são compartilhadas na progressão geral.

Fim de Jogo e Progressão Avançada

  • Ao atingir o Rank 6 de Conhecimento, todas as habilidades estão desbloqueadas, mas a progressão não para por aí.
  • Um novo Árvore de Conhecimento é aberta, com várias habilidades passivas que permitem aprimorar atributos e especializar o estilo de jogo do jogador.

Equipamentos e Estatísticas

Inventário e Resistência dos Inimigos

  • Os jogadores podem equipar duas armas (incluindo armas de longo alcance para Yasuke), além de capacetes, armaduras, amuletos e trajes.
  • O equipamento influencia diretamente o poder do personagem e deve estar em sintonia com o nível do jogador.
  • O icônico Hidden Blade começa com um dano padrão, removendo apenas dois segmentos de vida dos inimigos. Caso o alvo tenha mais vida, ele sobreviverá e contra-atacará.
  • O sistema de “Observe” permite avaliar a resistência dos inimigos antes de atacá-los.
  • É possível ativar a opção “assassinato instantâneo” para eliminar qualquer inimigo, independentemente de seu nível de vida.

Qualidade dos Equipamentos e Loot

  • Os equipamentos possuem cinco níveis de qualidade: Comum, Incomum, Raro, Épico e Lendário.
  • Itens lendários possuem estatísticas selecionadas manualmente, perks exclusivos e slots de gravação.
  • O jogo possui um sistema de loot dinâmico e também recompensas fixas em locais específicos, como baús de castelos.
  • Com base no feedback dos jogadores, foi adicionada uma indicação visual para identificar se um equipamento é destinado a Naoe ou Yasuke.

Customização Visual e Loadouts

  • O sistema Transmog permite alterar a aparência dos equipamentos sem perder suas estatísticas.
  • A Galeria do Esconderijo permite salvar configurações de equipamento como “loadouts”.
  • É possível modificar a aparência de armas, combinando diferentes partes para criar designs personalizados.

Perks, Aflições e Construção de Builds

Perks e Especialização

  • Perks aprimoram estatísticas e habilidades das armas e armaduras, podendo ser adquiridos através de loot, comerciantes e desafios.
  • Perks lendários alteram mecanicamente a jogabilidade em vez de apenas melhorar atributos.
  • No Esconderijo, é possível engravar perks nos equipamentos para criar sinergias únicas.

Aflições

  • Algumas armas podem infligir efeitos de Aflição:
    • Sangramento: causa dano massivo ao atingir o limite de acumulação.
    • Veneno: dano gradual, interrupção e vômito dos inimigos.
    • Atordoamento: inimigos erram ataques e perdem a defesa.
    • Nocaute: inimigos são imobilizados temporariamente.

Comércio e Economia do Jogo

  • O jogo conta com comerciantes em cidades e mercadores itinerantes pelas estradas.
  • Há diferentes tipos de comerciantes: os que vendem equipamentos, os que oferecem recursos e os especializados em itens cosméticos.
  • É possível vender itens e recursos extras para obter Mons (moeda do jogo).
  • Alguns itens raros e exclusivos estão disponíveis apenas em determinados comerciantes.

Com um sistema de progressão que equilibra personalização e imersão, Assassin’s Creed Shadows busca oferecer uma experiência mais profunda para os jogadores, explorando as habilidades distintas de Yasuke e Naoe. A abordagem da Ubisoft em combinar elementos de RPG com mecânicas de exploração e combate reforça a evolução contínua da franquia, prometendo inovação sem perder suas raízes.

Com lançamento marcado para  20 de março de 2025, Assassin’s Creed Shadows estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Resta saber se todas essas mecânicas funcionarão de forma coesa na prática, mas a expectativa é de um dos títulos mais ambiciosos da saga.

FonteUbisoft